Para Fabricio Tonegutti, consultor para tributação de supermercados, a adoção de IA ainda é tímida frente aos benefícios que ela gera
A inteligência artificial (IA) está ganhando cada vez mais espaço no setor de varejo, especialmente nas grandes redes de supermercados, otimizando desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque e logística. Um levantamento da APAS indica que 35% dos supermercadistas utilizam a IA em áreas como vendas, marketing, logística, atendimento e operação. A tecnologia tem sido usada para prever comportamentos, personalizar ofertas e aumentar a eficiência operacional, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores.
Para Fabricio Tonegutti, diretor da Mix Fiscal e consultor para tributação de supermercados, a utilização por parte dos supermercadistas ainda é baixa, frente ao benefício que IA gera para o supermercadista. Ele destaca a importância dessa tecnologia na transformação do setor. “A inteligência artificial está revolucionando o dia a dia dos supermercados. No atendimento, por exemplo, os chatbots e sistemas de recomendação de produtos tornam a experiência de compra mais rápida e personalizada. Já na gestão de colaboradores, a IA ajuda a prever o fluxo de clientes e ajustar as escalas de trabalho de forma automática, garantindo que sempre haja pessoal suficiente, sem sobrecarga de funcionários,” explica Tonegutti.
Além de otimizar o atendimento, a IA tem sido essencial na gestão de estoque e logística. Ao analisar dados históricos e informações em tempo real, a tecnologia permite prever a demanda e ajustar o nível de estoque de forma precisa, o que reduz significativamente o desperdício de produtos perecíveis e evita prateleiras vazias, aumentando a eficiência operacional das lojas.
“A IA não só ajuda a reduzir o desperdício, mas também otimiza a conformidade fiscal, assegurando que produtos estejam corretamente classificados com NCM e PIS/Cofins, o que impacta diretamente o preço final e as margens de lucro. Automatizar esses processos garante que o supermercado esteja sempre em dia com a legislação tributária, evitando prejuízos com impostos incorretos e trazendo mais segurança financeira para o negócio”, complementa o diretor da Mix Fiscal.
Os aplicativos de supermercado também estão se beneficiando da IA proporcionando uma experiência de compra cada vez mais personalizada. Com o uso de algoritmos de recomendação, os apps sugerem produtos com base nas preferências dos clientes e identificam o momento ideal para promoções direcionadas. Segundo Fabrício, a IA garante que promoções e preços estejam em conformidade com a legislação fiscal, evitando erros e mantendo a transparência para os consumidores.
“Essa revolução tecnológica está transformando o setor varejista, e a IA promete continuar avançando em novas frentes, trazendo ainda mais inovação e eficiência. Outros avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas (IoT) e o 5G, também estão no radar dos supermercadistas, devido ao seu potencial de transformar o setor” finaliza Tonegutti.
Pesquisa revela que 35% dos supermercados utilizam Inteligência Artificial (IA)
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura