VSR tem causado mais mortes de crianças pequenas do que covid-19 no Brasil, alerta Fiocruz

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O vírus sincicial respiratório (conhecido pela sigla VSR) causou mais mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças menores de dois anos do que a covid-19 nas últimas oito semanas. É o que indica o boletim do InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisa os casos de óbito e internações provocadas por SRAG em todo o País, publicado na quinta-feira, 25.

De forma geral, o documento, feito com base em dados da semana epidemiológica 16°, que foi de 14 a 20 de abril, aponta para o crescimento no número de internações provocadas por SRAG na maior parte do País, com destaque para as causadas pelo VSR, influenza A (da gripe) e rinovírus. A circulação mais intensa do VSR é o que tem motivado um aumento expressivo da incidência e mortalidade de SRAG nas crianças de até 2 anos de idade, aponta a Fiocruz.

Segundo o boletim, mesmo que a covid-19 apresenta uma aparente queda ou estabilidade em patamares baixos, ela ainda é a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos. Apesar disso, com o aumento da circulação do vírus da influenza A, causador da gripe, o número de óbitos provocado por esse quadro veem se aproximado dos de covid-19, especialmente no último mês, de acordo com o relatório.

De acordo com o boletim, 23 Estados apresentam tendência de crescimento dos casos de SRAG no longo prazo. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O VSR

O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal causador de infecções respiratórias agudas em crianças com até 2 anos. Ele é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite (75%) e quase metade das pneumonias (40%) nessa faixa etária, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Trata-se de um vírus bastante frequente em crianças pequenas. Estima-se que, de cada dez crianças, de quatro a seis são infectadas pelo VSR no primeiro ano de vida, e quase 100% até os dois anos.

Outra característica do VSR é a sazonalidade: ele circula principalmente no outono e no inverno, em especial nos meses de maio e abril. Nos últimos anos, contudo, esse ciclo foi atípico. Durante a pandemia, por causa do isolamento social, ele circulou menos. Mas, agora, parece ter retomado o ritmo, o que ajuda a explicar o aumento de infecções.

Em outra categoria

Durante a edição do BBB 25 desta quarta-feira, 2, no quadro Bombástico, a Globo exibiu imagens dos bastidores do último Sincerão, mostrando a reação de Tadeu Schmidt ao acompanhar a troca de farpas entre Vilma e Delma.

No vídeo, o apresentador aparece se divertindo enquanto as sisters protagonizam um embate na dinâmica. O momento aconteceu na última segunda-feira, 31, quando Delma classificou Vilma como "planta" do jogo, gerando uma discussão entre as duas. Veja aqui.

A exibição da reação de Tadeu ainda deu espaço para a repercussão do momento na casa. Renata percebeu no tom de voz do apresentador que ele estava se divertindo com a situação. Relembre do momento entre as duas aqui.

Rumer Willis, 36, filha de Bruce Willis e Demi Moore, comentou no podcast sobre maternidade What in the Winkler? que ainda toma banho com as irmãs, Scout, 33, e Tallulah, 31.

Durante o episódio disponibilizado na terça, 1º, Rumer fala à apresentadora Zoe Winkler sobre maternidade e as escolhas que fez para criar a filha Louetta, de quase 2 anos. Ela conta que a menina ainda dorme na mesma cama que ela, e que pretende manter o hábito pelo maior tempo possível.

"Não vai durar para sempre", afirma. "Honestamente, eu espero que Lou ainda durma comigo na cama quando ela tiver a minha idade. Eu ainda durmo na cama com a minha mãe e não acho estranho."

A atriz e modelo admite que os hábitos familiares podem soar estranhos para outras pessoas, mas reforça que isso não as incomoda. "Nós todas ainda tomamos banho juntas, eu e as minhas irmãs. É esse o tipo de lar em que eu cresci. As pessoas podem achar que isso é louco e estranho, mas eu não acho."

Recentemente, Demi surgiu ao lado de Bruce Willis em um vídeo que comemorava o aniversário de 70 anos do ator, diagnosticado com demência frontotemporal em 2022. Na publicação, Rumer se declara: "Para o Rei... Te amo, papai. Feliz aniversário."

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank mostraram que passaram perrengue ao acompanharem a filha Titi, de 11 anos, durante um show do grupo sul-coreano Stray Kids realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira, 1º. Uma amiga da adolescente e Bless, de 10 anos, também estavam na apresentação.

A modelo compartilhou um vídeo bem humorado em seu perfil no Instagram, em que mostra toda a rotina familiar do dia. O grupo chegou ao local do show, no estádio Nilton Santos, por volta das 14h50, para acompanhar a passagem de som do grupo. A apresentação, no entanto, só começaria por volta das 19h30.

Durante esse tempo, eles esperaram sentados no chão do setor Vip, sob o sol e em um local que ficava cada vez mais apertado, à medida que mais pessoas iam chegando.

"Só faltam duas horas e meia para o show. Coluna da maminha já está, ó", comentou Ewbank em determinado momento do vídeo, indicando cansaço. Ela explicou, no entanto, que seu filho do meio decidiu evitar o calor, e só chegou ao local à noite. "Bless, que foi muito esperto, não quis passar perrengue e chegou na hora que o show começou."

Veja o vídeo aqui.

É a primeira passagem do grupo Stray Kids pelo Brasil, com dois shows da turnê mundial . Em São Paulo, eles sobem ao palco no sábado, 5 de abril, no Estádio MorumBIS.