Na Holanda, Lucas Lucco relata ter sido roubado: 'Nunca achei que ia acontecer aqui'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O cantor Lucas Lucco usou seu perfil no Instagram para desabafar após ter sido vítima de um crime em Amsterdã, na Holanda, onde está para participar de uma corrida. Ele publicou imagens do vidro de seu carro quebrado e lamentou a perda de seu passaporte e de outros itens pessoais.

No Instagram, ele explicou a questão em stories: "Vim parar na delegacia. Depois o povo fala que é no Brasil que o povo rouba, assalta.... Estava fazendo compras, deixei o carro estacionado, alguém quebrou o vidro e pegou minha mochila, meus passaportes, fone, tudo... Só que o fone tá se movendo."

E prosseguiu: "O cara acho que não sabe que o fone está dentro da mochila. Aí agora vou com a polícia procurar o cara. Nossa Senhora, se eu 'pego' esse cara, dou tanta porrada nele. Cambada de Filhos da p***."

Pouco depois, Lucas Lucco voltou para atualizar os fãs sobre a situação: "Estou com a cara vermelha de tanto andar no frio. A polícia não fez p*** nenhuma. Me levou lá, me colocou na van. Colocamos a localização do airpod, mas tinha 20 minutos que não estava lá, já, porque não é em tempo real."

O artista ainda fez um balanço de suas perdas: "Resumindo: mochilinha da Gucci, Rolex submariner, meu airpod [fone de ouvido] minha plaquinhazinha da corrida, vontade de chorar, na moral. Um prejuizo de 100 [mil reais], no mínimo."

Por fim, Lucas Lucco relatou que teria que voltar à delegacia para fazer o equivalente a um boletim de ocorrências para que pudesse buscar um passaporte de emergência junto à embaixada brasileira na Holanda.

"Eu tava maluco para encontrar esse cara. Com polícia, sem polícia, eu ia soltar uma voadora na cabeça. Meu Deus do céu, que raiva! Nunca achei que isso ia acontecer aqui. Nunca fui assaltado, roubado no Brasil. Nunca quebraram o vidro do meu carro, nada", encerrou Lucco.

Em outra categoria

A ministra Marina Silva deve se reunir com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, para tratar sobre o processo de licenciamento da exploração de petróleo na área da Margem Equatorial da Foz do Rio Amazonas quando retornar da viagem da comitiva presidencial ao Japão.

Marina acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático a partir deste sábado, 22, e retornará ao Brasil no dia 30. Segundo a ministra, inicialmente, Silveira havia pedido uma agenda apenas com o Ibama, mas depois incluiu sua pasta.

A análise desse pedido tem virado uma dor de cabeça para o governo. De um lado, Lula tem apontado os potenciais econômicos do novo empreendimento. Mas, por outro, ambientalistas apontam incoerência do presidente ao defender um projeto que envolve mais queima de combustíveis fósseis, o principal motor do aquecimento global. O petista afirma que a bandeira climática é uma das prioridades da sua gestão.

Nos últimos dias, Silveira subiu o tom contra a área ambiental do governo e sugeriu que falta coragem por parte do Ibama no processo. Disse também que seria "covardia" adiar a decisão sobre liberar ou não o plano. Questionada sobre um racha interno acerca do tema, a ministra minimizou a questão.

Marina disse também que o órgão lida com milhares de pedidos do tipo e se atém a questões técnicas. "Não é o Ibama que decide quais os projetos estratégicos para infraestrutura ou matriz energética brasileira. Ele analisa os projetos do ponto de vista da qualidade do licenciamento", disse a ministra.

Em fevereiro, a equipe técnica do Ibama recomendou negar o pedido da Petrobras para perfurar o bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial. A área de exploração não fica na floresta, mas a cerca de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas. A decisão agora ficou nas mãos de Agostinho, que poderia autorizar o processo à revelia da área técnica.

O presidente do Ibama tem sido alvo de pressões para ceder ao pedido da empresa. O próprio Lula já deu declarações públicas criticando o órgão ambiental. No mês passado, ele classificou a postura do Ibama como "lenga-lenga" e disse que o órgão parecia ser "contra o governo".

Nesta sexta-feira, 21, a ministra do Meio Ambiente afirmou que o órgão cuida de vários projetos para que apresentem "viabilidade ambiental".

Recuperação de florestas

Marina Silva lançou nesta sexta o projeto "Restaura Amazônia", com um financiamento de R$ 150 milhões destinado a assentamentos que promovam a recuperação de florestas. O recurso é totalmente oriundo do Fundo Amazônia.

A expectativa do governo é alcançar 182 mil famílias nessa fase do projeto, que pretende recuperar áreas do chamado "Arco da Restauração", território crítico de desmatamento, que vai do leste do Maranhão ao Acre.

O objeto do edital é apoiar 27 projetos de restauração na região. Entre os critérios para pleitear o financiamento, estão a exigência de que a área tenha mais de mil hectares degradados; e que os assentamentos tenham de 50% a 80% de cobertura nativa.

O governo de São Paulo anunciou uma redução de 19,8% a 35,5% nas tarifas de pedágio em rodovias dos lotes Sorocabana e Nova Raposo, concedidas recentemente à iniciativa privada. A redução atinge principalmente as rodovias Castello Branco e Raposo Tavares. A revisão nas tarifas atuais estava prevista, já que essas rotas vão ganhar um número maior de pedágios ao longo da concessão, passando a ter cobrança por trecho percorrido.

A gestão estadual afirma que, embora o número de pedágios vá aumentar, o custo da tarifa vai diminuir, uma vez que os valores por pórtico serão menores e a soma dará um valor inferior ao cobrado atualmente.

