O longa-metragem A Batalha da Rua Maria Antônia será o foco de uma sessão especial, no próximo domingo (13), no Reserva Cultural, na avenida Paulista, 900, em São Paulo. A programação é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre os bastidores da produção, curiosidades sobre o evento histórico e um espaço para falar sobre “cinema, amor e política, tudo em um mesmo plano”, como define a diretora e roteirista do filme, Vera Egito. A sessão especial é aberta ao público com ingressos já à venda pelo valor de R$22. “A Batalha da Rua Maria Antônia” é uma produção da Paranoid Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Imagem Filmes.
A obra está em cartaz em diversas cidades do país, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Teresina, Palmas, entre outras. O longa chega a sua terceira semana no circuito cinematográfico,ampliando as salas de exibição, chegando agora às cidades de Florianópolis, Curitiba e Salvador (retorna à programação).
O filme é composto por 21 planos-sequência, filmados em película 16mm e em preto e branco. Essa característica envolve o espectador na trama, uma vez que a sensação despertada é a de vivenciar aquelas 24 horas junto aos estudantes.
Sessão especial “A Batalha da Rua Maria Antônia”
Local: Reserva Cultural - Av. Paulista, 900, Térreos Baixos - Bela Vista, São Paulo
Data: 13/04, domingo
Horário: 11h30
Ingressos: R$22, disponíveis no site do Reserva Cultural
SinopseOutubro de 1968. Durante a ditadura brasileira, estudantes e professores do Movimento Estudantil enfrentam ataques do Comando de Caça Comunista vindos do outro lado da rua, um evento que ficou conhecido como 'A Batalha dos Estudantes', contada em 21 planos-sequência.
Elenco
O elenco principal é formado por jovens atores, incluindo Pâmela Germano (Lilian), Castilho (Angela), Caio Horowicz (Benjamin), Julianna Gerais (Maria Helena) e Gabriela Carneiro da Cunha (Leda). O filme também conta com participações especiais do jornalista e biógrafo Fernando Morais, além das atrizes Clara Buarque e Valentina Herszage.
Festivais e Premiações
"A Batalha da Rua Maria Antônia" foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, sendo reconhecido com prêmios como Melhor Filme na Première Brasil do Festival do Rio (2023), Prêmio Fundos de Melhor Filme no SEMINCI Valladolid (2023), Melhor Longa-Metragem de Ficção (Escolha do Júri) no Festival de Atlanta (2024) e o Prêmio Especial do Júri no Panorama Coisas de Cinema (2024).
“Ainda Estou Aqui”
Além de retratar o mesmo período histórico – ditadura militar brasileira (entre 1964 e 1985) – “A Batalha da Rua Maria Antônia” tem outras similaridades com o longa vencedor do Oscar de 2025. Por exemplo, integraram o elenco dos dois filmes: Caio Horowicz, Gabriela Carneiro da Cunha, Phillip Lavra e Valentina Herszage.
Sessão especial de "A Batalha da Rua Maria Antônia", acontece no domingo (13), no Reserva Cultural
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura