Memórias, músicas e migrações: Museus celebram o aniversário de São Paulo com diversidade cultural

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Explore diferentes facetas da cidade durante as atividades propostas pelos Museus, desde o patrimônio cultural até as experiências musicais e oficinas criativas

Os Museus Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade oferecem na ocasião do aniversário de São Paulo uma programação que abrange a cidade de diferentes formas, com músicas, a escrita de Mário de Andrade e uma feira cultural que vai tratar do processo da migração. Algumas atividades requerem inscrição e os links estão disponíveis no final do texto (Serviço).

 

Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade são instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e geridos pela Organização Social Poiesis.

Fique por dentro de alguns destaques.

 

Casa Mário de Andrade

 

A formação livre São Paulo: lugares, memória e patrimônio está com inscrições abertas (clique aqui) e os encontros ocorrem às terças-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro, e 6 de fevereiro, das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. As orientações serão feitas por Eduardo Polidori, consultor, curador e mestre em Museologia pela USP, Marcelo de Paiva, doutor pela FAU-USP e especializado em patrimônio cultural, e Michelli Monteiro, doutora em História e Fundamentos da Arquitetura (FAU-USP) e foi curadora-adjunta de três exposições do Novo Museu do Ipiranga. A atividade traz uma das questões mais intrigantes para Mário de Andrade, explorando os processos e decisões que levam ao reconhecimento de determinados lugares como patrimônio cultural. Os temas incluem as relações do Pátio do Colégio com o apagamento da memória indígena, as descobertas arqueológicas do Quilombo do Saracura e do Cemitério dos Aflitos em relação à negligenciada presença afro-brasileira na região.

 

O Núcleo de Ação Educativa do Museu preparou a oficina Bonecos de papel: Mário de Andrade em São Paulo, que acontecerá no dia 25 de janeiro, das 14h às 15h30. Conduzido pela arte-educadora Carô Luvisotto, este encontro convida os participantes a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu. Ao personalizar os bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade, a turma mergulha em uma jornada lúdica e educativa. A atividade será realizada no orquidário do Museu Casa das Rosas e as inscrições estão abertas no site.

 

Em celebração aos 470 anos da cidade que inspirou Mário de Andrade, o Museu também realiza o Encontro Peripatético Caminhada do Turista Aprendiz: incursões pela história de São Paulo, em parceria com Rafael Gushiken, guia e consultor de turismo, educador e criador da operadora SP da Garoa. O evento será no sábado, 27 de janeiro, das 10h às 13h, e as inscrições podem ser feitas aqui. O percurso levará ao processo de elevação da Vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, na colina do Triângulo Histórico, até a constituição da metrópole do século XX, com foco especial na considerada primeira periferia da cidade, o bairro da Liberdade. O ponto de encontro será na Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico de São Paulo.

 

A agenda completa da Casa Mário de Andrade que celebrará os 470 anos de São Paulo pode ser acessada no site do Museu.

 

Casa das Rosas 

 

No dia 25 de janeiro, das 11h às 16h, a Feira Multicultural: trabalhos do mundo ocupa o jardim do Museu Casa das Rosas. O evento é promovido pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio e fomenta a autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras. A atividade ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes.

 

Das 13h às 14h30, a Casa também será palco para o evento Sons da Paulista, inspirado nos músicos que, por iniciativa própria, encantam as pessoas que passam pela Avenida Paulista. Entre os artistas, há jovens e veteranos que tocam os mais diversos instrumentos e gêneros musicais. Entre os convidados estão o saxofonista, instrumentista e compositor Vinicius Chagas, a cantora e compositora paulista Gisele Lira e a cantora e compositora Myrella Nascimento.

Também no dia 25 de janeiro, encerrando a noite, das 18h às 19h, o jardim recebe o Jacking Baile, uma experiência de House Dance ao som de batidas eletrônicas proporcionada pela Nós D'água Companhia de Dança. A atividade começa com uma aula de House Dance conduzida por um professor convidado, seguida por um baile ao vivo, ambos acompanhados por uma banda.

No mesmo dia, uma atividade pelo jardim para as crianças e o sarau Chama poética, formado por recital de poemas e de canções, completam a comemoração de aniversário da capital paulista. Clique aqui e fique por dentro da agenda completa.

 

Casa Guilherme de Almeida

 

Os pequenos também têm espaços na agenda focada no aniversário de São Paulo. É o caso da quinta-feira, 25 de janeiro, das 10h às 11h, quando o museu Casa Guilherme de Almeida realiza a atividade Pintura Natural, com o arte-educador Rodrigo Vieira.

A oficina oferece uma experiência de pintura com tintas naturais para as crianças de até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis, a fim de estimular a criatividade, socialização e sensibilização para o espaço museológico. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.

 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

 

Serviço:

 

Casa Mário de Andrade

Curso livre

SÃO PAULO: LUGARES, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Com Eduardo Polidori, Marcelo de Paiva e Michelli Monteiro

Terças-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro, e 6 de fevereiro, das 19h às 21h

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui - Prazo: 15/01

Vagas: 300

Em outra categoria

Ministro Celso Sabino e autoridades recepcionam voo internacional que simboliza a marca de 6,8 milhões de visitantes até agosto em todo o país

O Governo Federal promoveu na última quarta-feira, 17.09, uma ação no Aeroporto Internacional de Belém para celebrar o recorde histórico do recebimento de 6,8 milhões de turistas estrangeiros. O número representa entradas de janeiro à agosto em todo o país. O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, parlamentares, representantes do trade turístico e gestores estaduais e municipais.