A mudança tarifária será publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 24. Os novos valores entram em vigor no próximo dia 30. A data coincide com a entrada em operação das novas concessões do lote Rota Sorocabana, que será operado pela CCR Sorocabana, e do lote Nova Raposo, concedido à Ecovias Raposo-Castelo. Os leilões foram realizados, respectivamente, em outubro e novembro do ano passado. As duas concessões têm prazos de 30 anos.

- No lote Rota Sorocabana, os dois primeiros pórticos serão instalados até o final de abril de 2026. Outros três pórticos operam no primeiro semestre de 2027;

- No Nova Raposo, os dois primeiros pórticos do free flow serão instalados até abril de 2027. Os demais, após a conclusão dos investimentos previstos para os primeiros cinco anos do contrato, a partir de 2030.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o fim da tarifa por sistema, aplicada anteriormente na concessão da ViaOeste, resultou em uma redução no valor das tarifas quilométricas de pedágio. A mudança reflete também a depreciação dos ativos, que corresponde à perda gradual de valor devido ao uso e desgaste ao longo do tempo, segundo a agência.

A Artesp lembra que, nas novas concessões, houve a inclusão dos descontos contratuais, como 5% para usuários das cabines automáticas e até 20% para aqueles que aderirem ao Desconto para Usuário Frequente (DUF).

Ainda segundo a agência, a redução tarifária nos novos lotes 'Rota Sorocabana' e 'Nova Raposo' foi definida pelo Poder Concedente (governo estadual) como parte da política tarifária, com base nos estudos de viabilidade técnica dos projetos.

"Além disso, a implementação do sistema free-flow distribuirá a cobrança de forma mais proporcional ao longo das rodovias, garantindo uma melhor relação entre distância percorrida e valor pago", diz.

As praças atuais operam no modelo tradicional, com cabines, e o desconto será maior para usuários das cabines automáticas (sem parar). Os novos valores terão redução entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e entre 19,8% e 21,4% nas cabines manuais do lote Sorocabana. No Nova Raposo, os descontos variam de 24,3% a 35,5% nas automáticas e de 20,3% a 32,2% nas manuais.

Nas estradas incluídas no lote Sorocabana, o contrato de concessão prevê o funcionamento de 23 pedágios, incluindo os que já existem. Nas rodovias do lote Nova Raposo haverá um total de 13 postos de cobrança, incluindo as praças já existentes.

Os pedágios futuros serão do sistema free flow, no qual os veículos passam pelos pórticos instalados na rodovia sem reduzir a velocidade. Câmeras e sensores registram a placa e as características do veículo e emitem a cobrança da tarifa. Veículos com tag (adesivo) têm a cobrança na fatura do tag. Os demais precisam pagar pelo site da concessionária.

Os pedágios que operam no sistema convencional, como estes que terão a tarifa reduzida, serão gradativamente transformados em free flow, segundo a Artesp.

Veja os valores atuais e os que vigoram a partir do dia 30:

Lote Sorocabana:

- Rodovia Castello Branco (SP-280):

No pedágio em Itu (km 72,8), a tarifa atual de R$ 15,80 cairá para R$ 11,97 nas cabines automáticas (-24,2%) e para R$ 12,60 nas cabines manuais (-20,2);

Na praça de São Roque (km 47,5), a tarifa reduz de R$ 12,60 para R$ 9,59 cabines automáticas (-23,8%) e para R$ 10,10 nas manuais (-19,8%)

- Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-075):

No pedágio de Sorocaba (km 13,3), os valores mudam de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas cabines automáticas e para R$ 7,10 nas manuais (-21,1%);

- Rodovia Raposo Tavares (SP-270):

No pedágio de Alumínio (km 79,1) a tarifa cai de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas cabines automáticas (-25,4%) e para R$ 9,90 nas manuais (-21,4%);

Em Araçoiaba da Serra (km 111,8), a tarifa reduz de R$ 5,30 para R$ 3,99 nas cabines automáticas (-24,7%) e para R$ 4,20 nas manuais (-20,7%).

Lote Nova Raposo:

- Rodovia Castello Branco (SP-280):

Em Osasco (km 18,9), a tarifa passa de R% 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas cabines manuais (-32,2%).

Na praça de Barueri (km 20,5), o valor reduz de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas automáticas (-35,5%) e para R$ 4,00 nas manuais (-32,2%).

Em Itapevi (km 33,4) a tarifa será reduzida de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas cabines automáticas (-24,3%) e para R$ 9,40 nas manuais (-20,3%).

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira, 21, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública será enviada ao Congresso Nacional em abril. "Quando Lula voltar do Japão, vamos apresentar junto com o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) apresentar o projeto aos líderes partidários para depois enviar formalmente", disse.

Na semana passada, o ministro da Justiça disse que se pretende criar um "Sistema Único de Saúde (SUS)" da Segurança Pública. De acordo com o novo texto, a corporação municipal deve atuar de forma integrada com as polícias civil e militar, sem exercer funções de polícia judiciária - o que foi determinado pela Corte. A PEC destaca a necessidade de regulamentação por meio de legislação municipal e da fiscalização por parte do Ministério Público.

Gleisi criticou a conduta do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Para ela, Kassab está sendo "muito injusto" com o presidente Lula. "O governo tem uma composição muito mais ampla que a que o elegeu em 2022, com MDB, PSD, União e PP", disse a ministra em entrevista à CNN Brasil.

O PSD possui três ministérios no governo federal - Minas e Energia, Pesca e Aquicultura, Agricultura e Pecuária - mas Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial candidato ao Planalto em 2026. Durante seminário na Fundação Fernando Henrique Cardoso desta quinta-feira, 20, Kassab afirmou que Lula está cometendo o mesmo erro que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que está "cada vez mais à esquerda".