Obra destaca as principais áreas já envolvidas pela tecnologia: social, ambiental, econômica, corporativa e científica
O publicitário Douglas Miquelof, fundador da TechMedia, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, marketing e vendas e administrador de empresas, lança seu primeiro livro, intitulado “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”. O livro já está disponível para compra no aplicativo Amazon Shopping.
A obra traz conceitos de outros pesquisadores, como Joseph Alois Schumpeter, Amy Webb e Clayton Christensen, e temas que explicam a revolução e a transformação da tecnologia ao longo dos anos e como ela afeta diretamente a expectativa de vida, a economia, a política, o trabalho e particularidades do cotidiano da população, como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, comunicação e entre outros. Além disso, o autor conta com a colaboração de Luiz Serafim, empreendedor, palestrante de criatividade, inovação e liderança, consultor e conselheiro de inovação e diretor de marca e comunicação, que escreveu o prefácio do livro. Nele, Luiz comenta sobre suas perspectivas diante da leitura do livro em primeira mão e convida o leitor a mergulhar no universo da inovação.
O Índice Global de Inovação (IGI), divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, mede a potência dos ecossistemas de inovação de 132 economias e identifica as tendências globais mais recentes. A pesquisa indica que o Brasil alcançou o 49º lugar no ranking, tornando-se o país mais inovador da América Latina. Em 2023, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), principal representante da indústria brasileira na defesa e na promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e a produção industrial, reuniu mais de 500 lideranças empresariais do Brasil para debater insights do setor e estimular a criação de ações voltadas à inovação.
Além da MEI, também existe a Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira e incentivando a sofisticação da pesquisa aplicada. Ela já destinou R$3 bilhões para projetos de inovação e, desde 2014, já apoiou 1.459 empresas, de acordo com a CNI.
Nessa mesma linha, temas como o futuro da ciência e do mercado também são abordados pelo autor, além de uma análise crítica sobre a questão da ética no mundo corporativo. O objetivo da obra é compartilhar conhecimento e incentivar as pessoas a buscarem informações sobre esses conceitos tão presentes na sociedade. Ele ressalta que “a inovação vai muito além de avanços tecnológicos e inteligência artificial, ela serve como instrumento para criação de soluções para desafios globais. Além disso, ela promove uma mentalidade empreendedora e uma abordagem de solução de problemas”.
Douglas também destaca que a inovação é a chave para o desenvolvimento de um mercado mais eficiente, que deve auxiliar na abertura de novos negócios que praticam a responsabilidade corporativa e sustentável. “A inovação estimula a economia e a criação de novos negócios, para atender às necessidades da população. Isso significa que ideias, produtos e serviços que trazem experiências e sentimentos ao consumidor gera, também, oportunidades de negócios, fortalece a indústria, moderniza a forma de se trabalhar e alcança níveis de empregabilidade que ajudam a incorporar a sociedade”, diz.
Douglas Miquelof, da TechMedia, lança livro que explica como a inovação impacta diretamente diferentes setores da sociedade
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura