BaianaSystem lança primeiro ato do novo disco 'OxeAxeExu'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar de não ser associada diretamente como carnavalesca, BaianaSystem compartilha diversos códigos da festa de fevereiro, tais como a guitarra baiana e a forma de comunicação com os fãs. "A gente acredita que o público é um maestro que dita pra gente o que a gente tem que cantar", diz o vocalista Russo Passapusso. Em 2021, a data ganha mais um espaço na história do grupo com o lançamento do disco OxeAxeExu.

"Nosso disco é lançado numa sexta-feira de carnaval propositalmente, porque é onde a gente parou antes da pandemia", conta o guitarrista Beto Barreto. Foi nesse dia, há um ano atrás, que aconteceu a última aglomeração da banda, com o trio Navio Pirata alegrando as ruas de Salvador.

Dividido em três atos - Navio Pirata, Recital Instrumental e América do Sol -, o álbum aposta na conexão latino-africana e no sentimento das questões vividas na pandemia. Tudo isso, claro, dito por entre melodias dançantes, com suingue latino e a presença forte dos tambores africanos.

"A gente fala exatamente da situação que a gente está passando, seja pela pandemia, seja politicamente. E isso é uma coisa que está extremamente ligada com o nosso fazer de arte, ao que nos descreve", diz Beto.

Tudo começa em 2019, quando é lançado o disco O Futuro Não Demora que traz, justamente, planos pro futuro de maneira esperançosa. "Foi aí que o mundo biológico parou a gente e mostrou que não é só o ser humano que decide, tem a natureza também", diz Russo.

Veio a pandemia e com ela a percepção de que o tal amanhã iria demorar a chegar. Surge então OxeAxeExu. "A gente viu que estamos mesmo em um mapa mundi e que esse mundo estava todo passando pela mesma coisa", conta o cantor citando casos de desespero e incerteza pelos artistas parceiros do Chile, Tanzânia e Brasil.

Carnaval para o disco, por tanto, é a conexão entre a última manifestação em massa de 2020 e que, agora, traz preocupações do que está por vir. "Todas as pessoas se encontravam ali de uma forma ou de outra, era uma experiência social, por mais que existissem separações e segmentações. O que vai acontecer com um corpo que aprendeu a viver num mundo tendo essa relação e essa vibração, e de repente ele tem esse vácuo? A pergunta certa é o que vai acontecer depois do carnaval", indaga.

O algarismo três também é um dos agregadores do projeto que, a cada três semanas, começando hoje, terá um ato lançado. Recital Instrumental no dia 5 de março e América do Sol, no dia 26. "O número é muito forte com os três x que fecham o nome (oxe, axé, exu), mas também durante todo o processo. Então por isso três atos e por isso palco, porque palco não se tem", explica o vocalista. O disco também é a terceira parceria com o produtor Daniel Ganjaman, depois de Duas Cidades (2014), e O Futuro não Demora (2019).

Em uma percepção mais filosófica, o número também nos obriga a sair da dualidade pré-covid, pós-covid, mas sim pensar no agora, no momento que estamos vivendo. "O único positivo que eu posso ver disso tudo é o poder do brasileiro de se reconstruir e se adaptar de uma forma muito peculiar, e de reinventar a fé através de uma mistura de raça, de cores", diz ele.

Apesar disso, os elementos não são separados, representam uma continuidade. "As três palavras: oxe, axé, exu, viram uma, sem ter uma prioridade ou uma ordem nisso. E é um pouco do que a gente imagina que acontece com esses atos que se lança separadamente, mas depois eles viram uma coisa só", conta Beto.

Nas sete faixas que correspondem ao primeiro ato, é possível perceber a presença forte da religião. "A reza se tornou um elemento presente durante todo o processo de criação e pesquisa do novo trabalho. De formas diferentes, línguas diferentes e nas mais diversas compreensões, o sentimento de recitar, suplicar, de conectar fazia todo sentido", conta Beto. A primeira música, Reza Forte, que contou com parceria de BNegão, foi lançada no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, rainha do mar, numa intenção de iluminar a nova rota do tal Navio Pirata.

Em outra categoria

Preta Gil passou o domingo de Páscoa, 20, ao lado da família e de amigos próximos. A cantora compartilhou registros do almoço em casa, que contou com a presença de Fernanda Paes Leme e de sua mãe, Sandra Gadelha.

"Renascimento, a Páscoa nunca teve um significado tão forte pra mim", escreveu Preta nas redes sociais.

A cantora recebeu alta médica na última quarta-feira, 16, depois de um período no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Preta estava hospitalizada desde o dia 6, após ser transferida do Rio de Janeiro.

O tratamento contra o câncer que faria nos Estados Unidos foi adiado por conta do quadro de saúde. Até o momento, não há nova previsão para o início das sessões.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, Preta realizou uma cirurgia para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal. Confira o depoimento dela sobre o procedimento aqui.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença dentro do Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A Rede Globo anunciou, na manhã desta segunda-feira, 21, mudanças na programação para dedicar uma cobertura especial à morte do papa Francisco. A emissora informou que o noticiário sobre o esporte será incorporado aos telejornais locais, enquanto o programa Globo Esporte foi cancelado excepcionalmente neste dia.

A edição do Jornal Hoje será estendida, ocupando o espaço da Edição Especial com a novela História de Amor, que não será exibida.

Atualizações sobre o tema também entrarão nos intervalos comerciais.

Na GloboNews, o jornalismo dedicará a programação ao longo do dia para trazer informações e desdobramentos sobre a morte do pontífice.

A morte do papa Francisco

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, conforme divulgou o Vaticano ainda durante a madrugada. A causa da morte teria sido um derrame, segundo noticiou o jornal italiano Corriere Della Sera.

"Um derrame seria a causa da morte do papa Francisco. Nas próximas horas, a Santa Sé emitirá comunicado oficial indicando a causa da morte", indicou o periódico.

Outro jornal italiano, o la Repubblica, também aponta a mesma causa para o falecimento do pontífice, que tinha 88 anos.

O argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Bruna Biancardi, que está grávida de Neymar, compartilhou com seus seguidores que preparou uma decoração especial para a Páscoa com a família, mas recebeu críticas nas redes sociais. No domingo, 20, ela rebateu uma internauta que detonou suas escolhas para a celebração.

"Mas a Páscoa não tem nada a ver com coelhos, amiga", escreveu a internauta nos comentários da publicação.

No vídeo divulgado pela influenciadora, é possível ver que pelúcias do animal enfeitavam as mesas, além de ele ser exibido em uma grande estátua na porta do evento.

"Entendo que cada um tenha sua visão, mas aqui em casa celebramos a Páscoa com leveza e alegria, especialmente pensando na minha filha pequena, que ama coelhinhos e essa magia toda", argumentou Bruna na resposta.

Ela continuou: "A decoração foi pensada com carinho para criar boas memórias para ela e para as crianças que estavam aqui, sem qualquer intenção negativa. Espero que, mesmo com opiniões diferentes, a gente consiga respeitar o espaço e o momento do outro. Na sua casa você pode fazer como quiser."

A modelo é mãe de Mavie, de 1 ano, fruto do relacionamento com Neymar, e está grávida de Mel, sua segunda filha com o atleta.