Mostra "2025 Em Cena" apresenta 21 espetáculos gratuitos que foram destaque na cena paulistana em 2025

Cultura
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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove a tradicional mostra de teatro "2025 Em Cena", com 21 espetáculos gratuitos, de 5 a 21 de dezembro. A programação, que será apresentada nos teatros Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker e Paulo Eiró, é resultado de uma curadoria que tem o objetivo de representar a diversidade e os destaques da cena paulistana de teatro de 2025.

 

Para selecionar as obras da mostra, foram assistidas mais de 200 peças durante o ano em todos os teatros privados e públicos de São Paulo. Todos os selecionados estrearam em São Paulo neste ano, como o monólogo de Othon Bastos "Não Me Entrego, Não!" e "Dois Papas", de Anthony McCarten, protagonizadas por Celso Frateschi e Zécarlos Machado.
 

Também estarão em cartaz peças que concorrem à reconhecidos prêmios, como "Pai Contra Mãe" e "Um Clássico: Matou a Família e Foi ao Cinema", para o Prêmio Shell, e "Dois Papas", "Restinga de Canudos" e "Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo", ao Prêmio APCA.

 

A peça "Derrama" tem um palco alternativo e será apresentada em um estacionamento, tendo um ônibus como cenário, e fala sobre o universo feminino, contando com uma equipe 100% feminina, contando a direção e elenco formado por 9 atrizes. Já a peça "Pa'ra - Rio de Memórias", é estrelada por uma atriz indígena e conta a história de uma menina do povo Sateré-Mawé, que é levada a uma viagem no mundo dos ancestrais para retomar as riquezas de seu povo e ajudar a sua família a lidar com conflitos territoriais na cidade grande.
 

Também serão apresentados espetáculos provocadores, como "Língua", uma peça que convida todos a refletir sobre os desafios das pessoas com deficiência. Outros espetáculos infantis também tratam sobre o mesmo tema, como "Serei Sereia?" e "Podemos voar sem asas". Já na "Peça para salvar o mundo", os atores são o público. Algumas pessoas voluntárias vão à frente e usam Inteligência Artificial. Dessa interação será construída uma narrativa que pode ser assistida pela plateia.
 

As peças infantis são um destaque à parte, com peças como "O sítio do vovô Hermeto", em homenagem ao músico Hermeto Pascoal, que faleceu este ano. A atração combina música ao vivo, teatro de bonecos e dança para apresentar às crianças a obra lúdica do artista, celebrando a criatividade a partir da natureza e da infância.

Outro destaque é o "Circo Science", uma peça de Recife, que esteve em São Paulo três vezes neste ano. O espetáculo de circo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000 e vem com um elenco de pessoas negras, periféricas e LGBTQIA+.
 

Confira todas as atrações e programe-se.

 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
 

Espetáculos em cartaz:

 

CIRCO SCIENCE

O espetáculo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000, Chico Science e ao Movimento Manguebeat que mudou o cenário da música brasileira. Através dos números circenses, das coreografias, das expressões, da nossa militância, o público conhece ou revive grandes sucessos do Mestre Chico Science e dos ritmos mais atuais do momento, o que as periferias escutam, o que dançam, o que vestem, como se movimentam, como se definem, como se mostram e querem ser reconhecidos. Mergulhamos numa pesquisa de como somos: artistas, negros e negras, gays, periféricos, e como tudo do pensamento de Chico Science ainda é tão atual para esses jovens que fazem arte e cultura nas periferias do Recife.


 

ADULTO

O espetáculo explora duas realidades ao mesmo tempo: a construção da ficção enquanto uma das personagens escreve a peça; e a história em si, que narra a crise conjugal do casal João e Sara, causada pela revelação de um segredo, e que desencadeia muitos conflitos silenciados entre eles. Tudo se intensifica ainda mais quando um casal de amigos, Vitor e Paula, surge com reflexões provocativas sobre a ideia do amor romântico. No contraste dos formatos opostos em que os relacionamentos acontecem, assuntos como traição, trabalho, saúde mental, dinheiro, maternidade, monogamia, machismo, entre tantos outros são inevitáveis na vida adulta.


