O chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário La Paz, Pedro Herranz, enfatizou que a dermatite atópica é "muito mais do que uma doença de pele", pois seus sintomas visíveis, como coceira intensa ou lesões na pele, são frequentemente acompanhados por um impacto emocional e social que "afeta significativamente a vida dos pacientes".
Foi o que Herranz disse no âmbito de uma campanha da empresa Almirall em conjunto com a Federação Europeia de Associações de Pacientes com Alergias e Doenças das Vias Aéreas (EFA), a Associação de Portadores de Dermatite Atópica (AADA) e a GlobalSkin.
As organizações uniram forças para marcar o Dia Mundial da Dermatite Atópica em 14 de setembro. O objetivo da aliança é dar voz aos pacientes, melhorar seu acesso aos cuidados e aumentar a conscientização sobre o impacto que a doença tem na vida diária dos pacientes.
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica que afeta até 1,9% dos adultos na Espanha, mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo e até 4,4% dos adultos na UE. As pessoas com DA podem ser altamente afetadas tanto pelos sintomas físicos quanto pelo impacto emocional da doença, já que muitos pacientes sofrem de angústia emocional e isolamento físico e social, o que afeta negativamente sua qualidade de vida. Cerca de 30% dos pacientes sofrem de sintomas de ansiedade ou depressão.
"A infância e a adolescência são períodos particularmente sensíveis quando se convive com a dermatite atópica. O impacto da doença pode influenciar a autoestima, as relações sociais e o desenvolvimento pessoal dos jovens. Iniciativas como essa campanha são essenciais para aumentar a conscientização sobre as dificuldades que eles enfrentam e para nos lembrar que, por trás de cada caso, há uma pessoa com uma história e necessidades que devem ser ouvidas", disse Raúl de Lucas, chefe de dermatologia pediátrica do Hospital Universitário La Paz.
HISTÓRIAS REAIS, IMPACTO REAL
A campanha de conscientização da Almirall apresenta uma série de vídeos com depoimentos que capturam as experiências diárias de quatro pessoas com DA. Esses casos reais mostram o ônus dessa doença e a resiliência necessária para lidar com ela.
"Na Almirall, estamos profundamente comprometidos com as necessidades físicas e emocionais dos pacientes que vivem com doenças de pele. Estamos cientes de que essas doenças têm um impacto que vai muito além da pele e podem afetar profundamente a vida cotidiana daqueles que sofrem com elas", disse José Cabrera, Diretor Médico da Almirall Iberia.
Dermatologistas destacam o impacto emocional e social que a dermatite atópica pode ter na vida dos pacientes
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura