5ª edição do Vitrine Lab, projeto de formação em distribuição audiovisual, abre inscrições em 23 de setembro

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Curso livre, de 12 aulas, ocorrerá ao vivo e online entre os meses de outubro e novembro, será gratuito e, pela primeira vez, totalmente dedicado a vagas afirmativas

A quinta edição do Vitrine Lab, curso livre de capacitação em distribuição cinematográfica realizado pela Vitrine Filmes, terá suas inscrições abertas no dia 23 de setembro. A grande novidade é que este ano todas as vagas do curso serão gratuitas, e prioritariamente afirmativas. Isso só foi possível devido ao apoio da SPCINE, e com a participação do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

A seleção dos 120 participantes priorizará aqueles que se autoafirmarem como pertencentes a grupos minorizados, como negros, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Mães e pessoas com renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos também são grupos prioritários para a seleção. Parte das vagas (10%) será destinada a membros da rede afirmativa da SPCINE. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 30 de setembro de 2024, podendo ser encerradas antecipadamente caso o limite de 650 pessoas inscritas seja atingido. 

Toda e qualquer pessoa acima de 18 anos e residente em território brasileiro poderá se candidatar às vagas da Vitrine Lab. A inscrição, que será feita através de um formulário online, aberto para inscrições a partir de 23 de setembro, e solicitará as seguintes informações: 

  • Dados pessoais; 
  • Mini-bio (máximo 600 caracteres); 
  • Currículo (PDF, máximo 2 laudas); 
  • Carta de intenção contando um pouco da sua história pessoal e por que você gostaria de participar do laboratório (PDF, máximo 1 lauda); 
  • Foto de divulgação (JPEG ou PNG, max 3 mb); 
  • Declaração de gênero, etnia e renda familia; 
  • Comprovante de residência.

Módulos do Curso

módulo teórico do curso será composto por 12 aulas, que ocorrerão entre 28 de outubro e 27 de novembro. Serão abordados aspectos formais da distribuição de longas-metragens em território brasileiro, temas relacionados à cadeia de valor do cinema nacional, práticas negociais e de produção executiva, marketing digital e offline, produção de conteúdo, políticas públicas, programação em salas de cinema e muito mais. as aulas serão mediadas por profissionais atuantes no mercado, entre membros da equipe da Vitrine e convidados.

Após o encerramento do módulo teórico, a equipe da Vitrine Filmes selecionará até dois participantes para ter uma experiência prática junto ao(s) time(s) de marketing e/ou programação da Vitrine Filmes. . O módulo prático terá três meses de duração, com carga horária de 30 horas semanais.

Desde sua primeira edição, em 2021, o Vitrine Lab já contribuiu para a formação de mais de 350 profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho em diferentes elos da cadeia audiovisual. 

Além da SPCINE e dos órgãos governamentais, o Vitrine Lab conta também com a parceria do Projeto Paradiso. Mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, o projeto atua de forma filantrópica para incentivar o audiovisual brasileiro, e apoia o Vitrine Lab desde sua primeira edição.

Para mais informações, consultar o FAQ - Perguntas e Respostas no site da Vitrine. Dúvidas adicionais podem ser tiradas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294