 

BELMIRA

Marta, uma professora paraense sobrevivente de um atentado escolar, compartilha suas reflexões sobre educação e o seu vínculo com a enigmática professora mais velha Belmira. Embalada pelas canções da cantora paraense Dona Onete, as memórias do romance entre Marta e Belmira emergem na tentativa de elaboração do trauma vivido.


 

NÃO ME ENTREGO, NÃO!

Comemorando 92 anos de vida e mais de 70 de carreira, o ator Othon Bastos, sobe ao palco em seu primeiro monólogo, escrito e dirigido por Flávio Marinho, relembrando suas vivências e fatos marcantes de sua trajetória.


 

QUANDO CRESCER, QUERO SER PALHAÇA

"Quando Crescer, Quero Ser Palhaça" homenageia a palhaçaria e as mulheres que marcaram a história da comédia. Baseada no livro da autora Joana Barbosa, publicado pela Literíssima Editora, a peça é uma celebração dos sonhos e da coragem das crianças.


 

PA'RA - RIO DE MEMÓRIAS

"Pa'ra - Rio de Memórias" conta a trajetória de Dalú: uma menina indígena do povo Sateré-Mawé que é levada a uma viagem no mundo dos ancestrais para retomar as riquezas de seu povo e ajudar a sua família a lidar com conflitos territoriais na cidade grande. Ao se encontrar com encantados e antepassados, a peça convida o público a navegar por esse rio de memórias e dialogar em torno das infâncias indígenas dentro e fora das aldeias.


 

A BOTIJA, UM PEQUENO INVENTÁRIO DE HISTÓRIAS FANTÁSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

Duas irmãs e um irmão viajam para o sertão do Nordeste Brasileiro encontrando paisagens, cidades e histórias na busca por encontrar a botija do tesouro narrada por sua avó quando crianças.

Numa espécie de caça ao tesouro, os contadores percorrem a geografia do sertão com a ajuda das crianças da plateia fazendo com que o público se aproxime da geografia e dos modos de vida do povo sertanejo.


 

RESTINGA DE CANUDOS

A Cia do Tijolo enxerga as ruínas de Canudos, cidade submersa, e mergulha nas águas do açude de Cocorobó em busca das histórias de suas gentes. Para além da visão de Euclides da Cunha e da narrativa do massacre, o espetáculo recria, a partir dos olhos de duas professoras, uma comunidade viva, forte, próspera e vitoriosa na invenção de formas próprias de existência. Restinga de Canudos traz professoras, beatos fazendo reza, guerra e festa numa Canudos recriada para o tempo presente.


 

PAI CONTRA MÃE OU VOCÊ ESTÁ ME OUVINDO

Um narrador nos conta a história de Zaíra da Conceição, mulher, negra, retinta, grávida, e de Osvaldo, homem, negro, que acabou de se tornar pai. Uma está desempregada, outro acabara de conseguir emprego em uma rede de varejo. Zaíra sofre uma acusação infundada de roubo no supermercado. Zaíra e Osvaldo, então, lutam: pai contra mãe.


 

MURAL DA MEMÓRIA

Quando a Lei de Anistia é revogada, os desaparecimentos ocorridos na Ditadura começam a ser julgados e um General 4 Estrelas é o primeiro a responder diante do tribunal. Pelos depoimentos das testemunhas, conhecemos histórias de três pessoas completamente diferentes entre si: um locutor de rádio, uma militante da luta armada e uma prostituta travesti. Suas vidas se entrelaçam numa dramaturgia muralista que conclui a pesquisa de 11 anos do LABTD.


 

UM CLÁSSICO: MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA

Em um país onde cinemas se transformaram em igrejas pentecostais, dois filmes brasileiros pioneiros, lançados em 1968 e 1969, abordam temas homoafetivos. Essas histórias pertencem a um passado conservador em preto e branco ou são presságios de um presente tingido de sangue? Os clássicos de Júlio Bressane e Djalma Limongi (1950-2023) se encontram na fricção entre cinema e teatro, dando forma a uma experiência única. O público recria a narrativa, mesclando o que foi filmado com o que acontece ao vivo. Dois filmes, uma peça, duas mulheres, dois homens e um narrador entrelaçam passado e presente na busca por um futuro mais diverso.


 

LÍNGUA

Em "Língua", uma mãe prepara uma festa de aniversário para seu filho surdo que cresceu rodeado de pessoas ouvintes. O encontro, que reúne um pequeno grupo de amigos do rapaz, revela não só afetos, dilemas e a diferença cultural entre eles. Além disso, convida-nos a perceber como lidamos com a distância entre aquilo que se sente e a tentativa de dizê-lo.


 

SEREI SEREIA?

A menina Inaê nasceu com um grande desafio: ela não pode andar. Sua mãe, então, conta uma história em que, Inaê é uma sereia, e por isso jamais poderia andar como os humanos. A Cia, com sensível poesia, contará a trajetória da menina no caminho do entendimento dos limites entre a fantasia e realidade, bem como a luta da sua mãe para que ela se fortaleça e possa crescer de forma forte e saudável.


 

CIDADE BRINQUEDO

Um dia, um conjunto de crianças convidou o grupo Esparrama a imaginar: "E se a cidade fosse um brinquedo?" Viver onde se brinca, brincar onde se convive. Inventar, festejar e acolher as várias formas de existir, enquanto compartilhamos um brinquedo do tamanho da cidade inteira. Ou seja, inaugurar a CIDADE-BRINQUEDO! Para isso, o grupo de palhaços abre um "portal das novas ideias" no meio da cidade e transforma o espetáculo em um verdadeiro experimento, uma ocupaçãobrinquedo, guiada pelo lema: "Brincar, brincar, brincar até a cidade virar brinquedo!"


 

FAVELA DE BARRO - INSTÁVEIS MORADIAS EM QUEDA

"Minha avó disse mangue preto também água..." Da planta espinhenta à lugar de muitos povos, o espetáculo em processo "Favela de Barro - Instáveis Moradias em Queda" se estrutura por meio da pesquisa, criação coletiva e montagem em espaço alternativo trabalhando as temáticas periféricas que envolvem a formação do território das favelas, o processo de desapropriação das terras, as heranças étnico-culturais e seus reflexos nos cotidianos das cidades. No ato circular movido pelos elementos, as múltiplas linguagens são ferramentas de construção da peça teatral, que também busca tencionar as noções tradicionais do fazer teatral. Afinal, somos Corpos-Favelas pulsando, 013 Cubatão no verso, pouco tempo pra entender que aqui nois é de verdade.


 

DOIS PAPAS

O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria devido a divergências sobre a forma como o Papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. No entanto, ele é surpreendido por um convite pessoal que mudará seu destino: um encontro com o próprio Papa.

Bento XVI considera renunciar ao papado devido às crescentes pressões e desafios enfrentados pela instituição. Eis que Bergoglio, antes de anunciar sua saída, emerge como um candidato improvável para sua sucessão. Agora, juntos, eles precisam superar suas diferenças e trilhar um novo caminho. Nesse encontro fascinante, visões de mundo se chocam e segredos são compartilhados. A trama, então, segue por um rumo inesperado e Bergoglio se depara com uma oportunidade que pode alterar o curso da Igreja.


 

PEÇA PARA SALVAR O MUNDO

Uma máquina foi programada para salvar a humanidade de sua autodestruição, e precisa coletar informações do público a fim de criar estratégias para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade como epidemias, crise climática, intolerância social e a incerteza quanto ao futuro. Para isso, se comunica com o público através de um avatar que vai assumindo feições de robô, mulher, homem, criança e idosa. Ele vai mudando e se adaptando aos temas e ambientes. Este avatar quer aprender a sentir, e colhe depoimentos dos espectadores (que quiserem) numa conversa intimista e informal.


 

DERRAMA

Derrama é um espetáculo musical que traz um olhar poético sobre águas e tempo, traçando um paralelo entre o universo feminino e os rios.


