Com poemas que flertam com a contracultura e a geração mimeógrafo, Leo Nunes traz poesia íntima e subversiva em novo livro

Lançamentos e livros
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Poeta fluminense lança "está na hora de me tornar um homem sério", pela Editora Minimalismos

Sexualidade, morte, amadurecimento, religião e identidade. Estes são só alguns dos temas tratados pelo poeta fluminense Leo Nunes (@leonardocnunes) em "está na hora de me tornar um homem sério" (90 pág.), livro de poesias publicado pela Editora Minimalismos. 

 

Como um filho bastardo da geração beat e um possível adepto da geração mimeógrafo, a geração que andava pelas ruas da cidade de São Paulo fazendo uma poesia libertária, Leo não tem medo de enfrentar os seus fantasmas para encarar os percalços de uma vida moderna, principalmente para um homem gay em um espaço urbano. Subversivo, mas apaixonado, o autor faz uma exploração pessoal dentro da criação e desenvolvimento de um personagem, e busca encontrar através dessa investigação os ecos poéticos que ressoam em cada um de nós. Sua escrita resgata temas e assuntos que o acompanharam ao longo da adolescência e início da vida adulta.

 

Através dos ecos de uma Ana Cristina Cesar ou um Roberto Piva, "está na hora de me tornar um homem sério" adota um tom mais confessional e autoficcional, sendo dividido em três partes. Na primeira, "pequena trajetória de uma bicha da baixada", acompanhamos a trajetória de se descobrir um homem gay e encarar o mundo conservador de uma região pobre da cidade: "Procurei trabalhar no livro a jornada de um personagem. Queria poder ler um livro que contasse e trouxesse os desejos e sabores de um ser muito específico: uma bicha da baixada fluminense que vai tentar descobrir o mundo".

 

Dos encontros com "os meninos da igreja" a uma tentativa de "administrar uma cadela no cio", para Leo a poesia é quase que uma preparação para uma vida que virá. Na segunda parte, "a magia está aqui", o poeta nos apresenta um mundo mais convulso e complexo, das montanhas-russas ao Bate-Bate, das Maratonas ao Sambas, a poesia encontra um espaço urbano complexo de se aprender, cuja aparência é retratada através das entrelinhas da poesia. 

 

Por fim, na terceira parte, "a vida no apartamento 1107", seguimos com este jovem adulto em seu pequeno apartamento e fazemos companhia às aventuras íntimas das noites mal dormidas, dos amores mal passados e das poéticas que atravessam sua vida.

 

Algumas das suas principais influências literárias são as obras de Andrea del Fuego e Victor Heringer. No campo da poesia, Leo passeia por um campo vasto de referências como Ana Martins Marques, Marília Garcia, Flávia Péret, Lilian Sais (que fez a leitura crítica da obra), Rafael Zacca, Angélica Freitas, Pedro Cassel, Ana Cristina Cesar, entre outros nomes. Multidisciplinarmente, tem como referências cinematográficas Eduardo Coutinho e Agnés Varda. 

 

Leo Nunes: liberdade e intensidade, mas um poeta quando dá 

 

Leo Nunes nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e "está na hora de me tornar um homem sério" é o seu livro de estreia. É formado em Comunicação Social - Rádio e TV pela UFRJ em 2011 e iniciou no mercado audiovisual em 2010 trabalhando na Conspiração Filmes como assistente de edição. Desde então vem trabalhando em produtoras de TV e Cinema do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Coordenador de Pós-produção na produtora A Fábrica onde está desde 2017. 

 

Sua motivação ao se firmar no gênero veio de "querer ver na poesia a realidade, as palavras, os sentimentos de um homem gay nos anos 2020". Leo afirma que é "poeta quando dá". "está na hora de me tornar um homem sério" nasce dentro de uma oficina de poesia ministrada por Rafael Zacca, quando tentou "esgotar" o tema da chamada "viadagem". "Resolvi então aceitar esse tema e tentar explorar ele ao máximo. Escrevi o livro ao longo de três semestres de oficina, fui construindo através das provocações novos poemas que buscavam formar uma imagem. Foi um ano e meio para conseguir elaborar todo o projeto", relata. 

 

Sem abandonar os toques autobiográficos, essenciais para uma poesia visceral como a de "está na hora de me tornar um homem sério", Leo compõe neste livro um relato coletivo de uma experiência muito comum: a de nascer nas margens do país e precisar enfrentar preconceitos rumo à libertação. Trata-se de uma poesia mais que urgente, uma poesia latente, que dificilmente não vai encontrar seus pares pelas noites das cidades. 

 

Sobre seus projetos futuros, revela: "Nesse momento estou desenvolvendo um projeto para meu segundo livro de poemas. Dessa vez estou focando no corpo, cidade e memória".

 

Em outra categoria

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos

Oportunidades são resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)
 

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), que oferece oito mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de turismo.
 

Dentre as opções estão: agente de recepção e reserva em meios de hospedagem; copeiro; garçom; mensageiro em meio de hospedagem e espanhol básico e intermediário. As vagas foram abertas em janeiro deste ano, mas, após a uma retificação no edital, houve a disponibilização de outras 2 mil oportunidades.
 

Os cursos, oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância), são uma chance de qualificação à comunidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas por meio do link Link.
 

MAIS QUALIFICAÇÃO - A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal Link, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que, em parceria junto ao MTur, está com mais de 500 vagas abertas para cursos de inglês e espanhol aplicados a serviços turísticos.
 

Condutores e guias de turismo, estudantes de Turismo e profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor podem se inscrever até 03 de março, pelo link Link.
 

Há 268 vagas para os cursos de inglês e outras 260 para os de espanhol, sendo que o candidato pode se inscrever em apenas um deles.