Shoppings Sá Cavalcante participa da Exposhopping 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Projetos de expansão do Shopping Rio Poty (PI) e Shopping da Ilha (MA), e retrofit do Shopping Mestre Álvaro, na Serra (ES), são um dos focos da empresa



A Exposhopping 2024 acontece entre os dias 26 e 28 junho e é o maior evento do setor de shopping centers, com o foco de reunir as empresas presentes no segmento e debater o futuro do setor, que registrou um recorde de faturamento em 2023, com R$ 194,7 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Neste ano, a Shoppings Sá Cavalcante participa do evento com um estande de mais de 120m².

A empresa possui seis empreendimentos em quatro estados (Espírito Santo, Piauí, Pará e Maranhão), e um greenfield em andamento: o Shopping Dutra no Rio de Janeiro. Além disso, foi desenvolvido o projeto de expansão do Shopping da Ilha, em São Luís, no Maranhão, está em andamento  o retrofit do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, no Espírito Santo, o qual contará com uma nova fachada mais moderna, e será lançado o projeto de expansão do Shopping Rio Poty, em Teresina, no Piauí.

O Shopping Mestre Álvaro receberá até 2025 mais de R$60 milhões em investimento da Sá Cavalcante e parceiros, para o projeto de retrofit do empreendimento, que engloba uma nova fachada, reformas no estacionamento, mudanças na praça de alimentação e no Pátio Mestre Álvaro, além da criação de novos espaços de convivência e a chegada de novas marcas para irão qualificar o mix. Atualmente, tanto os banheiros como o Espaço Família foram renovados e todas as mudanças serão concluídas até 2025.

"As mudanças no Shopping Mestre Álvaro buscam reforçar a importância do empreendimento para a região, sendo que mais de 5 milhões de pessoas circulam anualmente pelo shopping. Buscamos contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos, mantendo nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da população local", explica o CEO da Shoppings Sá Cavalcante, Leonardo Cavalcante.

Enquanto no Shopping da Ilha, em 2023, foi inaugurado um um novo piso que adicionou mais de 5 mil m² à Área Bruta Locável (ABL) do empreendimento, gerando a possibilidade de mais de 30 novas operações no shopping. O novo piso já conta com operações de grande relevância, como: Nike, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Casas Bahia, dentre outros. Com isso o shopping totaliza mais de 59 mil m² de ABL e 330 operações.

Já neste ano de 2024, outro empreendimento que recebe investimento para sua revitalização e expansão é o Shopping Rio Poty, que contará com R$60 milhões em investimentos para melhorias e ampliação de sua ABL. 

Dados e iniciativas da Shoppings Sá Cavalcante

Em 2023, a Shoppings Sá Cavalcante registrou R$3 bilhões em vendas nos seis empreendimentos, além de um fluxo de pessoas de 40 milhões nos shoppings da empresa no último ano. A taxa de ocupação dos empreendimentos atingiu 94,7% nesse período. Os shoppings também realizaram mais de 350 eventos em 2023.

"Em termos de desempenho financeiro, os shoppings da empresa registraram um aumento em comparação com o ano de 2022. Também contabilizamos cerca de R$230 milhões em NOI, um aumento de 20% com relação a 2022. Esses números demonstram a relevância no cenário comercial e de entretenimento", comenta Leonardo Cavalcante.

Até 2025, a empresa busca implementar o gerenciamento de projetos tendo o uso de dados como a principal base para tomada de decisão, conhecido como gestão data driven. Aliado à metodologia ágil — um conjunto de ferramentas que implementa uma forma rápida, prática e interativa de gerir projetos – pode trazer novas possibilidades para as administradoras de shopping centers.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TOTVS em 2022, somente 5% das empresas creem que utilizam bem os dados coletados no processo de tomada de decisão dos negócios. 

“Utilizar essas ferramentas para fortalecer o projeto de uma administração mais prática e guiada por dados, a fim de ter tomadas de decisão assertivas e com alto potencial de resultados positivos, é uma tendência para o mercado. Neste cenário, a metodologia ágil de OKR também é uma forma de planejar e aplicar a cultura data driven”, evidencia Marcelo Rennó, diretor de operações e digital na Shoppings Sá Cavalcante.

Outra iniciativa da empresa é o desenvolvimento de negócios em locais que não são considerados os maiores centros comerciais do país, empreendimentos em regiões de Cariacica (ES) e Ananindeua (PA) são alguns dos exemplos disso. Um destaque é o Shopping Moxuara, único empreendimento do setor localizado em Cariacica no Espírito Santo, o qual movimenta a comunidade por meio de espaços para vacinação contra a gripe e a Covid-19, assim como feiras de adoção de animais.

“Quando se trabalha com as praças não tão convencionais, é preciso realizar uma parceria com as prefeituras e a sociedade para que possamos somar com a comunidade ao agregar a oferta de serviços essenciais com a  geração de empregos e o lazer”,  explica Gregory Camara, head operacional e de serviços da Shoppings Sá Cavalcante.

Buscando se alinhar às práticas ESG por meio do reaproveitamento de recursos ou até mesmo da reciclagem. A Shoppings Sá Cavalcante já destinou 100% do resíduo produzido pelos empreendimentos para empresas certificadas e especializadas em reciclagem. ”Muitas vezes não é possível acompanhar até o final o processo de reciclagem realizado pelas empresas. No entanto, buscamos nos certificar de que os nossos resíduos estão sendo devidamente reciclados por meio de visitas aos aterros das empresas contratadas ”, afirma Camara.

Além disso, de acordo com Gregory Camara, a Shoppings Sá Cavalcante também realiza checagens diretamente com as prefeituras sobre o status das organizações contratadas, assim como a realização de auditorias esporádicas para garantir que os processos de reciclagem estão dentro do que é correto. Além disso, em busca da certificação ESG com base na ABNT, a Sá Cavalcante já realizou o seu diagnóstico de materialidade para que crie planos de ações para garantir sua certificação.

Em outra categoria

De 22 a 28 de fevereiro, o Cine Marquise participa da Semana do Cinema, com o intuito de democratizar o acesso a filmes no Brasil       
 

As duas estreias da semana que chegam ao Cine Marquise têm algo em comum: ingresso acessível ao preço fixo de 12 reais. De 22 a 28 de fevereiro, o Cine Marquise participa da Semana do Cinema, com o intuito de democratizar o acesso a filmes no Brasil. Durante o período, o Marquise disponibilizará ingressos de todas as sessões e poltronas, incluindo Chaise e VIP, pelo valor de R$ 12,00, e combo de pipoca P e refrigerante lata por R$ 22,00. "Ferrari", de Michael Mann, e "O Menino e a Garça", de Hayao Miyazaki, são os destaques da semana.

 

"Ferrari" é uma cinebiografia que conta a história de vida do poderoso empresário italiano de carros esportivos Enzo Ferrari (Adam Driver). O filme mostra como Ferrari e sua família revolucionaram a indústria automotiva e, de certa forma, ajudaram a criar o conceito das corridas de Fórmula 1. Selecionado para o Festival de Veneza de 2023, dirigido por Michael Mann (O Informante, O Último dos Moicanos) e estrelado por, além de Driver, Shailene Woodley, Sarah Gadon, Penélope Cruz, Jack O'Connell, Patrick Dempsey e o brasileiro Gabriel Leone.

 

Já "O Menino e a Garça", faz parte do catálogo do Studio Ghibli e é dirigido por Hayao Miyazaki. O longa, que concorre a Melhor Animação no Oscar 2024, conta a história de Mahito, um jovem rapaz de 11 anos que, depois de perder a sua mãe num incêndio, é obrigado a deixar a cidade de Tóquio para voltar para a aldeia onde cresceu. Ele instala-se com o seu pai numa velha mansão situada numa imensa propriedade onde ele se cruza com uma garça que aos poucos se torna a sua guia e o ajuda nas suas descobertas e questionamentos para compreender o mundo ao seu redor e desvendar os mistérios da vida.

 

Ainda em pré-estreia paga, o longa de Wim Wenders, "Dias Perfeitos", que rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes para o Koji Yakusho, permanece na sala 3. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional e acompanha Hirayama (Koji Yakusho), um faxineiro que divide sua vida entre os deveres do trabalho e seus prazeres artísticos da música, literatura e fotografia.

 

Além dele, "Bob Marley: One Love" tem sessões na sala 1 e 3 com o som Dolby Atmos. O filme conta a história de Bob Marley na política durante um dos períodos de auge do seu sucesso.

 

Por fim, com o Oscar se aproximando, filmes que concorrem à premiação ainda podem ser vistos no Marquise. "Zona de Interesse", de Jonathan Glazer, é indicado a cinco Oscars e foi reconhecido com o grande prêmio da 76º edição do Festival de Cannes.

 

Além dele, "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos e um dos favoritos do Oscar, concorrendo a 11 estatuetas, e "Vidas Passadas", de Celine Song, permanecem na programação.

Inspirada nos personagens de Mauricio de Sousa a produção original brasileira será apresentada na plataforma Max 

Max será lançada em 27 de fevereiro na América Latina, a primeira região internacional a receber a plataforma como parte de seu lançamento global. Max será o destino de entretenimento que aproximará o público local de histórias extraordinárias para cada momento, cada emoção e cada membro da família.      
 

Max terá um ambiente especial para as crianças, com uma oferta robusta de conteúdos infantis que poderão ser compartilhados com toda a família. Além das marcas icônicas Cartoonito e Cartoon Network, franquias de sucesso como Looney Tunes, Batwheels, Hannah-Barbera Productions, a oferta é ampliada com conteúdos DISCOVERY KIDS na região. Peppa Pig, Underdogs United, Ghostforce, Shasha & Milo, Mini Beat Power RockerS são alguns dos programas que estarão disponíveis na Max, além de outros conteúdos locais infantis desenvolvidos na América Latina.