 

PODEMOS VOAR SEM ASAS

A peça, um espetáculo teatral com bonecos, conta a história de uma princesa cadeirante, a Princesa Tetê, que sonha em voar e ver o mundo para conhecer novas histórias. Vivendo em uma cadeira de rodas, ela não consegue ir para muito longe, mas com o intuito de agradar sua filha, o Rei Lelê e a Rainha Sissí convocam artistas e contadores de histórias de várias partes do mundo para trazer alegria para a princesa. Assim, a Princesa Tetê embarca em uma jornada mágica e multicultural.


 

O SÍTIO DO VOVÔ HERMETO

Espetáculo híbrido que combina música ao vivo, teatro de bonecos e dança para apresentar às crianças a obra lúdica do músico Hermeto Pascoal, celebrando a criatividade a partir da natureza e da infância.

Criado pelo Silencie Coletivo Percussivo, o musical traz uma narrativa sem falas que envolve música, dança e teatro de formas animadas para estimular o imaginário infantil. A história acompanha duas crianças que, privadas de seus celulares durante férias no sítio do Vovô Hermeto, descobrem um espaço mágico onde a música faz a natureza ganhar vida; folhas caídas, bichos e elementos do campo se transformam em personagens dançantes.


 

CARTA À RAINHA LOUCA

A peça musical CARTA À RAINHA LOUCA é uma adaptação da obra literária de Maria Valéria Rezende, concebida e escrita a partir de uma carta verdadeira encontrada pela autora nos arquivos ultramarinos em Lisboa. O espetáculo conta a história de Isabel das Santas Virgens que, isolada num convento em Olinda, escreve uma carta à Rainha Maria I de Portugal, conhecida como Rainha Louca, relatando sua trajetória e denunciando as violências cometidas pelos homens no período do Brasil colônia. Isabel é presa e acusada injustamente por tentar estabelecer na região de Minas Gerais um convento feminino clandestino, quando na verdade tratava-se de uma comunidade criada para acolher mulheres pobres, sem família, sem renda, sem destino: as chamadas 'sobrantes'.
 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

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CEO da Legale, rede de franquias especializada em assessoria para vistos, explica o que os brasileiros precisam saber antes de embarcar para os jogos

O Campeonato Mundial de Futebol de 2026 será o primeiro da história a acontecer em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Com a proximidade do evento, cresce o número de brasileiros em busca de informações sobre vistos e documentos necessários para acompanhar os jogos. Segundo Marco Lisboa, CEO e fundador da Legale, rede de franquias especializada em assessoria para vistos internacionais, o planejamento antecipado é essencial para evitar imprevistos.

“Muitas pessoas deixam para solicitar o visto em cima da hora e acabam não conseguindo viajar. O ideal é começar o processo com, pelo menos, três a seis meses de antecedência, já que os consulados costumam ter alta demanda em períodos de grandes eventos”, alerta Lisboa.

Quais os tipos de visto?

Atualmente, brasileiros precisam de visto para entrar nos três países-sede dos jogos. Nos Estados Unidos, o mais comum é o visto B1/B2, de turismo e negócios, que exige preenchimento de formulário, pagamento de taxa e entrevista no consulado. “Muitas pessoas cometem erros simples na hora de preencher e colocar as informações no site. Para ser mais certeiro e ter mais chances de ganhar a aprovação, contratar uma assessoria especializada vai te fazer economizar tempo e dinheiro”, explica o CEO da Legale.

No Canadá, é necessário uma autorização eletrônica para visitante (TRV) ou o ETA, apenas para quem já possui a aprovação americana válida. Já o México exige visto físico, mas dispensa o documento para viajantes que tenham o americano ou canadense válido.


“Quem já tem o visto dos Estados Unidos, por exemplo, pode usar o mesmo documento para entrar no México, o que facilita muito o roteiro para quem quer assistir aos jogos em mais de um país”, diz.

Lisboa também reforça que a atenção aos detalhes pode fazer a diferença entre uma viagem tranquila e uma dor de cabeça: “Quando esse viajante não reúne  todos os comprovantes exigidos, como vínculos com o Brasil e capacidade financeira, ele tem mais chance de ser negado”, alerta.

