Acusado de homicídio, médico brasileiro que sofreu acidente na África é preso, diz site

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O médico brasileiro Charles Sá, único sobrevivente em acidente na estrada Otavi-Otjiwarongo, na região de Otjozondjupa, na Namíbia, foi preso no país africano. As informações são do veículo de notícias local The Namibian.

Segundo a publicação, a porta-voz da polícia, Kauna Shikwambi, disse na sexta-feira, 21, que o brasileiro, que conduzia uma Toyota Fortuner, foi acusado de homicídio culposo e condução imprudente.

O site não chegou a citar o nome do brasileiro. De acordo com a publicação, o acidente teria feito nove vítimas, no entanto, a polícia só havia divulgado os nomes de oito.

Ao Estadão, o Itamaraty informou que acompanha o caso desde que foi notificado na manhã da quarta-feira, 19. "A Embaixada determinou o deslocamento imediato de funcionário do posto para a cidade de Otjiwarongo, perto de onde ocorreu o acidente."

Charles Sá e sua mulher, Natale Gontijo de Amorim, ambos cirurgiões plásticos com clínica em Ipanema, na zona sul do Rio, foram à África para realizar um sonho antigo, como o médico contou nas redes sociais na segunda-feira, 17.

"Hoje a gente começa nosso safári expedicionário por alguns países africanos. Vamos cruzar a África em SUV 4x4... só nós dois... sem guia… passaremos por vários parques e reservas contemplando a natureza primitiva… sua dinâmica e suas regras.. ano passado ficamos alguns dias em um único lodge (tipo de alojamento) na reserva Sabi Sabi. Este ano iremos visitar e se hospedar em vários lodges nas diferentes reservas/regiões da África. Muito feliz de poder realizar este sonho antigo", escreveu o médico. O passeio iria durar 15 dias.

O casal postou fotos da chegada à África do Sul. No dia seguinte, sozinho em uma caminhonete, o casal seguia pela estrada Otavi-Otjiwarongo, na região de Otjozondjupa, na Namíbia, quando bateu de frente com outro veículo onde havia sete pessoas. Todos os ocupantes desse outro veículo morreram.

Natale chegou a ser levada ao hospital, mas também não resistiu aos ferimentos. Segundo a TV local, o brasileiro teria perdido o controle da caminhonete, durante uma ultrapassagem, e atingido o outro veículo na pista contrária.

Nesta quarta-feira, a clínica na qual o casal atuava no Rio postou uma nota de pesar: "É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento (...). Natale Gontijo foi uma profissional exemplar, dedicada à medicina e ao bem-estar de seus pacientes. (...) Neste momento de dor, em nome da equipe Performa, nos solidarizamos profundamente com o Dr. Charles Sá e com todos os familiares e amigos. (...) Manifestamos aqui nosso mais sincero pesar e oferecemos nossas condolências à família, amigos e colegas de trabalho. Que a alma de Dra. Natale Gontijo descanse em paz".

Nas redes sociais, familiares informam que Sá é potiguar e estava casado havia mais de 20 anos com Natale. Ela é mineira, mas ambos moravam no Rio, onde mantinham uma das clínicas - eles trabalhavam também em Belo Horizonte e Natal. Por mais de 20 anos Natale foi assistente de Ivo Pitanguy, um dos mais conhecidos cirurgiões brasileiros.

Em outra categoria

Jamie Lee Curtis expôs a criação de um deep fake seu e pediu para que Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, retirasse o conteúdo da plataforma. Por meio de suas redes sociais, nessa segunda-feira, 12, ela denunciou uma conta que propagava um vídeo falso realizado por IA.

Algumas horas após a remoção do conteúdo, a atriz comemorou: "Funcionou! A vergonha tem seu valor! Obrigada a todo mundo que interveio e ajudou!", escreveu Jamie nos comentários.

"Chegou até esse ponto, Zuckerberg. Nós nunca nos conhecemos. Meu nome é Jamie Lee Curtis e eu tentei contatar você e sua equipe através de todos os canais apropriados para remover um conteúdo de um comercial falso de IA que eu não autorizei, concordei ou apoiei."

Ela explicou o motivo de postar o conteúdo publicamente, em vez de tratá-lo de maneira privada: "Eu tentei te mandar uma mensagem, mas você não me segue, então tive que trazer isso a público para que chegue até você."

"Se eu tenho 'uma marca', além de ser atriz e autora e advogar, é porque eu sou conhecida por contar a verdade como ela é e por ter integridade, e esse mau uso da minha imagem (retirado de uma entrevista que fiz com Stephanie Ruhle durante os incêndios) com novas e falsas palavras colocadas na minha boca, diminui minhas oportunidades de realmente falar a verdade. Me foi dito para direcionar isso diretamente para você, para que você pudesse encorajar sua equipe a remover [o conteúdo]. Essa é a única maneira que tenho de chegar até você. Agradeço desde já", concluiu.

Falta pouco para a chegada de Zuri, primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves. O casal está em Miami, nos Estados Unidos, onde a bebê nascerá, se preparando para o momento.

Em sua conta no Instagram, nesta terça-feira, 13, Brunna mostrou alguns detalhes da organização final do enxoval. Em cima de um sofá, toalhas de cores claras e estampas minimalistas estavam dobradas, prontas para serem guardadas. Na legenda, a bailarina colocou um emoji emocionado.

Momentos antes, Brunna mostrou que estava comendo tâmara. O consumo da fruta na gestação tem evidências de indução do parto, especialmente nas últimas semanas de gravidez.

O desejo da bailarina é ter um parto normal. O casal não revelou a data prevista para o nascimento da primogênita, mas, segundo Ludmilla, a filha deve ser taurina. Portanto, seguindo o calendário do zodíaco, a chegada de Zuri deve acontecer até o dia 20 de maio.

O rapper Tory Lanez, de 32 anos, foi esfaqueado dentro da penitenciária onde cumpre pena de 10 anos por atirar na cantora Megan Thee Stallion. O ataque aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, no pátio da California Correctional Institution (CCI), em Tehachapi, nos Estados Unidos.

Segundo o site TMZ, o rapper precisou ser levado de ambulância a um hospital civil em Bakersfield após sofrer ferimentos graves. No perfil dele no Instagram, a equipe confirmou a agressão. "Tory foi esfaqueado 14 vezes - incluindo sete feridas nas costas, quatro no tronco, duas na parte de trás da cabeça e uma no lado esquerdo do rosto. Ambos os pulmões colapsaram, e ele precisou de um aparelho para respirar", diz a nota.

Ainda de acordo com o comunicado, o cantor "já está respirando por conta própria". Apesar das dores, ele "está falando normalmente, de bom humor e profundamente grato a Deus por estar se recuperando". A equipe também agradeceu ao apoio dos fãs: "Ele quer agradecer a todos pelas orações e apoio contínuos".

As motivações do ataque não foram divulgadas. Autoridades da penitenciária ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Lanez foi condenado em dezembro de 2022 por três crimes: agressão com arma de fogo semiautomática, porte de arma carregada e não registrada em veículo e disparo com negligência. O episódio aconteceu em julho de 2020, após uma festa na casa de Kylie Jenner, quando Megan Thee Stallion foi baleada no pé.