Mais de um terço dos brasileiros gostaria de morar em outro estado; SC e SP lideram como mais desejados

Turismo
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estudo da Loft com a Offerwise apontou também os principais motivos para o deslocamento: busca por melhor qualidade de vida e melhores perspectivas financeiras ou profissionais

Um em cada três brasileiros, ou 32,6% da população do país, gostaria de morar em outro estado do Brasil que não o que vive atualmente, segundo o estudo Tendências de Moradia no Brasil, realizado pela startup imobiliária Loft em parceria com a Offerwise. Outros 22,1% estariam dispostos a considerar uma mudança. 

 

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 13 de março, com 3.095 respondentes, em amostra representativa do país, apontou também os destinos preferidos e os motivos que fariam as pessoas migrarem para outro estado da federação.   

 

Santa Catarina, conhecido pela qualidade de vida e por seu litoral valorizado, com o metro quadrado mais caro do Brasil e, é o destino mais desejado: 18.3% dos entrevistados gostariam de se mudar para lá.

 

"Santa Catarina vive um momento especial. O crescimento econômico, a segurança e as belezas naturais têm sido um grande atrativo. Balneário Camboriú e cidades vizinhas estão constantemente no noticiário como exemplos de valorização no mercado imobiliário. E em Florianópolis, somente no último ano, o preço do metro quadrado dos imóveis à venda subiu 15%, a maior expansão nas cidades que acompanhamos", afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

 

Os moradores dos estados vizinhos Rio Grande do Sul (59,6%) e Paraná (43%) foram os que mais citaram Santa Catarina como o destino mais desejável. Os moradores de Mato Grosso do Sul completam o Top 3 –23,4% dos sul-matogrossenses afirmaram que se mudariam para Santa Catarina. 

 

Na sequência da lista dos estados mais desejados aparece São Paulo (11,8%), o único outro estado a somar mais de 10% da preferência dos participantes da pesquisa. 

 

Para o especialista de Dados da Loft, a segunda colocação de São Paulo não chega a ser uma surpresa, pois o estado segue sendo atrativo para profissionais em busca de melhor remuneração. "São Paulo é a maior economia do país, com diversos grandes centros, é natural que tenha tanta atração."  

 

Foram os moradores de Alagoas (21,7%), Pernambuco (20,6%) e Minas Gerais (20,4%) os que mais citaram São Paulo como principal destino caso pudessem morar em qualquer estado do país.

Entre os motivos que fariam os brasileiros mudarem de estado, a busca por uma melhor qualidade de vida para si (37,1%) e para a família (34,9%) foram as opções mais mencionadas. Aspectos como clima, custo de vida, infraestrutura e lazer, formam o conjunto que os entrevistados considera importante para qualidade de vida. 

 

"Chama a atenção que a busca por novas experiências ou desafios apareça na terceira colocação entre as principais motivações, à frente de outros como melhores perspectivas financeiras ou profissionais e para estudar numa universidade específica. Pode ser um indício de que esse desejo de mudança também está ligado a aspectos menos práticos", conclui Takahashi.

O estudo mostrou, ainda, quais são os estados onde os moradores estão menos dispostos a trocar de endereço. 

 

Nesse ranking, a Paraíba lidera - 38,50% da população não gostaria e não pretende mudar de estado. Em seguida, aparecem Espírito Santo (37,50%), Alagoas (32,60%), Rio Grande do Norte (31,10%) e Pará (29%) - todos estados do Norte e Nordeste.

 

Completam o Top 10, Pernambuco (27,50%), Bahia (26,80%), Minas Gerais (26,40%), Paraná (26,20%) e Sergipe (25,80%). 

 

A primeira edição do estudo Tendências de Moradia no Brasil busca ampliar o acesso à informação sobre moradia no Brasil. "Está dentro dos esforços da Loft para ajudar a população e os atores do mercado imobiliário a entenderem melhor o setor e as tendências do morar. Nesse caso, trazemos informações interessantes sobre os fluxos de pessoas no país", afirma Sergio Esteves, vice-presidente de Marketing da startup.

Em outra categoria