Para quem planeja viajar, o especialista recomenda organizar toda a documentação com antecedência e buscar orientação profissional para evitar contratempos. “Hoje existem empresas especializadas que cuidam de todo o processo, desde a análise do perfil do viajante até o agendamento e acompanhamento da entrevista. Isso traz segurança e aumenta as chances de aprovação”, destaca Lisboa.

Além dos vistos, o CEO da Legale lembra que é importante verificar regras sanitárias, seguro-viagem e validade do passaporte, que precisa ter, no mínimo, seis meses de validade na data de entrada no país.

“Planejar é a chave para aproveitar ao máximo a experiência do Campeonato. Com documentos em dia e organização, o torcedor só precisa se preocupar em escolher quais jogos quer assistir e viver esse momento único”, conclui.

Uma jornada sensorial pelos bazares mais emblemáticos do Oriente e do Mediterrâneo

Perder-se pelos becos de um bazar é mergulhar na essência viva de uma cidade. De Istambul (Turquia) ao Cairo (Egito), os mercados históricos são muito mais do que locais de compra — são palcos vibrantes de aromas, cores, vozes e tradições que contam histórias de séculos de comércio, cultura e convivência.

A Turkish Airlines, companhia que voa para mais países no mundo, segundo o Guinness World Record®, conecta brasileiros a centenas de destinos por meio de seu hub em Istambul. Aqui, a companhia destaca aqueles que encantam pela cultura, arte e artesanato, abrigando alguns dos estabelecimentos comerciais mais antigos do planeta — os bazares.

Istambul: entre tapetes, especiarias e labirintos seculares

No cruzamento entre a Europa e a Ásia, Istambul abriga alguns dos mercados mais fascinantes e antigos do mundo. O Grande Bazar (Kapalıçarşı), construído no século XV, é um verdadeiro labirinto com mais de 4 mil lojas distribuídas por 61 ruas cobertas. Ali é possível encontrar de tudo: joias, tapetes, cerâmicas e artesanatos típicos turcos.

Caminhar por seus corredores abobadados revela pátios escondidos e cantos atemporais, onde comerciantes preparam chá, artesãos moldam metais e clientes barganham preços — um ritual diário que atravessa gerações.

Nas proximidades, o Bazar das Especiarias (Mısır Çarşısı) é uma explosão de aromas e cores. Desde o século XVII, esse mercado movimentado comercializa especiarias, frutas secas, doces turcos e chás aromáticos trazidos do Egito — origem de seu nome. Sua arquitetura abobadada e atmosfera intensa fazem dele uma das experiências mais sensoriais da cidade.

Istambul também abriga mercados menores e especializados, como o Arasta Bazaar, próximo à Mesquita Azul, conhecido por tecidos e artesanatos feitos à mão, e o Mahmutpaşa, uma rua comercial cheia de energia local e autenticidade. Mais do que lugares para comprar, são espaços de pertencimento — guardiões da memória cultural de um império erguido sobre o comércio e a conexão entre povos.

A Turkish Airlines é a porta de entrada para essa experiência. Desde a chegada ao Aeroporto de Istambul, o viajante já sente o espírito da cidade — o aroma do café turco recém-preparado e a harmonia entre tradição e modernidade em cada detalhe.

Independentemente do destino final, os programas Touristanbul e Stopover, oferecidos pela companhia, transformam escalas em experiências memoráveis: um tour rápido pela cidade ou uma estada de um ou dois dias que certamente deixarão o visitante com vontade de voltar (checar regras e mais informações no portal da Turkish Airlines)

Cairo: entre o aroma do incenso e os tecidos bordados

Mais ao sul, do outro lado do Mediterrâneo, o Cairo revela seu próprio universo de mercados vibrantes. Entre suas joias mais fascinantes está a Qasaba de Radwan Bey, um mercado coberto de tecidos datado do século XVII. Localizado ao sul das muralhas da cidade antiga, ele preserva a arte da khayamiya — as tradicionais tendas bordadas com padrões geométricos coloridos, confeccionadas por artesãos que mantêm viva essa herança ancestral.