Na ação, a capital paraense fará uma recepção especial a um voo internacional da TAP, vindo de Portugal, simbolizando o aumento da entrada desses visitantes no país, em um ano que consolida o turismo como motor do desenvolvimento econômico nacional, reforçando também o papel da capital paraense como porta de entrada da Amazônia e destino estratégico na preparação para a COP30, que será realizada em novembro próximo.

Na oportunidade será feita também, pelo Ministério do Turismo, a apresentação do Calendário Turístico Oficial do Brasil. Ao final da ação, o ministro Celso Sabino atenderá a imprensa no local para informações complementares.

Muitas vezes, não cobre o valor mínimo exigido para entrar nos principais destinos. Além disso, costuma focar apenas em emergências médicas, desconsiderando outros problemas como extravio de bagagem ou cancelamentos de passagem

O final do ano bate à porta e, a esta altura, muita gente começa a se programar. Se o objetivo é fazer uma viagem internacional, no checklist não pode faltar a contratação de um seguro. Ele é obrigatório em dezenas de países, inclusive nos destinos mais procurados. Em muitos, há até um valor mínimo estipulado.

Nesse ponto, há uma dúvida comum: para quê contratar seguro viagem se cartões de crédito costumam incluir esse benefício? Especialistas em turismo internacional alertam, porém, que nem sempre o seguro oferecido pela bandeira do cartão é suficiente. Muitas vezes, sequer abrange o valor mínimo para ingressar em alguns países. Resultado: risco de ser barrado na imigração.

Mesmo que o valor mínimo esteja de acordo, costuma haver um outro problema: a maioria dos seguros dos cartões de crédito oferece cobertura limitada, explica o especialista Hugo Reichenbach, diretor de operações da Real Seguro Viagem. “Geralmente, só despesas médicas e hospitalares, muito básicas. Até problemas comuns, como extravio de bagagem e cancelamentos ficam de fora”, alerta.

Outro perrengue: o seguro do cartão de crédito se dá pelo sistema de reembolso. Ou seja, primeiro o viajante arca com aquela despesa do problema enfrentado, para depois ser ressarcido. “Imagina a situação: estar em outro país, enfrentando uma emergência, e precisar desembolsar, no ato, uma quantia considerável. Isso gera um outro transtorno: além da situação emergencial, ter que se preocupar com dinheiro para pagar aquilo”, sublinha o especialista.

O caso pode se agravar se o seguro do cartão não for ativado. Isso não é difícil de acontecer, já que muita gente pensa que o seguro é automático. Reichenbach adverte: “Para ter o benefício, é preciso que a passagem seja comprada com o cartão de crédito. Só que às vezes a compra é feita por outros meios, seja porque custa mais que o limite, ou porque, por outros meios, o preço foi mais vantajoso”.

Segundo o diretor da Real Seguro Viagem, em média o valor do seguro dos cartões de crédito é de US$ 15 mil. Na Europa, no entanto, o mínimo exigido é de 30 mil euros. Em quase 30 países do continente, signatários do Tratado de Schengen (sobre a circulação de pessoas no continente), para entrar é preciso comprovar ter seguro viagem.

O mesmo ocorre em outras partes do planeta. Na América Latina, Cuba, Venezuela e Equador exigem seguro. É item obrigatório também no Oriente Médio (Afeganistão, Emirados Árabes, Irã, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia). Austrália e Irlanda exigem seguro para intercambistas.

Por tudo isso, a recomendação é pela contratação de um seguro viagem especializado. “É um investimento em uma proteção indispensável. O seguro deve ser feito seja para viagem a passeio, a trabalho e mesmo para visita familiar; seja para viagens internacionais como para dentro do Brasil. É uma prevenção contra gastos inesperados. Além disso, dá tranquilidade, evitando desgaste emocional extra: o da preocupação com dinheiro, diante de uma emergência”, define o especialista.

Ademais, o seguro especializado pode ser contratado conforme o perfil do viajante. Assim, a cobertura contempla riscos inerentes às características de cada pessoa e sua viagem. Por exemplo, se está viajando com crianças, com pets; se é viagem turística convencional ou mais radical. “Com as seguradoras especializadas, tudo isso pode ser personalizado”, assinala o diretor da Real Seguro Viagem.

O ano de 2026 reserva boas oportunidades para quem gosta de viajar e aproveitar cada pausa da rotina. Serão 11 feriados nacionais com possibilidade de emendas, abrindo espaço para momentos de descanso, lazer e descobertas pelo Brasil. Seja em família, em casal ou até mesmo em uma viagem solo, os feriados prolongados se transformam em convites perfeitos para desacelerar, recarregar as energias e viver experiências únicas em diferentes destinos turísticos.

Mais do que simples datas no calendário, os feriados são a chance de unir descanso, boa gastronomia, contato com a natureza e novas vivências culturais. Planejar uma viagem para esses períodos garante não apenas uma pausa estratégica, mas também a oportunidade de conhecer lugares encantadores do país, seja em refúgios de montanha, cidades tranquilas à beira de represas ou destinos mais distantes, que surpreendem por sua autenticidade e riqueza cultural.

Entre as opções, Campos do Jordão, conhecida como "Suíça Brasileira", é sempre um destaque. A cidade encanta os visitantes com o Morro do Elefante, o Horto Florestal e o charmoso centrinho de Vila Capivari. Para quem busca conforto e estrutura completa, o Gran Paradiso Resort oferece experiências de alto padrão, enquanto o I   Com infraestrutura completa para lazer e negócios, o Matiz Vilaboim oferece piscina ao ar livre, academia, salão de beleza, sauna, salão de eventos e o Rick's Restaurante, que garante uma experiência gastronômica especial.