Análise de veto é adiada e haverá 'saidinha' de presos no Dia das Mães

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Congresso Nacional adiou ontem a análise do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à lei que restringe a saída temporária de presos, a "saidinha", para o dia 28 de maio. A decisão ocorreu após um acordo com a oposição. Em troca, o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a Lei de Segurança Nacional, de 2021, também foi postergado para o mesmo dia.

O veto de Lula a dois trechos da lei da "saidinha" abre espaço para a permissão de visita à família e a realização de atividades para o retorno ao convívio social. Sem a derrubada do veto, alguns detentos poderão usar do benefício no Dia das Mães. Estarão aptos os que estejam no regime semiaberto, apresentem bom comportamento e já tenham cumprido ao menos um sexto da pena.

A DISCUSSÃO

Para fundamentar o veto parcial, Lula ouviu os Ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial e a Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo a Presidência, a revogação da visita familiar causaria "o enfraquecimento dos laços afetivo-familiares que já são afetados pela própria situação de aprisionamento". Houve apoio de entidades como CNBB e OAB.

Houve forte resistência inicial pelo acordo por parte do líder da minoria no Congresso, Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Essa proposta já tinha sido feita pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) na quarta e havia sido recusada pela oposição. "Tem mais um feriado de Dia das Mães no próximo domingo, mais um feriado que centenas de presos podem finalmente ir às ruas, podendo ir pela última vez. Como posso fazer um acordo?", indagou Flávio, que não queria o adiamento da votação.

"Qual o motivo de retirar da pauta alguns dos vetos elencados? Para dar um tempo necessário para a busca da convergência", disse o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), justificando também outros adiamentos feitos.

Antes da aprovação do projeto, a autorização era dada aos detentos que tivessem cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As "saidinhas" ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar sete dias. A lei aprovada pelo Congresso só mantém a "saidinha" para o caso de condenados inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades.

MAIS

O texto aprovado por deputados e senadores também prevê a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e monitoramento eletrônico dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia "autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade".

Tanto governo como oposição festejam o adiamento das duas votações, pois acreditam que esse é o tempo necessário para poder convencer parlamentares a aderirem a suas iniciativas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Guilherme Arantes, 71, precisou cancelar suas próximas apresentações, incluindo um show de réveillon marcado para o dia 31 de dezembro, em Santos, no litoral de São Paulo. O cantor foi submetido a um cateterismo com angioplastia não programado e precisará ficar de repouso absoluto por, pelo menos, 10 dias.

O cantor também não se apresentará no Navio do Roupa Nova, onde tinha show programado para o dia 3 de janeiro de 2025.

Em comunicado, a equipe do cantor afirmou que o procedimento foi um sucesso. De acordo com informações obtidas pelo Estadão, o cateterismo foi feito em um hospital em Salvador, na Bahia, e ele deve receber alta do hospital entre esta sexta-feira, 27, e sábado, 28.

Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira, 26, mantinha a sua vida privada o mais longe possível dos holofotes. Foram poucas as vezes que ele falou abertamente do casamento com Edi Botelho, com quem manteve um relacionamento nos seus últimos 29 anos. Registros públicos do casal são igualmente raros, a não ser de produções teatrais das quais os dois participaram.

Mas, Lucas Botelho, sobrinho de Edi, publicou fotos da família em uma viagem. Não fica claro quando a viagem aconteceu. Em um dos stories, Lucas escreveu: "Hoje o céu veste cinza de luto, mas seu riso, Ney, é como o brilho persistente do sol após a tempestade - eterno e incontornável. Você que fez da vida um palco de inteligência e humor, agora repousa na imensidão, tão vasto e inesquecível quanto o próprio horizonte carioca. A saudade dói, mas sua memória, como o Rio, é poesia que o tempo jamais apagará".

Em entrevista ao Jornal Nacional na noite desta quinta-feira, 26, Edi Botelho se emocionou ao falar sobre o marido. Ele afirmou que Ney Latorraca desejaria ser lembrado com a mesma alegria que deu para seus trabalhos. "Vai ficar essa pessoa maravilhosa que ele era, amiga de todo mundo, essa pessoa para cima, que sabia brincar com tudo", declarou ele, emocionado.

A cantora Wanessa Camargo postou fotos de Clara, sua irmã recém-nascida. Filha do sertanejo Zezé Di Camargo e da influenciadora fitness Graciele Lacerda, a pequena nasceu na noite de Natal.

No post, Wanessa celebrou a chegada da irmã: "Clara, nascida no dia de Natal, com um nome que carrega em seu significado tudo o que é radiante e ilustre. Seja bem-vinda a este mundo louco, mas incrivelmente bonito, repleto de amor, esperança e tantos momentos mágicos que estão à sua espera".

"Você já é um presente para todos nós, e eu, como sua irmã, estarei sempre ao seu lado, apoiando você incondicionalmente, celebrando suas conquistas e oferecendo meu colo nas tempestades. Que a luz do seu nome guie sua jornada e que o amor que já sentimos por você cresça mais a cada dia. Bem-vinda!", completou a irmã mais velha.

O nascimento de Clara estava previsto para janeiro, mas a bolsa da mãe estourou na noite de Natal, enquanto a família jantava. "Como tudo em nossas vidas tem a hora certa de acontecer, nunca foi no nosso tempo, mas sim no tempo perfeito de Deus. Clara decidiu antecipar sua chegada e veio ao mundo no dia em que Jesus nasceu, mais uma prova de sua conexão com Deus", disse a mãe em um post no Instagram.

Graciele e Zezé estão juntos desde 2014. O casal anunciou a gravidez em julho, após quatro anos de tentativas de fertilização. A notícia foi compartilhada nas redes sociais do cantor, com a legenda: "Nosso milagre".