Luciano Huck critica PL do aborto e cobra Arthur Lira: 'Criança não é mãe'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O apresentador Luciano Huck aproveitou um momento durante o programa Domingão com o Huck no domingo, 16, para criticar o projeto de lei que equipara o aborto legal ao crime de homicídio quando o procedimento é feito acima de 22 semanas de gestação. A proposta teve tramitação de urgência aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana.

"Essa semana que passou, comecei a ler na quinta (13), e na sexta-feira (14), que a Câmara dos Deputados está avaliando um projeto de lei que equipara a pena do crime de aborto ao crime de homicídio. Esse projeto cria uma situação tão absurda, que independente, você que está me assistindo, da sua posição política, das suas convicções morais, das suas convicções religiosas, eu queria só dizer que isso me causa profunda indignação", disse Huck.

Ele citou ainda o caso de um pai preso por suspeita de crime de abuso sexual contra a própria filha de 17 anos que estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Essa é a história, escabrosa. Só pra trazer pra realidade este projeto que vai ser votado na Câmara dos Deputados: este homem, se é que pode chamar isso, não sei nem o que é uma pessoa que faz isso, pode pegar pena menor do que a filha que foi estuprada, menor do que a vítima. Porque se ela vier a interromper a gravidez depois de 22 semanas, que é o que está nessa lei, seja por demora na Justiça ou qualquer outro empecilho que uma vítima de abuso enfrenta hoje em dia pra ter acesso ao aborto legal, inverte os papéis. A pena dela será maior que a dele. Não faz o menor sentido", completou Huck.

O texto, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) altera o Código Penal e estabelece de 6 a 20 anos de prisão para a mulher que interromper uma gestação com mais de 22 semanas.

A proposta também exclui a possibilidade de aborto legal em caso de gravidez resultante de estupro, prevista no artigo 128 do Código Penal. Se a proposta foi aprovado, a mulher que fizer o procedimento estará sujeita a punição mais dura do que a prevista para estupradores.

- Hoje a pena para estupro é de 6 a 10 anos de prisão, ampliada para até 12 anos caso o crime envolva violência grave.

- Se a vítima for menor de 14 anos ou considerada vulnerável por algum outro motivo (como deficiência mental), a lei prevê reclusão de 8 a 15 anos, ampliada a no máximo 20 anos se houver lesão corporal grave.

A penalidade só é maior nos casos em que o crime sexual resulta na morte da vítima, chegando a 30 anos no limite.

"Não é uma questão ideológica, é uma questão de lógica mesmo. Criança não é mãe. É muito cruel obrigar uma vítima de estupro a levar à cabo até o final uma gravidez. Então, eu queria me colocar aqui claramente ao lado dessas mulheres todas, que já foram vítimas de estupro, e que não devem ser vítimas de uma injustiça", disse o apresentador.

Huck também aproveitou o momento para mandar um recado a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, onde tramita a proposta.

"Eu queria convocar o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Nós respeitamos o Parlamento brasileiro, foi eleito pelo povo brasileiro. A gente respeita todos os deputados, mas não é lógico. E principalmente é cruel com todas as mulheres do nosso País", finalizou.

Confira o vídeo aqui

Em outra categoria

Após uma eliminação e a Prova do Líder, o BBB 25 contou com a formação de mais um Paredão neste domingo, 30. Vilma, Vinícius e Diego Hypolito vão disputar o voto do público para saber quem vai ser eliminado.

Como foi a dinâmica do Paredão

- Um participante será indicado pelo Líder.

- O mais votado pela casa - em votação aberta - está no Paredão.

- Contragolpe do participante votado pela casa, que indica mais um.

- Não há Prova Bate-Volta. O Paredão é triplo.

Quem votou em quem no Paredão

- O Líder Maike indicou Diego Hypolito direto ao Paredão.

- Delma votou em Vilma.

- Guilherme votou em Vilma.

- Vilma votou em Delma.

- Vitória Strada votou em Vilma.

- Diego Hypolito votou em Vilma.

- Daniele Hypolito votou em Vilma.

- Renata votou em Delma.

- João Gabriel votou em Delma.

- Vinícius votou em Vilma.

- João Pedro votou em Delma.

- Delma usou o contragolpe para indicar Vinícius ao Paredão.

Os mais votados pela casa no Paredão

- 6 votos - Vilma

- 4 votos - Delma

Quem foi ao Lollapalooza Brasil neste domingo, 30, pôde aproveitar o dia sem grandes desafios. Se a sexta, 28, foi marcada por chuva e ameaças de raios, o último dia do evento não viu uma gota cair no gramado do Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.

O tempo permaneceu ameno - e até esfriou pela noite. O público não sofreu tanto com a lama tradicional - quando chove - do festival, que se concentrou em pequenos pontos de resquícios dos demais dias.

No ano mais pop do Lollapalooza, pode-se dizer que o domingo foi o dia mais indie. O line-up foi dedicado a atrações mais alternativas, como a banda alemã Parcels e o duo argentino Ca7riel & Paco Amoroso.

A banda norte-americana Foster The People levou o Lolla "raiz" para o Palco Budweiser antes da atração principal do dia, Justin Timberlake. Escolheram fazer um show confortável e enfrentaram um público morno que esperava o astro.

Timberlake fez uma entrada triunfal em um show que não foi transmitido no Multishow. A sequência inicial de Mirrors e Cry Me a River deu a prévia do roteiro perfeito e o fez ficar entre os melhores espetáculos da edição.

O BBB 25 anunciou quem foi a eliminada do Paredão deste domingo, 30: Eva. Vinícius e Delma, os outros "emparedados", foram salvos pelo público. O programa ainda contou com mais uma Prova do Líder, vencida por Maike, e a formação do Paredão entre Diego Hypolito, Vilma e Vinícius.

Em sua despedida da casa, a eliminada deixou um recado aos colegas: "Não tem como eu falar mais da minha vida sem falar de cada um de vocês. Vão fazer parte da coisa mais grandiosa que já vivi. Desculpa qualquer coisa. O jogo pede que a gente machuque dentro do jogo, mas sigam firmes e não passem por cima de quem vocês são por dinheiro nenhum".

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt falou sobre a relação dos participantes com suas duplas, e depois sobre a força de vontade de cada um no decorrer da atração.

Delma tinha sido indicada à berlinda pelo líder, Maike. Vinícius havia levado a pior em uma rodada extra da Prova do Líder e Eva foi a mais votada pela casa. Relembre aqui detalhes sobre a formação do Paredão.

Confira abaixo as porcentagens do Paredão:

- 51,35% - Eva

- 44,52% - Vinícius

- 04,13% - Delma