Devido ao sucesso da primeira temporada com um público de mais de 10 mil pessoas, Peter Pan - Crescer é Preciso faz sessões no Teatro das Artes. A montagem tem texto e direção de Luccas Papp e a nova temporada vai de 10 agosto a 22 de setembro, com sessões sempre aos sábados e domingos, às 15h. A peça, focada no público infantil e jovem, explora a beleza e as dificuldades do crescimento pessoal e aborda a relação entre pais e filhos, o poder do perdão e o cuidado vital com o meio ambiente.
O elenco é formado por Lucca Perez, Giovana Stinglin, João Pedro Delfino, Gab Cardoso, Evellyn Cunha, Vinny Guimarães, Renata Schneider, Thaís Rico, Paulinho Ramos, Júlia Franco, Jow Black, Laura Binder e Hitallo Alca.
Peter Pan - Crescer é Preciso é uma adaptação teatral que mergulha na jornada emocional do protagonista e seus amigos, não apenas ao enfrentarem a transição para a vida adulta, mas também ao se depararem com a responsabilidade de cuidar do planeta e do futuro. Enquanto lidam com seus dilemas pessoais, os personagens confrontam a resistência em crescer, mas também se deparam com a urgência de preservar a Terra do Nunca, representando um reflexo do nosso próprio mundo, por meio dos sonhos e da imaginação.
"Essa versão reflete como a tecnologia e o acesso à informação incessante fazem com que a nossa geração cresça cada vez mais rápido, perdendo os sonhos da infância, a inocência, o que é sonhar e o que é acreditar no mágico. É preciso crescer, não podemos negar a necessidade de amadurecer, porém isso precisa ocorrer de uma maneira saudável. Adaptamos a história original, focando em um novo momento da vida de Wendy, que está entrando na faculdade, e a forma como isso assusta a ela e seus irmãos. Criamos personagens como a Lady Seraphine, que é a guardiã da Árvore Sagrada, e a Aria, que é a filha dela. Os Meninos Perdidos têm nomes com suas personalidades e sonhos. Até mesmo Gancho teve uma infância de abandono e isso justifica sua ações. Essa humanização é fundamental para que a obra atinja mais tecidos sociais. É como se o espetáculo se passasse em uma fase diferente do que estamos habituados", explica Papp.
A concepção evidencia a necessidade de revitalizar um conto clássico para uma nova geração, incorporando elementos atuais e relevantes para o público contemporâneo. A peça pretende manter a essência mágica e atemporal da obra, enquanto atualiza os conflitos e temas para refletir as preocupações e desafios enfrentados pelo mundo moderno.
A comédia é uma característica marcante no texto que procura conectar-se com o público atual, trazendo à tona questões que vão além da nostalgia do conto original. O cenário e o figurino utilizam alguns materiais reciclados de espetáculos anteriores da produtora, mantendo a ideia de preservação dos recursos naturais e o cuidado para não produzir novos resíduos. A inclusão de músicas inéditas cantadas ao vivo permite não apenas uma abordagem fresca e original, mas também oferece uma maneira poderosa de expressar emoções e aprofundar os dilemas.
"A obra tem uma característica muito interessante, que é essa universalidade, por meio nomes fortes, alguns bem marcantes como o próprio Peter Pan, a Wendy, o Capitão Gancho, a Sininho, etc. Todos dialogam com diversas gerações e gêneros. Atualizamos a abordagem e excluímos esteriótipos do filme original, e tocamos bastante na importância ecológica com a Terra do Nunca, um mundo mágico e vivo que respira junto com todos em cena", enfatiza o diretor.
Peter Pan - Crescer é Preciso faz curta temporada no Teatro das Artes em agosto
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura