Um mundo distópico que não parece se esgotar

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Oito anos após o último lançamento da série, chega o primeiro "reaproveitamento" da franquia Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Dirigido por Francis Lawrence, que comandou os outros filmes da saga, o longa tem uma história que se passa cerca de 60 anos antes dos eventos protagonizados por Katniss Everdeen.

 

O que surge na tela, na verdade, é a juventude do futuro presidente Snow. Ou seja: é um filme para construir um universo prévio, brincar com as emoções dos fãs mais empolgados e, claro, aproveitar a marca para faturar. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faz isso e ainda consegue ser bom.

 

Lawrence se empenha em manter a essência do ambiente que conhecemos da saga (personagens extravagantes, questionamentos sociais e violência) em cenas de tirar o fôlego. A sequência dos "jogos" que dão título ao filme é a melhor de toda a franquia, com uma violência anárquica que destoa dos outros.

 

Há dois pontos centrais, porém, que levam o filme a outro patamar de blockbuster. O primeiro é o roteiro, de Michael Lesslie e Michael Arndt, que conseguem fazer algo raro no cinema comercial: entregar complexidade à personalidade dos personagens. Tirando Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), todos os outros transitam entre o mal e o bem, cinismo e honestidade, as boas e más intenções.

 

Naturalmente, nada disso é por acaso: dr. Volumnia Gaul (Viola Davis, irreconhecível) comete atrocidades, mas ao mesmo tempo parece cair em cascas de banana propositalmente para ajudar determinada pessoa; Dean Highbottom (Peter Dinklage) parece execrável, mas mostra seus motivos no final; e Snow, claro, tem tudo para ser o mocinho, mas logo dá o pulo para o lado sombrio.

 

O único tropeço surge em Zegler. A futura Branca de Neve não só está muito mal em cena, com de uma artificialidade exagerada, nada envolvente, Suas cenas são as mais deslocadas da narrativa. São várias as sequências musicais com Lucy Gray, que acabam quebrando o ritmo. Pode até ser algo que está no livro de Suzanne Collins, mas não funciona na tela e Grey se torna chatíssima.

 

EMOÇÕES

 

Apesar disso, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um bom exemplo de como aproveitar as histórias de uma franquia com qualidade. É um filme que, ao longo de 2h40, sabe como passear por emoções e provar que o mundo distópico de Panem tem muito a mostrar. E ainda dá uma sensação de quero mais, algo raríssimo (talvez inédito?) em um filme que insiste em voltar no tempo.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O motorista do caminhão que, segundo a polícia, provocou o acidente de trânsito que matou nove pessoas em uma rodovia em Guaratuba, no Paraná, na noite de domingo, 20, deve ser indiciado por homicídio culposo (não intencional), informou a Polícia Civil nesta segunda-feira, 21. O motorista, de 30 anos, chegou a ser internado no Hospital São José, em Joinville, mas recebeu alta na manhã desta segunda-feira e era aguardado para prestar depoimento à Polícia Civil durante a tarde. Mas, até as 18h, não havia ido à delegacia e, se não comparecer nas próximas horas, a polícia pode pedir à Justiça que decrete sua prisão. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do motorista.

O delegado Edgar Santana, da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba, falou sobre a dinâmica do acidente. "As informações preliminares apontam que três veículos estavam envolvidos: um caminhão teria colidido no fundo de uma van e a van teria colidido no fundo de um veículo de passeio. Na sequência, houve o capotamento da van, o caminhão teria passado por cima da van e as vítimas terminaram indo a óbito no local", afirmou.

"A princípio, nove vítimas teriam morrido ainda no local. Uma (outra) foi conduzida até um hospital, já recebeu inclusive alta. A Polícia Civil nos próximos dias vai realizar a oitiva dessa vítima sobrevivente", continuou o delegado.

O remador João Pedro Milgarejo, de 17 anos, foi o único sobrevivente. Ele foi resgatado com ferimentos leves. A equipe de remo do "Projeto Remar para o Futuro" voltava de São Paulo para Pelotas (RS) após participar do Campeonato Brasileiro Unificado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). O time ficou em 6º lugar geral e ganhou sete medalhas.

"O inquérito policial já foi devidamente instaurado pela Polícia Civil, inicialmente pela prática do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor. No entanto, estamos somente na fase inicial das investigações, uma série de diligências serão realizadas nos próximos dias para que a gente possa compreender a dinâmica do acidente", concluiu.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Paraná, o acidente ocorreu por volta das 21h40 de domingo, no km 665 da rodovia BR 376, no sentido sul. Na van havia dez pessoas - oito adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas (RS), o treinador da equipe e o motorista.

De acordo com a PRF, a princípio a carreta teria perdido os freios e atingido a traseira da van, que foi projetada para a frente, colidindo com a traseira de um automóvel. O ocupante do carro não se feriu. Em seguida arrastou a van para fora da pista e tombou sobre ela.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou há pouco que foi encaminhado à Enel SP um termo de intimação em função da "reincidência quanto ao atendimento insatisfatório aos consumidores em situações de emergência". A intimação inicia o processo para posterior avaliação de recomendação de caducidade da concessão.

A tempestade de 11 de outubro deixou mais de 2 milhões de unidades consumidoras sem energia. A Aneel cita descumprimento do plano de contingência ajustado pela distribuidora com o regulador nacional e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

"A intimação da empresa integra relatório de falhas e transgressões, que inicia processo para avaliação de recomendação de caducidade a ser apreciada pela Diretoria da Aneel e, depois, encaminhada ao Ministério de Minas e Energia (MME)", cita em nota a agência.

Na próxima segunda-feira, o processo será distribuído para relatoria na sessão pública semanal. A distribuidora tem 15 dias contados do recebimento do termo para apresentar sua manifestação.

"A Diretoria da Aneel avaliará os elementos trazidos pela distribuidora em sua manifestação, oportunidade em que decidirá se é cabível a recomendação de caducidade da concessão ao MME", diz a nota.

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram nesta segunda-feira, 21, a apreensão de mais de 1,2 tonelada de cocaína no Porto de Santos, que seria exportada para a Espanha, chegando via Porto de Málaga. A droga foi encontrada dentro de um contêiner, misturada com toneladas de sucatas metálicas.

Segundo a Receita Federal, que localizou a droga em caixas metálicas, dentro de um contêiner com 24 toneladas de sucata, foi a maior apreensão do tipo no ano no Porto de Santos.

Para encontrar os entorpecentes, a Receita se baseou em novos parâmetros inseridos nos sistemas de Gestão de Riscos, que permitiram uma seleção mais precisa de cargas suspeitas, e bloqueou as sucatas metálicas que estavam acomodadas em cinco contêineres.

Também foi realizada análise das imagens de escâneres dos contêineres suspeitos e a utilização de dois cães de faro da Receita Federal.

Identificada a presença da droga, a Polícia Federal foi acionada e instaurou inquérito policial para investigar a materialidade e a autoria do crime de tráfico internacional de drogas. Não há informação de presos na ocorrência.

Confira o vídeo aqui

Porto de Santos

Conforme mostrado pelo Estadão, o Porto de Santos é usado por facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) para o escoamento de drogas para outros continentes.

Na semana passada, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão contra suspeitos de estarem envolvidos com o tráfico internacional de drogas. Os investigados tinham como estratégia abrir os contêineres e colocar os entorpecentes entre cargas de papel, que seriam exportadas para a Europa, via Porto de Santos.