Orquestra Sinfônica Municipal apresenta o concerto Maracatu e Burana, com obras do brasileiro Francisco Mignone e do alemão Carl Orff

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

União de obras populares e potentes, Maracatu e Burana exalta clássicos que vão do Brasil à Alemanha. Carmina Burana, de Carl Orff, e Maracatu Chico Rei, de Francisco Mignone, serão regidos por Roberto Minczuk, junto à Orquestra Sinfônica Municipal, ao Coro Lírico Municipal, ao Coral Paulistano e ao Coro Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, nos dias 21 (quinta) e 22/12 (sexta), às 20h.

Em suas semelhanças e diferenças, dois universos musicais serão unidos no palco do Theatro Municipal de São Paulo. O primeiro, o Maracatu de Chico Rei, bailado afro-brasileiro, com coro, composto pelo brasileiro Francisco Mignone, em 1933, inspirado na lenda de Chico Rei, à qual se atribui a origem das festas de congado. Já o segundo, Carmina Burana, uma cantata cênica composta pelo alemão Carl Orff, composição extremamente popular por seu movimento de abertura e pelo de fecho, intitulado "O Fortuna".         
 

O espetáculo será apresentado pela a Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano e Coro Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, nos dias 21 (quinta) e 22/12 (sexta), às 20h. O concerto, intitulado Maracatu e Burana, tem a regência de Roberto Minczuk e conta com Mário Zaccaro como regente do Coro Lírico e Maíra Ferreira como regente do Coral Paulistano. Os solistas incluem Maria Carla Pino Cury (soprano), Jabez Lima (tenor) e David Marcondes (barítono). Os ingressos variam de R$12 a R$64, a classificação é livre, e a duração é de 120 minutos.

 

De acordo com o maestro titular, Minczuk, ambas as obras são celebradas por seu impacto musical e popularidade. "Francisco Mignone é um dos mais espetaculares compositores brasileiros, um compositor nacionalista, que utiliza-se de danças e ritmos brasileiros, em uma música de uma energia vital que se assemelha muito a Carmina Burana. São composições muito rítmicas, que utilizam o coro de uma maneira muito impactante", pontua.

 

O Maracatu Chico Rei traz como personagem o rei de uma tribo africana aprisionada e enviada ao Brasil onde seus componentes foram vendidos como escravos em Minas Gerais. Heroicamente, com seu trabalho Chico Rei conseguiu se alforriar e alforriar membros da tribo com quem formou em Ouro Preto a Confraria do Rosário, ligando-se à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O bailado modifica essa tradição, destinando-se o ouro à alforria de seis membros da tribo que continuavam escravos.

 

Em Carmina Burana, o público poderá assistir a um concerto de exuberante vigor rítmico-dramático e fortes acentos eróticos. Inicialmente destinada à representação como ópera, a obra ganhou popularidade como uma cantata para grande coro, tanto adulto quanto infantil, e solistas. Essa cantata é emoldurada por um dos mais valiosos símbolos da Antiguidade, a Roda da Fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte.

 

Para mais informações sobre os espetáculos, confira a programação completa abaixo, ou acesse o site oficial do Theatro.

 

Serviço

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala de Espetáculos - 1503 pessoas

Em outra categoria

Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.