Professor do interior do Ceará será primeiro brasileiro a receber 'Oscar da paleontologia'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um professor de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), no interior do Ceará deve ser o primeiro brasileiro a receber o prêmio Morris F. Skinner, considerado o "Oscar da paleontologia". Antônio Álamo Feitosa Saraiva, biólogo e coordenador do Laboratório de Paleontologia da universidade pública cearense, deve viajar para Minnesota, nos Estados Unidos na próxima semana para receber o prêmio. Seus principais trabalhos são dedicados à famosa bacia sedimentar do Araripe, na região do Cariri.

A informação foi divulgada pela Universidade Regional do Cariri. No site da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, instituição responsável pela premiação, ainda não foram divulgados os nomes dos vencedores de 2024, mas a entrega do prêmio foi anunciada para quarta-feira, 2 de outubro.

Além da condecoração, o vencedor também ganha 2,8 mil dólares (o equivalente a R$ 15,2 mil na cotação atual). Nenhum brasileiro consta na linda de vencedores de anos anteriores.

A reportagem tentou contato com o professor, mas não recebeu resposta até o momento da publicação.

Ao portal G1, Saraiva disse que recebeu a notícia por e-mail e ficou "extremamente surpreso". "Não sabia nem que eles me conheciam ou que sabiam do meu trabalho aqui na Bacia do Araripe (no Cariri), e recebi esse e-mail dizendo que eu tinha sido agraciado com esse prêmio", contou.

"A premiação é considerada um 'Oscar ou um Nobel' da Paleontologia. Com esse reconhecimento, pelos relevantes trabalhos prestados à paleontologia, o pesquisador Álamo passa a ser o primeiro brasileiro a receber o prêmio", escreveu a Universidade Regional do Cariri em seu site.

No site da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, é dito que o prêmio "homenageia contribuições notáveis e sustentadas para o conhecimento científico através da criação de importantes coleções de vertebrados fósseis" e é concedido também "às pessoas que encorajam, treinam ou ensinam outras pessoas nas mesmas atividades".

Formado em Ciências Biológicas pela Urca, Saraiva possui mestrado em Criptógamos e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É servidor na Urca desde 1994.

Anos dedicados à Bacia do Araripe, da onde já saíram fósseis de dinossauros

O reconhecimento viria pelo seu trabalho em escavações paleontológicas na Bacia do Araripe, na região do Cariri, ao qual o paleontólogo dedicou boa parte de sua carreira. Ele é um dos autores de uma pesquisa que resultou em um "Guia de fósseis da Bacia do Araripe".

A Bacia do Araripe é reconhecida por sua riqueza de fósseis de insetos, plantas e, principalmente, por ser o local onde foram encontrados esqueletos de dinossauros. Um deles foi o de um pterossauro - um réptil alado pré-histórico - da espécie Tapejara navigans, único exemplar inteiro no mundo. Outro foi o dinossauro Aratasaurus museunacionali, que pertence à família dos carnívoros T-Rex e Velociraptor.

O Araripe já foi fonte, inclusive, de uma importante exposição paleontóloga da Universidade de São Paulo (USP) em 2018.

"O material era valiosíssimo do ponto de vista científico. De todas as peças, escolhemos as 50 mais interessantes e raras para montar a exposição", disse Juliana Leme, pesquisadora da USP, na ocasião.

Em outra categoria

A Festa do Líder Maike no BBB 25 serviu para promover a reconciliação entre os brothers na madrugada desta quinta-feira, 13. Enquanto Vinícius, vetado pelo líder, tentava cumprir a tarefa para ir à festa, os adversários aproveitaram o momento para acertar as contas. A noite contou com abraço de Guilherme e Gracyanne, pazes de Vilma e Delma e até forró de Aline com João Gabriel.

Maike veta Vinícius da Festa do Líder

A noite começou com o líder Maike escolhendo Vinícius para ficar barrado da sua festa. O brother precisaria transferir o líquido de um tanque maior para outros cinco tanques menores com a ajuda de um dosador. No fundo de cada tanque tinha uma letra da palavra 'festa,1'. Se completasse a palavra, Vinicius podia ir para a festa de Maike. Na primeira hora da prova, o baiano conseguiu pegar a letra F.

