Lira participa da 10ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G20

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conduz a sessão de abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, o "P20", nesta quarta-feira, 6, no plenário. São 35 delegações, uma vez que os países com sistema bicameral podem enviar delegação das duas Casas Legislativas.

Participam representantes da África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, Coreia do Sul, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.

O P20 tem início nesta quarta e vai até a sexta-feira, 8. Devido ao evento, Lira tem agendas marcadas para toda a tarde.

Em outra categoria

Os Republicanos lideram a disputa pela Câmara dos Representantes, mas o controle da casa segue em aberto, com mais de 50 cadeiras ainda a serem definidas. Projeções apontam 199 cadeiras para os republicanos e 180 para os democratas, com 56 ainda a serem definidas.

Para controlar a casa, um partido precisa de 218 assentos. Fonte: Associated Press.

Líderes europeus avaliarão a nova perspectiva global, em cúpula da Europa marcada para quinta-feira, 7, após a eleição do candidato republicano, Donald Trump, para a presidência dos Estados Unidos. A reunião se concentrará nos temores e alegrias de alguns chefes europeus com o retorno do americano à Casa Branca, além das consequências que o dirigente pode ter no continente.

Durante a campanha, Trump ameaçou uma guerra comercial com a Europa, além de uma retirada dos compromissos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de apoio à Ucrânia. A vitória do republicano ainda dá forças para os populistas e partidos de extrema direita da Europa.

O anfitrião da cúpula será o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que é "fã fervoroso" do presidente eleito americano.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela vitória na disputa pela Casa Branca. Em publicação na plataforma X, antigo Twitter, ele disse que a amizade entre os dois países "é a inveja do mundo".

"Sei que o presidente Trump e eu trabalharemos juntos para criar mais oportunidades, prosperidade e segurança para ambas as nossas nações", escreveu Trudeau.