Entre os dias 24 de março e 7 de abril, a cidade de São Paulo recebe a segunda edição do Festival Cinegastroarte Itinerante, ação que reúne os universos do cinema, da arte e da gastronomia. Com atividades gratuitas nas zonas oeste e leste de São Paulo, o evento tem oficinas e palestras em escolas públicas e, nos dias 2 e 3 de abril, terá onze sessões gratuitas no cinema do Raposo Shopping, no Jardim Boa Vista, na zona oeste da cidade, apresentando filmes que têm a culinária como um de seus elementos principais. Serão disponibilizados 3069 ingressos que devem ser retirados de forma online no portal da Event Brite.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Teleperformance, empresa líder mundial em serviços digitais presente em 100 países, e realização da NTICS Projetos. O festival visa estimular o acesso e o consumo de bens culturais, sobretudo por jovens e estudantes do ensino público. "Este projeto já passou por diversas cidades, sempre levando ao público experiências impactantes que buscam provocar uma reflexão sobre como a comida é um elemento crucial para a formação da nossa identidade. Neste sentido, o cinema é um grande aliado dentro deste processo de conscientização", afirma Gustavo Godoy, coordenador da NTICS Projetos.
Sob o nome Encontre o Sabor, nas escolas, serão realizadas oficinas de artes visuais para trabalhar conceitos e a reprodução de técnicas de pintura e fotografia animada. As atividades ocorrem entre os dias 25 e 29 de março, nas escolas E.E Jardim Wilma Flor e E.E Professor Carmelinda Marques Pereira, ambas no extremo leste da cidade. Além das oficinas, os alunos também terão uma palestra com o tema "Gastronomia Brasileira é Patrimônio e é Arte", que ressalta o potencial da culinária como parte formadora da nossa cultura.
Descubra a Arte
Durante todo o período do evento, os visitantes do cinema poderão conferir a exposição "Nos bastidores do Cinegastroarte", que traz painéis interativos que estimulam os sentidos e mostram os detalhes de grandes produções gastronômicas feitas por renomados chefs de cozinha.
"A possibilidade de proporcionar uma programação tão rica de forma gratuita reflete nosso compromisso com a comunidade para garantir que mais pessoas tenham contato com a magia do cinema. Mais do que isso, nós também queremos desempenhar um papel ativo na promoção da arte como meio de expressão nas escolas públicas, incentivando os alunos a explorarem sua criatividade e imaginação.", afirma Gabriela Lavarello, Head de Marketing da Teleperformance no Brasil.
Segunda edição do Festival Cinegastroarte Itinerante tem atividades e cinema gratuitos em São Paulo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura