Boulos e Nunes estão empatados na corrida pela Prefeitura de SP, diz Real Time Big Data

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo nova pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, dia 1º, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), estão empatados na corrida pelo comando da Prefeitura de São Paulo com 29% cada.

 

A margem de erro da pesquisa é de três porcentuais. Distante deles, também estão empatados tecnicamente outros três candidatos. O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem 14%, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) possui 9% e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) pontua com 8%.

 

A economista Marina Helena (Novo) é a preferida de 1% dos eleitores paulistanos. Os pré-candidatos Altino Prazeres (PSTU), Fernando Fantauzzi (DC), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não pontuaram.

 

A Real Time Big Data realizou entrevistas com 1.500 eleitores paulistanos entre os dias 25 e 28 de junho e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06703/2024.

 

Nas entrevistas com os eleitores paulistanos, também foi considerado outro cenário, que inclui o deputado federal Kim Kataguiri (União). A sigla de Kataguiri fechou acordo para apoiar Nunes e o pré-candidato busca reverter a decisão em convenção partidária.

 

Nesta hipótese, onde o deputado federal consegue manter a sua candidatura pelo União Brasil, Boulos aparece com 29% e Nunes tem 28%. O influenciador Pablo Marçal tem 12% sendo seguido por Datena, com 8%; Tabata, com 7%; e Kataguiri, com 5%. A economista Marina Helena pontua novamente com 1%.

 

Na pesquisa espontânea - onde o entrevistado responde o nome preferido sem ter contato com a lista de pré-candidatos - Boulos é lembrado por 12% dos eleitores e Nunes por 11%. Marçal e Datena foram citados por 5% dos paulistanos. Outros 4% declararam apoio à deputada Tabata Amaral, enquanto 1% declararam preferência em Kataguiri.

 

Nunes tem vantagem sobre Boulos em eventual 2º turno

 

A pesquisa do Real Time Big Data também atestou que o prefeito paulistano tem vantagem sobre Boulos em um eventual segundo turno. Em um eventual confronto entre os dois, Nunes é preferido por 46%, enquanto 39% optam pelo deputado do PSOL.

 

Outros cenários favoráveis para Nunes seriam em confrontos contra Pablo Marçal e Datena. Na primeira hipótese, o prefeito tem 42% enquanto o influenciador é escolhido por 27% dos eleitores paulistanos. Na segunda, o emedebista surge com 44% contra 37% do apresentador de televisão.

 

Um empate técnico foi atestado em um segundo turno entre Nunes e a deputada Tabata Amaral. O prefeito seria escolhido por 43% enquanto 42% optariam pela parlamentar do PSB.

 

Boulos, por sua vez, se sai melhor em um cenário de segundo turno contra Marçal. Segundo o Real Time Big Data, 40% escolheriam o deputado enquanto 33% votariam no coach.

 

O deputado do PSOL aparece empatado tecnicamente em hipotéticos embates com Datena e Tabata. Enquanto o deputado seria escolhido por 40%, o apresentador é o preferido de 38% dos paulistanos. No segundo cenário, Boulos tem 40% e Tabata aparece com 44%.

Em outra categoria

O Vaticano disse ter tido uma "troca de opiniões" a respeito de "países afetados por guerra, tensões políticas e situações humanitárias difíceis, com atenção particular a migrantes, refugiados e prisioneiros" com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance em agenda neste sábado, 19.

Em comunicado, a Santa Sé disse que o norte-americano foi recebido na Secretaria de Estado pelo Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário de Relações com Estados e Organizações Internacionais. Não foi relatado nenhum encontro entre Vance e o Papa Francisco.

O comunicado pós-encontro afirmou ainda que "expressou-se a esperança por uma colaboração serena entre o Estado e a Igreja Católica nos Estados Unidos, cujo valioso serviço às pessoas mais vulneráveis foi reconhecido".

De acordo com a Associated Press, a declaração foi vista como uma referência à afirmação de Vance de que a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA estava reassentando "imigrantes ilegais" para receber financiamento federal. A fala causou reação de altos cardeais dos EUA.

Vance é católico, mas já apresentou posições opostas às expressadas pelo Papa Francisco em assuntos como o tratamento dado a imigrantes ilegais.

O político está em Roma, onde assistiu aos serviços da Sexta-feira Santa na Basílica de São Pedro com a família após se encontrar com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. De lá, segue para a Índia. (COM INFORMAÇÕES DA ASSOCIATED PRESS)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky publicou no X neste sábado, 18, que o país agirá em conformidade com as ações da Rússia, que ordenou uma trégua nos ataques durante o fim de semana de Páscoa. "Se a Rússia estiver agora subitamente disposta a empenhar-se verdadeiramente num formato de silêncio total e incondicional, a Ucrânia agirá em conformidade", escreveu Zelensky, que também defendeu prolongar o cessar-fogo por mais 30 dias.

Ele ressaltou que "a proposta correspondente de um cessar-fogo total e incondicional de 30 dias ficou sem resposta por parte da Rússia durante 39 dias. Os Estados Unidos fizeram esta proposta, a Ucrânia respondeu positivamente, mas a Rússia ignorou-a".

"Se um cessar-fogo total for realmente estabelecido, a Ucrânia propõe que seja prolongado para além do dia de Páscoa, 20 de abril. É isso que revelará as verdadeiras intenções da Rússia - porque 30 horas são suficientes para fazer manchetes, mas não para medidas genuínas de criação de confiança. Trinta dias poderiam dar uma oportunidade à paz", acrescentou Zelensky na publicação.

O presidente ucraniano escreveu ainda que as operações russas continuam no país ucraniano, de acordo com relatórios do comandante chefe,Oleksandr Syrskyi. "Espero que o comandante chefe Oleksandr Syrskyi apresente atualizações pormenorizadas às 21h30 e às 22h, na sequência das suas conversas com os comandantes de brigada e outras unidades na linha da frente sobre a situação em direções específicas", finalizou.

O empresário e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE, na sigla em inglês), Elon Musk, afirmou que pretende visitar a Índia ainda este ano depois de conversar com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

"Foi uma honra falar com o primeiro-ministro Modi. Estou ansioso para visitar a Índia ainda este ano", escreveu em sua rede social, o X, ao compartilhar o comentário de Modi sobre a conversa.

Segundo o primeiro-ministro, ambos discutiram vários assuntos incluindo "o imenso potencial para colaboração nas áreas de tecnologia e inovação", disse citando reunião realizada em Washington, nos EUA, no início do ano. "A Índia permanece comprometida em avançar nossas parcerias com os EUA nesses domínios", completou.

As mensagens ocorrem às vésperas de o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, visitar o país asiático onde se encontrará com Modi e passará pelas cidades de Nova Délhi, Jaipur e Agra. No momento, o vice-presidente está na Itália. De acordo com o governo norte-americano, ele discutirá "prioridades econômicas e geopolíticas compartilhadas" com os dois países.