Brothers comemoram festa de Maike

A festa de Maike começou repleta de surpresas para os brothers. Com o tema 'Maike Esporte Clube', a celebração do líder trouxe jogos interativos que empolgaram os participantes desde o início.

Maike agradeçe apoio de Delma

Em conversa com Delma, Maike agradeceu à sister pelas palavras de apoio que recebeu na casa sempre que estava para baixo. Ele disse que, apesar de não falar quando está triste, sempre contou com Delma e Gracyanne.

Aline critica postura de sisters na casa

Em conversa com Vitória Strada, Aline criticou a postura de Gracyanne. A sister lembrou da revelação de Seu Fifi que exibiu a musa chamando Eva de "venenosa". Aline conta que Gracyanne diz ter se arrependido, mas que não acredita na mudança de pensamento. "Não mudou. Só é conveniente dizer que ela mudou. Porque nem todo mundo aqui se suportava e agora está todo mundo dando a mão, não faz sentido, só porque o jogo está afunilando", exclamou a Sister.

Aline reforça que a musa fitness está se contradizendo ao ter criticado Eva e Renata, e depois ter dito a Renata que gostava da dupla e nunca teve nada contra elas. Aline conta que quando soube da conversa, confessou às dançarinas que já tinha presenciado incômodos de Gracyanne em relação a elas.

Mais tarde, a baiana conversou com Maike sobre Eva e Renata. Ela contou ao líder que não recebeu parabéns de nenhuma das dançarinas após voltar do Paredão. De acordo com a sister, até João Gabriel, com quem ela teve embates piores, a parabenizou na madrugada de quarta-feira, 12.

Delma e Vilma fazem as pazes

Após os embates no último Sincerão, Delma e Vilma resolveram se acertar durante a festa. As sisters conversaram sobre o ocorrido, e Vilma afirmou que não entendeu por que foi chamada por Delma. Em resposta, Delma se desculpou e explicou que sua intenção era puxar Renata, mas, como não foi escolhida pela dançarina, acabou não seguindo com a decisão. "Fica tudo em mim. Todo mundo faz isso. Por isso eu vou parar no Paredão, porque ninguém tem coragem de botar outra pessoa, aí sobra pra Vilma", desabafou a estudante de nutrição.

A conversa continuou com as duas se divertindo ao lembrar como foi o momento da dinâmica, e Vilma afirmando que nem sabia o que responder a Delma. "A gente virou meme", disse Delma fazendo Vilma cair na risada.

Delma ainda prometeu não indicar Vilma direto ao Paredão caso ela ou seu genro, Guilherme, vençam a próxima Prova do Líder. "A gente pode até dar alvo, porque tem que dar cinco. Mas, na hora de indicar direto, não vai", declarou a dona de casa.

Delma reflete sobre permanência na casa

Gracyanne, Aline e Guilherme se juntam a Delma e Vilma na conversa. Os brothers falam sobre a pernambucana nunca ter enfrentado o Paredão e Vilma avisa que indica Delma direto se for a líder. A pernambucana responde que quer sentir a sensação.

Mais tarde, Vitória diz a Delma que a sister ainda tem muito para viver no reality e Delma responde: "Espero que não". A dona de casa diz que já viveu muita coisa nos dois meses que passou na casa e que não vai aguentar ficar presa lá até o final do programa, pois nasceu para viver livre.

Guilherme e Gracyanne se abraçam

Após afirmar que Gracyanne é seu alvo de voto, Guilherme e a sister se abraçaram na festa. Gracyanne elogiou Guilherme e o pernambucano fez questão de reforçar que seu posicionamento no jogo não é pessoal.

A sister ainda alertou Guilherme sobre as falas de Delma em querer sair do reality, mas o brother respondeu que desistiu de desencorajar pois acha que isso pode estar fazendo mal para a sua sogra.

Aline e João Gabriel dançam juntos e conversam sobre o jogo

Por outro lado, Aline e João Gabriel chegaram a dançar um forró juntinhos na Festa do Líder. Mais tarde os dois conversaram sobre seus posicionamentos no jogo e a sister agradeceu ao goiano por ter lhe dado os parabéns quando ela venceu o último Paredão.

