Calvície na barba afeta a autoestima de muitos homens, mas tem solução

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo médico e empresário Stanley Bittar, alopecia areata é uma das principais causas de falhas nesta região 

Ao longo da história, a barba masculina sempre foi considerada uma espécie de símbolo de status e masculinidade e, atualmente, ela é tida como um dos principais símbolos de beleza para os homens. Não é à toa que o mercado de produtos para barba no Brasil tem crescido significativamente. Mas e quando existe “calvície” na barba? 

Segundo o médico e empresário Stanley Bittar, CEO da Stanley´s Holding, que atua em diversos setores, incluindo educação, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia, investimento, fintechs e startups, muitos homens têm que lidar com uma barba diferente da qual sonharam em ter, e a chamada alopecia areata nesta região da face é uma das principais causas. “É uma condição autoimune na qual o sistema imunológico ataca os folículos pilosos. Com isso, a barba tem falhas que muitas vezes parecem apenas um erro ao barbear. O grande problema é que isso afeta a autoestima masculina, especialmente no caso dos homens que gostariam de ter uma barba mais completa e volumosa”, avalia. 

De acordo com Stanley, além da alopecia areata existem outras possíveis causas da calvície na barba. “A predisposição genética também é uma das possibilidades, assim como infecções, desequilíbrios hormonais e traumas ou danos”, explica. 

O médico ainda reforça que o estresse físico e emocional pode contribuir para a queda de pelos na barba, assim como deficiências nutricionais. “Apenas um dermatologista ou médico especializado poderá determinar a real causa, pois até mesmo deficiências de vitaminas e minerais essenciais podem contribuir para essa situação. Neste caso, tratar a raiz do problema e realizar algumas mudanças já pode ajudar”, orienta Stanley Bittar. 

O CEO da Stanley´s Holding ressalta que, independentemente da causa,  há como solucionar o problema de calvície da barba. “Cada caso é um caso e é preciso entender o que o paciente espera, porém é possível tratar com medicamentos tópicos e orais, tratamentos  naturais e suplementos, mudanças no estilo de vida e até transplante capilar. No caso do transplante, ele pode ajudar inclusive quem não tem falhas na barba, mas gostaria de ter uma barba mais bonita e volumosa”, conta. 

Stanley Bittar explica que muitos homens procuram a clínica por conta da autoestima afetada em razão de uma barba rala demais ou com falhas. “Assim como a calvície capilar incomoda alguns, a falta de barba incomoda outros, mas é importante saber que nenhum homem precisa sofrer com isso, pois há solução. Se um homem sonha em ter uma barba realmente impressionante, o transplante possibilita isso”, finaliza o médico e empresário.