Próxima ao movimentado Khan el-Khalili Bazaar, a Qasaba de Radwan Bey é uma ponte entre o passado e o presente do Cairo, um corredor sombreado onde história e design se encontram. A cada passo, revelam-se as cores, a continuidade e o talento dos artistas egípcios.

Já o lendário Khan el-Khalili permanece como o coração pulsante do comércio e da cultura cairota. Suas vielas estreitas, repletas de luminárias, especiarias, joias e antiguidades, conduzem os visitantes ao icônico Café El-Fishawy, aberto desde 1797 — refúgio de escritores, artistas e sonhadores há mais de dois séculos. Tomar um chá de menta ou um café árabe ali é sentir o pulso da cidade: vibrante, ancestral e viva.

Turkish Airlines: conectando culturas, conforto e curiosidade

Com sua ampla rede de destinos e hospitalidade inconfundível, a Turkish Airlines oferece muito mais do que um voo — ela é uma ponte entre mundos. Partindo do Brasil, a companhia opera voos diários, 11 semanais, entre São Paulo (GRU) e Istambul (IST), conectando brasileiros a destinos em todos os continentes por meio de seu moderno hub na capital turca. De lá, é possível seguir com facilidade para o Cairo e muitos outros lugares.

Entre um voo e outro, os passageiros podem relaxar nos premiados Lounges da Turkish Airlines no Aeroporto de Istambul, espaços de tranquilidade e elegância que reflete a hospitalidade turca, com sabores autênticos e design inspirado na própria cidade.

Dos corredores perfumados do Grande Bazar às vielas douradas do Khan el-Khalili, a Turkish Airlines conecta não apenas destinos, mas, também, culturas, tradições e paixões, com o cuidado e o conforto que definem sua jornada.

Cultura, gastronomia e até cuidado com o meio ambiente contam na hora de escolher um destino latino para as próximas férias

Bem aqui ao lado, a poucas horas de voo ou até acessíveis de trem, carro e ônibus, estão paisagens impressionantes, culturas inesquecíveis e opções gastronômicas capazes de marcar até os paladares mais exigentes. Com 20 países, a América Latina é uma fonte inesgotável de descobertas para viajantes a lazer, estudo ou negócios. Não é por acaso que os destinos latinos estão entre os preferidos dos viajantes brasileiros.

De acordo com o estudo mais recente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai, estiveram entre as dez cidades mais visitadas pelos brasileiros em 2023. Não faltam motivos para priorizar os “hermanos” na lista de desejos de viagem, mas aqui está uma lista com sete deles para levar em conta ao planejar as próximas férias.

  1. Voos mais curtos, menos poluição
    Viajar pela América Latina é mais sustentável, porque geralmente envolve distâncias menores em comparação com os destinos intercontinentais. Buenos Aires, por exemplo, está a apenas duas horas de voo de cidades como Curitiba e São Paulo. Isso resulta em uma emissão de CO₂ significativamente menor, o que contribui para uma pegada ambiental reduzida.
  2. Melhor relação custo-benefício
    Em vez de dólares, libras ou euros, os países latinos têm moedas com câmbio muito mais favorável para os brasileiros, que ganham em reais. Muitos países latino-americanos oferecem experiências incríveis por preços mais acessíveis do que outros destinos internacionais. Assim, enquanto jantar em um restaurante famoso na Europa pode custar alguns milhares de reais, uma experiência parecida, por exemplo, no Peru — que abriga uma infinidade de chefs reconhecidos internacionalmente — é muito mais amigável para o bolso brasileiro.
  3. Natureza diversa e impressionante
    As geleiras e fiordes da Patagônia — seja no Chile ou na Argentina — não ficam devendo nada às paisagens mais incríveis de países como Islândia ou Noruega. E, para quem não gosta de frio, também estão disponíveis praias caribenhas e destinos cercados por floresta tropical. A América Latina reúne alguns dos ecossistemas mais ricos e variados do mundo, ideais tanto para quem gosta de aventura quanto para quem quer descansar e desfrutar do melhor da vida.
  4. Oferta hoteleira para todos os gostos e bolsos
    Nos últimos anos, a região ganhou impulso em termos de quantidade e qualidade de hospedagens em hotéis. Redes hoteleiras com atuação global olham para os países latinos com interesse crescente e têm investido tanto no aumento quanto na diversificação da oferta hoteleira. Segundo o diretor de Expansão para as Américas da Minor Hotels, Felipe Mihovilovich, a empresa — que possui mais de 560 hotéis em 57 países — vê a América Latina como peça-chave em sua estratégia de crescimento. “A América Latina é, sem dúvida, uma prioridade estratégica para a Minor Hotels; é uma fonte inesgotável de crescimento e representa uma peça essencial tanto em volume quanto em estratégia. É uma região que oferece diversidade cultural, riqueza gastronômica, destinos de alto potencial e, sobretudo, uma oportunidade de conexão com viajantes de todos os segmentos.”

