Mês da Água: como as empresas de tratamento estão contribuindo para um futuro sustentável

Meio Ambiente
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No último dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água, um momento dedicado à discussão sobre a relevância desse recurso vital para a vida no planeta. Em um cenário de crescente escassez hídrica e dos impactos cada vez mais perceptíveis das mudanças climáticas, é essencial implementar estratégias que garantam a preservação dos mananciais e o acesso à água potável de forma sustentável. Nesse contexto, as estações de tratamento de água e esgoto desempenham um papel indispensável na gestão inteligente dos recursos hídricos.

Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua, empresa especializada no fornecimento de estações customizadas para o tratamento de água, esgoto, água cinza e reservatórios em plástico reforçado com fibra de vidro, traz à tona a importância dessas estruturas no enfrentamento da crise hídrica. “As estações de tratamento de águas cinzas (de lavatórios e chuveiros), de esgoto e de efluentes em geral, quando corretamente dimensionadas e implantadas, possibilitam a reciclagem e a reutilização da água tratada, garantindo maior autonomia de água aos usuários, mesmo em épocas de escassez. São processos essenciais para promover o aproveitamento de água, preservar os mananciais, protegendo o meio ambiente”, explica Sibylle.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não possuem acesso à água potável segura. No Brasil, embora o país esteja entre as nações mais ricas em recursos hídricos, o desperdício e a poluição ameaçam a segurança dos mananciais e agravam os desafios para a gestão hídrica com consequências diretas na saúde pública. “É essencial investir em tecnologia e infraestrutura avançada para ampliar o acesso à água potável e ao afastamento e tratamento correto de efluentes, diminuindo os impactos ambientais e promovendo  práticas responsáveis e eficazes que permitam um maior bem estar social e desenvolvimento do País”, destaca a especialista.

A importância da potabilização e do tratamento de esgoto

As estações de tratamento de água para potabilização e o tratamento do esgoto antes do descarte são importantes modos de redução de doenças veiculadas pela água e melhoria da saúde pública.

A potabilização da água consiste na eliminação de impurezas, contaminantes químicos e agentes patogênicos, garantindo que a água distribuída para consumo seja segura e adequada às normas estabelecidas. O processo envolve técnicas como floculação, sedimentação, filtração e desinfecção, tornando a água própria para abastecimento essencial a comunidades urbanas e rurais.

Já o tratamento de efluentes visa impedir que rejeitos provenientes de atividades domésticas e industriais poluam rios, lagos, terrenos e lençóis freáticos. Etapas como separação de sólidos, degradação de matéria orgânica e remoção de nutrientes excessivos são implementadas para proteger o meio ambiente e evitar a disseminação de doenças relacionadas à poluição hídrica.

Reúso e gestão sustentável: pilares do futuro hídrico

A adoção de tecnologias que possibilitam o aproveitamento responsável da água tratada destaca-se como uma alternativa sustentável aos desafios hídricos. Sistemas voltados ao reúso permitem que água já utilizada previamente seja tratada e utilizada de forma segura, novamente, em edificações, irrigação de áreas agrícolas e em diversos processos produtivos. Essa abordagem pode reduzir a pressão sobre os mananciais ou  disponibilizar água para maior número de pessoas.

“A água é um bem valioso e finito. Sua gestão inteligente exige soluções personalizadas que priorizem os processos de tratamento que atendam as normas técnicas e as necessidades de cada caso, visando, sempre que possível, o reaproveitamento, a redução de perdas e o consumo consciente. É um esforço a ser compartilhado entre projetistas e fornecedores de soluções no âmbito do saneamento, empresas em geral, governos e sociedade. Com a colaboração de todas as partes pode-se prever  uma maior preservação dos recursos hídricos e um  futuro mais sustentável”, reforça Sibylle.

O Dia Mundial da Água nos trouxe à reflexão sobre o uso racional da água e a importância de preservar, tratar e reutilizar a água, como passos indispensáveis para garantir o recurso às futuras gerações.