Quer doar roupas? Conheça 5 instituições que aceitam doações e até buscam na sua casa

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas aproveitam para fazer uma limpeza no guarda-roupa e separar peças que não usam mais. Se você está nessa situação e deseja dar um destino útil às suas roupas, conheça cinco instituições em São Paulo que aceitam doações e até fazem a coleta em domicílio.

Antes de fazer a doação, é importante verificar se as peças estão em bom estado de conservação e limpas. Roupas rasgadas, manchadas ou com zíperes quebrados geralmente não são aceitas pelas instituições.

Exército de Salvação

O Exército de Salvação é uma organização internacional que atua no Brasil desde 1922. A instituição aceita doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado. A coleta é feita depois do agendamento.

Telefone: (11) 3585-1959

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unibes

A Unibes é uma organização filantrópica que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. A instituição recebe doações de roupas e outros itens para seu bazar beneficente. A Unibes conta com uma frota própria de caminhões e retira gratuitamente as doações na Região Metropolitana de São Paulo.

Telefone: (11) 3120-2233

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Casas André Luiz

A instituição atende pessoas com deficiência intelectual e mantém diversos bazares beneficentes. As Casas André Luiz aceitam doações de roupas, calçados e acessórios em bom estado.

Telefone: (11) 95427-3700 (WhatsApp para agendar doação)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Casa 1

A Casa 1 é uma organização que atende a comunidade LGBT+ em situação de vulnerabilidade. Eles aceitam doações de roupas em bom estado.

Endereço: Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista, São Paulo, SP

Horário de recebimento: Segunda a sexta, das 10h às 19h

Não faz coleta domiciliar

Casa do Zezinho

A Casa do Zezinhoo é uma ONG localizada na zona sul, com atuação no Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís. A ONG mantém o Bazar CloZét, que recebe doações de roupas, acessórios e calçados que passam por triagem e são revendidos a preços acessíveis. A renda gerada é revertida para a manutenção dos trabalhos da ONG.

Telefone: (11) 7524-3303 (WhatsApp para agendar doação)

Em outra categoria

O fim do ano de 2024 deve ser chuvoso nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, conforme previsão da empresa de meteorologia Climatempo. Desde quinta-feira, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou, provocando chuvas fortes. A expectativa é de que este cenário se mantenha neste domingo, 29 e na segunda, 30.

Na capital paulista, a previsão é de 92% de chance de chuva no dia 31, Virada do Ano, mas ela deve se concentrar no período da tarde. Há chances de chuva no réveillon, à noite, no litoral norte.

Conforme a Climatempo, este é o "segundo evento de ZCAS registrado no ano, prometendo acumulados expressivos de precipitação e desempenhando papel importante no encerramento de 2024 com um cenário de chuvas volumosas". O sistema meteorológico é marcado pela alta nebulosidade.

São esperados acumulados de chuva superiores a 100 milímetros, podendo chegar a até 150 em algumas regiões. O centro-sul de Minas, o norte de São Paulo e o Rio devem concentrar maiores volumes no Sudeste.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um empresário tradicional do agronegócio que participava de um treino de ciclismo morreu depois de ser atropelado pelo veículo que fazia a escolta do pelotão neste sábado, 28, em Bebedouro, no interior de São Paulo.

A vítima é Francisco José Turchetto Santos, de 42 anos, que era CEO da JF Citrus Agropecuária. Francisco José é um dos filhos do empresário mineiro José Francisco dos Santos, detentor de companhias que atuam na citricultura, setor sucroenergético e construção civil.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu na estrada vicinal Fabiano Zacarelli, entre a cidade de Bebedouro e o distrito de Andes. O segurança que dirigia a caminhonete da escolta do grupo acabou atropelando cinco ciclistas, entre eles Francisco, o último do pelotão.

As circunstâncias para o atropelamento ainda estão sendo investigadas. Aos policiais militares, o motorista disse que precisou desviar o veículo de um animal que cruzou a pista; para a Polícia Civil, ele teria declarado que sofreu um mal súbito, uma espécie de "apagão" e que não se lembrava do que havia acontecido.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local para atendimento às vítimas. De acordo com a PM, o motorista vai responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Em nota, a Prefeitura de Bebedouro decretou luto oficial de três dias e se referiu a Francisco como um grande cidadão.

"Francisco, empresário, pai dedicado, esposo amoroso e ex-presidente do Bebedouro Clube, foi um nome de destaque em nossa cidade, atuando com excelência no ramo do agronegócio. Sua trajetória é marcada pela dedicação profissional e pelos laços de amizade e amor que cultivou ao longo de sua vida", comunicou.

O velório foi marcado pela família para a noite deste sábado, 28, na capela do Colégio Anjo da Guarda, em Bebedouro. O enterro deve ser realizado no domingo, 29.

Na sexta-feira, 27, o Comando de Aviação da Polícia Militar resgatou quatro crianças, com idades entre 10 e 14 anos, que estavam se afogando na Praia das Toninhas, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A operação contou com o apoio do helicóptero Águia 7, durante um patrulhamento preventivo.

As imagens registradas mostram as crianças tentando sair da água, mas sem sucesso devido às ondas e à correnteza. Em seguida, dois guarda-vidas saltam ao mar com boias de salvamento e conseguem alcançá-las, conduzindo-as até a faixa de areia.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o patrulhamento preventivo, que conta com equipes de guarda-vidas, helicópteros e outros recursos para monitorar áreas de risco e agir rapidamente em situações de perigo, é intensificado durante o verão devido ao aumento do número de banhistas."Todas as vítimas foram resgatadas com segurança e conduzidas até a faixa de areia, onde receberam os devidos cuidados", informou a PM.