Ele explica que a oferta diversificada responde a uma demanda que já está próxima de alcançar os níveis anteriores à pandemia. “A região alcançou cerca de 213 milhões de chegadas internacionais em 2024, recuperando 97% do volume pré-pandemia e, nessa evolução positiva, estamos presentes com cerca de 60 hotéis em nove países sob marcas como NH Hotels, NH Collection, Avani e nhow.”

  1. Riqueza cultural, histórica e gastronômica
    Civilizações como maias, incas e astecas deixaram um legado cultural fascinante que ainda ressoa no cotidiano de muitos países. Desde os sítios arqueológicos do México até antigos centros coloniais como Cartagena das Índias, na Colômbia, não faltam opções de passeios para quem deseja conhecer melhor o passado e o presente dos povos latinos.

Além disso, há uma infinidade de experiências culturais disponíveis, como aprender a preparar um assado tipicamente argentino ou assistir a apresentações de danças ancestrais em qualquer um desses países.

No que se refere à gastronomia, é verdade que ainda existem algumas “guerras gastronômicas” em curso entre países latinos, mas isso não significa que o viajante corra algum risco; ao contrário, os turistas em geral só têm a ganhar com a disputa pela autoria de pratos imperdíveis como o ceviche e as empanadas. Enquanto essa questão não se decide, a recomendação é provar todas as versões possíveis dessas delícias para decidir você mesmo qual é a vencedora. Afinal, viajar pela América Latina é uma jornada gastronômica que inclui tacos, pupusas, arepas, chipas, choclos, juane, cuy, asado, ropa vieja, mofongo, patacones e frutos do mar em suas mais diversas apresentações. A culinária regional é rica, saborosa e, muitas vezes, muito acessível.

  1. Conectividade

A LATAM Airlines, maior grupo aéreo da América do Sul, registrou quase 10% de aumento no número de passageiros transportados do Brasil para outros países da região, passando de 889 mil no primeiro semestre de 2024 para 974 mil no primeiro semestre de 2025, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Atualmente, a companhia opera 23 rotas do Brasil para outros países da América do Sul, com voos saindo de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Belo Horizonte/Confins, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

Ao longo de 2025, a LATAM está ampliando a conectividade do Brasil com os países vizinhos, por meio da inauguração das rotas de Guarulhos para: Bariloche, Córdoba e Rosário. Do Galeão, a companhia terá ainda voos para Buenos Aires/Ezeiza, além de contar com as novas rotas Porto Alegre–Buenos Aires/Aeroparque, Belém–Bogotá (para atender à demanda da COP30, em novembro), Florianópolis–Lima, Recife–Buenos Aires/Ezeiza, além de ter retomado, em janeiro de 2025, as rotas Porto Alegre–Lima e Porto Alegre–Santiago após a reabertura do aeroporto gaúcho. Por fim, em 2024, a companhia inaugurou as rotas internacionais: Brasília-Santiago, Recife-Santiago, Fortaleza-Santiago e Curitiba-Lima.

  1. Facilidade com o idioma

Embora o espanhol não seja exatamente uma língua fácil, sua semelhança com o português pode fazer com que a comunicação nos países latinos seja muito mais simples para os brasileiros. Afinal, comunicar-se em uma língua que tem muitas palavras parecidas com a nativa é muito mais fácil do que tentar entender idiomas de raízes diferentes, como inglês, alemão ou chinês.