A sister ainda disse que prefere disputar o prêmio com o gêmeo do que com uma pessoa que fugiu dos embates durante o jogo.

Vinícius completa dinâmica e vai para a Festa do Líder

Após quase 6 horas de desafio, Vinícius conseguiu encher todos os tanques e pegar as cinco letras da palavra 'festa'. "Terminei, terminei", gritou o brother aliviado.

O brother entrou na festa ao som da banda Lagum e, embalado pela música, cantou junto enquanto os participantes comemoraram sua chegada.

Minutos depois, Maike justificou o veto em Vinícius e disse ao brother que, se fosse ao contrário, não seria diferente. O brother ainda disse que abriu os olhos após o Sincerão e parabenizou o baiano por ter cumprido o desafio.

A declaração da cantora e pastora Baby do Brasil durante um culto evangélico na casa noturna D-Edge, em São Paulo, gerou ampla repercussão e críticas nas redes sociais. No evento realizado na última segunda-feira, 10, Baby pediu que vítimas de abuso sexual perdoassem seus agressores, inclusive em casos ocorridos dentro da família.

A fala foi considerada problemática por internautas e levou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) a acionar o Ministério Público de São Paulo (MPSP) para investigação. O Estadão tentou contato com a equipe da artista e da parlamentar, o espaço segue aberto.

Nas redes sociais, Sâmia classificou o discurso como "lamentável e criminoso", ressaltando que a violência sexual no Brasil é alarmante: nove estupros são registrados por hora, sendo que 61% das vítimas são menores de 14 anos.

O que disse o dono da boate?

O episódio também impactou diretamente a D-Edge. O dono da boate, Renato Ratier, que organizou o evento, compartilhou uma nota pública em suas redes sociais repudiando as declarações da cantora.

Ratier afirmou que o culto foi realizado com a intenção de promover "amor, respeito e transformação", mas algumas declarações feitas durante o evento não condizem com o que acredita. Ele expressou solidariedade às pessoas que se sentiram atingidas pelas falas e garantiu que jamais foi sua intenção desrespeitar qualquer vítima de violência.

O DJ também declarou que não autorizou a fala da cantora e está cobrando um posicionamento público dela. Segundo ele, Baby foi chamada a falar de última hora, sem seu consentimento, e as declarações feitas não refletem seus valores nem os da D-Edge. Além disso, Ratier reiterou que repudia qualquer tipo de abuso e discriminação e que todo crime deve ser denunciado e apurado.

Ele ainda destacou que a D-Edge continua comprometida com a diversidade e rejeitou qualquer associação com a "cura gay", reforçando que essa ideia jamais fez parte de seus valores. Segundo Ratier, a boate sempre esteve pautada no respeito e no apoio à comunidade LGBTQIAPN+ e seguirá com sua programação voltada à música eletrônica, sem alterações em sua proposta.

Inicialmente, Ratier cogitava tornar o culto um evento mensal na D-Edge, no entanto, diante da polêmica, ele decidiu cancelar o projeto.

A Disney decidiu redimensionar a estreia do live-action de Branca de Neve em Hollywood devido a polêmicas envolvendo as atrizes Gal Gadot e Rachel Zegler.

A informação é da revista Variety, que detalhou como será a première do filme. Uma pré-festa e uma exibição do longa estão marcadas para sábado, 15, em Los Angeles. A esperança é que as duas atrizes marquem presença no evento. Mas, segundo a revista, a cobertura do tapete vermelho será limitada a um grupo de fotógrafos e a uma equipe interna de comunicação.

Comentários

O primeiro teaser do live-action deixou muitos fãs descontentes. Uma das críticas levantadas é o fato de a Rainha Má, interpretada por Gal Gadot, "ser mais bonita", do que Branca de Neve, interpretada por Rachel Zegler. Outra leva de comentários negativos começou após Rachel afirmar que iria interpretar uma princesa que não precisasse ser salva por um homem. A atitude da atriz fez com que usuários das redes sociais afirmassem que ela não deveria estar no papel.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.