Quatro dicas para cuidar dos cabelos no frio

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chuveiro muito quente, tempo seco e até preguiça de lavar: fuja das armadilhas que prejudicam os fios no inverno

 

Quando o inverno chega e as temperaturas baixam, é preciso rever a rotina com os cabelos. O tempo frio pede alguns cuidados diferentes e atenção redobrada para evitar o ressecamento dos fios.

Além disso, ninguém está livre da oleosidade do couro cabeludo durante o inverno, que pode ser intensificada ao lavar o cabelo com água muito quente. Confira a seguir quatro dicas dos especialistas da bLOw para manter os fios nutridos e saudáveis nos meses de frio.

 

1.      Não deixe de lavar o cabelo com frequência

A regularidade das lavagens precisa ser mantida durante o inverno. Ficar muitos dias sem lavar o cabelo prejudica o couro cabeludo, que vai acumulando suor, células mortas e poluição. Isso pode obstruir o folículo piloso e causar queda de cabelo. 

 

2.      Modere a temperatura no banho

A água quente resseca o couro cabeludo, o que faz com que a oleosidade aumente por um efeito rebote, além de agravar quadros de descamação. Os fios também são prejudicados: o calor excessivo abre as cutículas, deixando um aspecto ressecado. O ideal é lavar os cabelos sempre com água morna.

 

3.      Não durma com o cabelo molhado

Essa dica vale para o ano todo, mas no inverno o cuidado precisa ser redobrado, já que os fios levam mais tempo para secar. Além de aumentar a sensação de frio, dormir de cabelo molhado cria um ambiente úmido para o couro cabeludo, o que pode levar ao aparecimento de dermatites e à proliferação de fungos. Além disso, os fios ficam mais frágeis quando estão molhados e podem quebrar em contato com o travesseiro.

 

4.      Reforce o tratamento

O tratamento dos fios não deve ficar restrito aos períodos de sol e piscina. A combinação de frio, ar seco e chuveiro mais quente pode deixar os fios ressecados e quebradiços. Por isso, a sugestão é aplicar máscaras de hidratação profunda regularmente.