 

No dia 27 de fevereiro, mesmo dia em que a plataforma estará disponível em 39 territórios da América Latina e Caribe, os personagens dos quadrinhos mais amados do Brasil mostrarão sua nova aventura no "mundo real"! Produzida pela Discovery Kids em colaboração com Biônica Filmes e Mauricio de Sousa Produções, 'Franjinha e Milena em Busca da Ciência' será a primeira série infantil original a ser lançada na Max.

 
Nesta aventura, dividida em oito episódios, a dupla é acompanhada do esperto e inseparável cãozinho Bidu em uma divertida missão científica: desvendar os segredos da viagem no tempo! A ciência surge como resposta para cada mistério e juntos realizam experiências – desde a criação de um microscópio até à programação de um robô – ao mesmo tempo em que fortalecem uma amizade repleta de colaboração e aprendizado.

 

'Franjinhae Milena em Busca da Ciência' é estrelada por Fabrício Gabriel no papel do curioso e criativo cientista Franjinha, e Bia Lisboa como Milena, uma entusiasta da natureza que esbanja atitude, curiosidade e representatividade. A série é dirigida por Mauro D'Addio com supervisão artística de Daniel Rezende, conhecido por suas populares adaptações cinematográficas da Turma da Mônica. Todos os oito episódios estarão disponíveis na Max na América Latina em 27 de fevereiro.

 

'Franjinha e Milena em Busca da Ciência' também estreia no mesmo dia no Discovery Kids, às 13h (fuso horário de Brasília - com reprise às 20h30), no Brasil. Novos episódios serão lançados de segunda a sexta, sempre no mesmo horário*.

 

Max é para crianças 

A nova experiência infantil da Max trará um ambiente especialmente pensado para que crianças de todas as idades se divirtam enquanto aprendem. Além das classificações etárias, o Perfil Infantil terá diversas categorias de acordo com a idade da criança. Cada uma dessas categorias terá seu próprio catálogo de conteúdo com inúmeras opções de entretenimento disponíveis.  
 

Max vai oferecer aos assinantes uma experiência única de streaming para a América Latina, com um catálogo incomparável que inclui mais de 37 mil horas de conteúdo, com mais recursos de personalização e uma forte oferta de conteúdo voltada para crianças de todas as idades, além de conteúdos para toda a família. 
 

No dia 27 de fevereiro, Max se tornará o destino de entretenimento que aproximará o público local de histórias extraordinárias para cada momento, cada emoção e cada membro da família, proporcionando uma oferta incomparável do melhor entretenimento para todos, tudo em um só lugar.       
 

Max será um espaço onde as crianças poderão se divertir, aprender, explorar e descobrir.

 

*Horário de Brasília, sujeito a alterações sem aviso prévio.           

Com uma prosa envolvente, historiadora explora os bastidores da aristocracia brasileira no século XIX

Em uma jornada atraente pelos corredores da história, a premiada historiadora Mary Del Priore mergulha nas vidas entrelaçadas da princesa imperial Isabel e do conde d'Eu, Gastão de Orléans, numa obra de fôlego: O castelo de papel, que chega em nova edição pela Editora Unesp. Este livro, meticulosamente elaborado a partir de correspondências, documentos oficiais e uma extensa bibliografia, desvenda os intricados detalhes da relação desse casal real, proporcionando aos leitores uma visão íntima da Corte do Império do Brasil.
 

Com uma prosa que rivaliza com os melhores romances históricos, Del Priore transporta os leitores para os salões da aristocracia brasileira, revelando não apenas os aspectos íntimos da vida de Isabel e Gastão, mas também destacando seu impacto significativo nos eventos políticos cruciais que moldaram o Brasil do século XIX. Desde a Guerra do Paraguai até a Proclamação da República, o casal desempenhou papéis fundamentais, com destaque para a assinatura da Lei Áurea, um momento que solidificou a figura de Isabel na memória coletiva da nação.

 

O casamento inicialmente arranjado entre as casas de Bragança e Orléans, destinado a fins políticos, surpreendentemente floresceu em um amor genuíno, permeado por um carinho profundo e uma cumplicidade que resistiria a todos os desafios. No entanto, as tensões entre as ambições políticas de Gastão e os dilemas de Isabel em liderar um Império em transformação trouxeram à tona conflitos inevitáveis.         
 

O castelo de papel é um mergulho irresistível nas complexidades desse período, pintando um retrato envolvente da sociedade brasileira à beira da queda do Império – uma nação imersa em conflitos intransponíveis, enquanto tenta resistir à inexorável marcha da história. Este lançamento promete cativar leitores ávidos por romance, intriga e uma visão autêntica dos bastidores do passado imperial do Brasil.