Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela em 2024

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Estado de São Paulo registrou o primeiro óbito por febre amarela em 2024. A vítima é um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindoia, que se deslocava também pela região de Monte Sião, em Minas Gerais. Ele veio a óbito no dia 29 de março, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP).

A SES-SP diz que intensificou as ações de prevenção na região de Águas de Lindoia e alerta a população sobre o risco de contaminação pela doença, além de reforçar a necessidade da vacinação.

De acordo com o órgão, o imunizante contra a febre amarela está disponível em todos os postos de saúde do Estado e, até o dia 22 de abril, a cobertura vacinal na região era de 68,47%.

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal contra a febre amarela de uma dose durante toda a vida.

Importante destacar, contudo, que a proteção acontece apenas dez dias após a aplicação da vacina, de acordo com Regiane de Paula, coordenadora da Vigilância em Saúde (CCD/SES-SP). Por isso, as pessoas que vão viajar para áreas com recomendação da vacina contra a febre amarela devem se imunizar pelo menos dez dias antes do deslocamento.

De maneira geral, como a transmissão da doença atualmente ocorre apenas por mosquitos silvestres, que vivem em zonas de mata, a coordenadora recomenda que todas as pessoas que planejam viajar para zona da mata, ou seja, "ir para acampamentos, trilhas e cachoeiras", devem se vacinar o quanto antes.

No ciclo urbano, a febre amarela também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas casos desse tipo não são registrados no País desde 1942.

Quais os sintomas da febre amarela?

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da doença são: febre de início súbito, calafrios, dores na cabeça, nas costas e no corpo em geral, além de enjoo, vômito e fraqueza.

Via de regra, as pessoas melhoram após esses sintomas, mas 15% ficam cerca de um dia sem sintomas e, depois, evoluem para quadros mais graves. Por isso, é importante ter um acompanhamento médico.

A febre amarela pode ser transmitida por macacos?

Não. Apesar de o macaco ser o hospedeiro principal dessa doença no seu ciclo silvestre, ela é apenas transmitida por mosquitos transmissores infectados.

A febre amarela é grave?

Pode ser. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20 a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Por isso, assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica.

Qual o tratamento?

O tratamento é apenas em relação aos sintomas, que deve ser realizado com orientação médica. Por isso, a principal medida de proteção contra a febre amarela é a vacinação.

Em outra categoria

Deborah Secco está de volta ao Big Brother Brasil. A atriz, que já fez participações em edições anteriores do reality, voltou à casa para passar a tarde com os participantes. Entre as atividades programadas um quiz com cenas icônicas das novelas da emissora, além de um jogo da memória com bordões emblemáticos de folhetins.

A participação de Deborah aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3. Além das gincanas, os participantes puderam tirar fotos com caricaturas de personagens icônicos da teledramaturgia brasileira e gravar vídeos falando de suas principais memórias relacionadas ao canal.

As atividades fazem parte das ações de comemoração dos 60 anos da TV Globo, que incluem ainda o retorno do Vídeo Show, que terá edição especial transmitida em 24 de abril.

A nova versão de Corra que a Polícia Vem Aí, agora estrelada por Liam Neeson, ganhou seu primeiro teaser nesta quinta-feira, 3. Na prévia, conhecemos Frank Drebin Jr. (Neeson), filho do protagonista original, que seguiu os passos do pai e se tornou um policial de Nova York.

Além de Neeson, o novo Corra que a Polícia Vem Aí conta com Paul Walter Hauser (Cruella), Pamela Anderson (The Last Showgirl), Kevin Durand (Planeta dos Macacos: O Reinado), Busta Rhymes (Halloween: Ressurreição) e Liza Koshy (Tudo em Família).

O teaser mostra Neeson deixando de lado sua persona séria que ficou famosa em filmes de ação como Busca Implacável para abraçar a comédia absurda da franquia.

A estreia de Corra que a Polícia Vem Aí está marcada para 14 de agosto.

Confira o trailer aqui

A quarta temporada de The White Lotus terá um desfalque importante. Cristóbal Tapia de Veer, compositor da trilha sonora da série, anunciou que não participará do próximo ano após desavenças com o criador, roteirista e diretor da produção, Mike White.

"Anunciei à equipe há alguns meses que não voltaria, que iria embora", disse Veer em entrevista ao The New York Times. "Eu não contei a Mike por vários motivos; queria contar a ele apenas no final, por causa do choque e tudo o mais. Só que contei para toda a equipe editorial, para o editor musical, para o produtor (musical)."

Segundo o compositor, ele e White vinham tendo inúmeras diferenças criativas, tornando a relação profissional dos dois insustentável. Para ele, as mudanças exigidas pelo criador sacrificaram elementos que contribuíam para a trama da série. "Quer dizer, naquele momento já tivemos nossa última briga para sempre, eu acho. Então ele estava apenas dizendo não para tudo", concluiu.

A terceira temporada de The White Lotus estreou em fevereiro e tem novos episódios lançados todo domingo, na HBO e na Max. O último episódio do ano vai ao ar em 6 de abril.