Após saída de Aline, clima pesa no 'BBB 25' e brothers enchem Queridômetro de 'alvo'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A eliminação de Aline com 51,73% dos votos no décimo Paredão do BBB 25 repercutiu imediatamente entre os confinados. A saída da baiana, anunciada na noite de terça-feira, 25, provocou desabafo entre aliados e movimentou o Queridômetro desta quarta-feira, 26.

No Quarto Nordeste, o grupo adversário iniciou articulações para os próximos paredões.

Enquanto os aliados de Aline lamentavam a eliminação no Quarto Anos 50, o Quarto Nordeste focou nas estratégias para a próxima votação.

Renata, João Pedro e Eva analisaram o cenário após a saída da baiana e discutiram os próximos passos do grupo.

Ao perceber que o número de participantes estava igual entre os dois quartos, Renata afirmou: "Empatou. Agora, quem ganhar o Líder... o grupo vai definir o da casa."

João sugeriu uma estratégia de divisão de votos entre os adversários: "Dá pra ir 2-2-2 e desempatar os 2-2-2 deles."

A proposta era clara: concentrar dois votos do grupo em cada um de três alvos do Quarto Anos 50, com o objetivo de provocar empates e forçar o desempate em bloco.

Eva respondeu: "Desempata três aí agora. Do teu grupo." Renata seguiu: "Aí bota logo o pódio. Bota logo o pódio da pessoa. É o pódio. Ave Maria. Pode ser que seja isso, cara. Não quero fazer não. Bota o pódio."

Queridômetro

A tensão entre os grupos também se refletiu no Queridômetro. O emoji de "alvo" foi o mais utilizado entre os participantes. Eva marcou Daniele Hypolito, Joselma, Vitória Strada e Diego Hypolito.

Joselma escolheu Eva, Renata e Vilma. Maike apontou para Daniele Hypolito, Joselma, Vinícius e Diego Hypolito. Renata indicou Joselma e Vinícius. Eva também usou o emoji de "mala" para Vinícius.

O luto dos aliados

No outro lado da casa, o impacto da saída de Aline foi sentido com mais intensidade. Vinícius, aliado da baiana, conversou com Delma e revelou estar abalado desde o anúncio do resultado. "Chumbo grosso. Nada diferente do que eu estou tomando desde o começo. Só aceitar agora e seguir a caminhada", disse. Logo depois, completou: "Minha cabeça não para desde ontem. Meus pensamentos estão me sufocando."

A ausência de Aline também foi sentida por Delma, que dividia o Quarto Anos 50 com a ex-participante. Em um momento de conversa com as colegas, a sister lamentou:

"A casa não é a mesma coisa sem o fogo de Aline."

Daniele Hypolito concordou com a amiga e chegou a imitar o "bom dia" animado que Aline costumava dar diariamente.

Como foi formado o Paredão que eliminou Aline?

No domingo, 23, Joselma venceu o leilão do Poder Curinga e recebeu o Poder Marreta. Com isso, precisou cancelar uma das indicações feitas por Vinícius por meio do Big Fone.

Ela escolheu livrar Eva da berlinda, o que garantiu imunidade à Sister.

A líder da semana, Renata, colocou seis nomes Na Mira do Líder e acabou indicando Aline diretamente ao Paredão.

Na votação da casa, Vilma foi a mais votada, com sete votos, e Diego Hypolito ficou em segundo, com cinco.

Na prova Bate-Volta, disputada por Vilma, Diego e Maike, Vilma levou a melhor e escapou da disputa. Aline, Diego e Maike formaram o décimo Paredão da temporada.

Em outra categoria

A influenciadora Beatriz dos Anjos Miranda, de 24 anos, foi assassinada na madrugada deste sábado, 29, enforcada com o cinto de segurança de um carro em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. O ex-namorado da vítima, Antônio Lício Morais da Costa, de 20 anos, foi preso em flagrante, acusado de feminicídio.

De acordo com a investigação, a influenciadora estava no carro do ex-namorado e os dois tiveram uma discussão. Costa teria ido, então, para o banco de trás do carro e a sufocado por trás com o cinto de segurança. Em seguida, ele abandonou o carro em um loteamento e incendiou o veículo com o corpo da jovem. Uma equipe do Corpo de Bombeiros controlou o fogo e encontrou o corpo da vítima com sinais de violência.

Costa foi capturado por uma equipe da Polícia Militar e autuado por feminicídio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Costa já tinha antecedentes criminais por crime contra a administração pública, desacato e resistência.

Com mais de um milhão de seguidores nas redes, a jovem influenciadora compartilhava sua rotina diária, além de vídeos de dança e humor. Ela deixa duas filhas pequenas.

O papa Francisco teve "uma melhora verdadeiramente surpreendente" e retornou neste sábado, 29, ao Vaticano, depois de cinco semanas de internação por conta de uma pneumonia dupla, revelou o médico que coordenou seu tratamento no hospital.

"Ele está muito animado", disse o médico Sergio Alfieri, depois de visitar o papa em seu apartamento no Santa Marta Domus, na última quarta-feira, três dias após a sua alta do Hospital Gamelli, em Roma. "Acredito que ele retornará, se não a 100%, a 90% de onde estava antes."

No domingo, 23, pouco antes de receber alta do hospital, o papa foi até a sacada de seu quarto e cumprimentou a multidão de fiéis que se aglomerava em frente ao centro hospitalar. Sua voz falhou ao elogiar uma mulher que segurava flores amarelas em meio ao público. Ele só conseguiu levantar parcialmente o braço para abençoar os fiéis e perdeu o fôlego ao ser levado de volta para dentro.

Alfieri contou que a voz do papa está recuperando sua força e que sua dependência do oxigênio suplementar já diminuiu. Segundo o médico, a mobilidade limitada do braço do pontífice estaria relacionada a um trauma não especificado ocorrido antes da internação e que levará um tempo para melhorar.

O papa, de 88 anos, foi hospitalizado em 14 de fevereiro após uma longa crise de bronquite e falta de ar que evoluiu rapidamente para uma pneumonia dupla e uma infecção respiratória polimicrobiana (quadro indica a presença de múltiplos agentes patológicos, como vírus, bactérias e fungos).

Durante toda a internação, os médicos enfatizaram a complexidade da condição de saúde do papa por conta de sua idade avançada, mobilidade prejudicada (que demandava o uso de uma cadeira de rodas) e a remoção de parte de um pulmão na juventude.

Alfieri voltou a dizer que não acreditava que o papa fosse sobreviver depois de uma crise respiratória aguda, ocorrida uma semana após a internação. Ele recusou a intubação (o que demandaria que ele estivesse inconsciente) e, por isso, os médicos sugeriram um tratamento com drogas que poderiam colocar seus órgãos em risco. "Ele deu seu consentimento e, então, nomeou Massimiliano Streppetti seu assistente pessoal de saúde, que afirmou 'nós aprovamos tudo, mesmo diante do risco de acabar com os rins danificados ou uma medula óssea que produza glóbulos vermelhos alterados'", contou Alfieri.

O médico descreveu o tratamento necessário para salvar a vida do papa como "decisivo" e não "agressivo", e enfatizou que nenhuma medida extraordinária para a extensão da vida do pontífice foi tomada durante a internação.

A crise de 22 de fevereiro foi um dos vários momentos críticos do processo, em que a vida do papa esteve por um fio, segundo o médico. A pneumonia dupla foi curada no hospital, mas Francisco segue tratando a infecção fúngica. O papa também está fazendo sessões de fisioterapia, terapia respiratória e fonoaudiologia.

Alfieri conversa com os médicos do papa todos os dias e o visita uma vez por semana no Vaticano. Na última visita, o papa demonstrou seu bom humor característico ao responder a um comentário do médico, segundo o qual Francisco tinha a mentalidade de alguém de 50 ou 60 anos. "'Cinquenta, não; 40 anos', ele disse; ou seja, seu senso de humor está de volta", contou Alfieri.

Os médicos determinaram que o papa fique em repouso por pelo menos dois meses, e evite multidões. Mas, diante dos progressos e conhecendo a ética de trabalho de Francisco, Alfieri acredita que o papa pode querer antecipar a sua volta.

(COM INFORMAÇÕES DA AP)

O Studio Ghibli, um dos estúdios de animação mais icônicos do mundo, ultrapassou as telas do cinema e se tornou uma febre nas redes sociais. Com imagens encantadoras, paletas de cores suaves e uma atmosfera nostálgica, a estética característica de suas produções dominou plataformas como TikTok, Instagram e X (antigo Twitter), onde fãs e até mesmo artistas recriam cenas, compartilham artes e disseminam a chamada "vibe Ghibli".

O fenômeno não é recente, mas ganhou força com o crescimento do consumo de conteúdos visuais na internet e a possibilidade de gerar as imagens com inteligência artificial. A hashtag #GhibliAesthetic acumula milhões de visualizações, impulsionada por vídeos que exploram desde a arquitetura e cenários inspirados nos filmes até filtros que simulam o estilo do estúdio japonês, responsável por clássicos como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e O Menino e a Garça.

Além disso, a estética Ghibli se tornou tendência no design de interiores e na moda. Decorações que remetem à simplicidade dos cenários dos filmes e roupas com cortes e cores semelhantes às vestimentas das personagens são cada vez mais populares entre os fãs. O conceito de "cottagecore", que valoriza uma vida bucólica e romântica, também se alinha perfeitamente à proposta visual das animações do estúdio, ajudando a ampliar ainda mais sua presença digital.

Outro fator que impulsionou a popularidade do Studio Ghibli foi sua chegada ao streaming. Com o catálogo disponível globalmente, novos públicos tiveram acesso às obras, gerando uma nova onda de admiração e redescoberta dos clássicos. A recente estreia de O Menino e a Garça (2023), dirigido pelo cofundador do estúdio, Hayao Miyazaki, também reacendeu o interesse pela filmografia do estúdio, incentivando discussões e conteúdos sobre seu legado.

Uso de inteligência artificial na geração das imagens é polêmico

A mais recente atualização da tecnologia de geração de imagens da OpenAI fez com que usuários do ChatGPT tenham facilidade em gerar as imagens inspiradas no estilo do Studio Ghibli.

Na última terça-feira, 25, a OpenAI lançou seu modelo de IA mais avançado até agora, integrado ao GPT-4o. Segundo a empresa, a nova versão traz uma abordagem multimodal, permitindo a geração de imagens mais precisas e fotorrealistas. Contudo, o que mais chamou a atenção foi a capacidade da IA de recriar com impressionante fidelidade o traço delicado e detalhado das animações do Studio Ghibli.

A repercussão foi tão grande que até o CEO da OpenAI, Sam Altman, entrou na brincadeira. Ele fez uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), comentando sobre a tendência e revelando que também foi transformado em um personagem no estilo Ghibli. Em tom bem-humorado, Altman brincou sobre a ironia de passar anos investindo no desenvolvimento da inteligência artificial, apenas para ser transformado em uma ilustração estilizada. Ele ainda alterou sua foto de perfil para uma imagem gerada no estilo do estúdio japonês.

Brasileiros entraram na onda nas redes sociais

Nas redes sociais, internautas brasileiros aderiram à febre das imagens no estilo Studio Ghibli. Figuras públicas também compartilharam versões estilizadas de si mesmas, entrando na brincadeira e ajudando a impulsionar ainda mais a tendência.