Navio Alexandre Pires: como era o cruzeiro em que o cantor permaneceu durante operação da PF?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O cantor Alexandre Pires é alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento em garimpo ilegal em terras Yanomami. Nesta segunda-feira, 4, endereços ligados ao artista foram investigados na Operação Disco de Ouro.

 

Durante a operação, porém, o cantor estava em alto-mar. Ele promovia o Navio Alexandre Pires, cruzeiro temático com três dias de duração e shows de artistas como Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Alcione.

 

Investigadores ouvidos pelo Blog do Fausto Macedo, do Estadão, informaram que ele insistiu em permanecer por 3h a bordo do navio com receio de ser detido. A prisão nunca aconteceu, já que a polícia não detinha um mandado contra o artista. Alexandre teve o celular apreendido.

 

A reportagem tentou contato com a assessoria do cantor para comentar o caso, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

 

Como era o Navio Alexandre Pires?

 

É a terceira vez que o cantor promove o Navio Alexandre Pires. Neste ano, o cruzeiro temático partiu da orla de Santos na última sexta, 1º, contou com apresentações de diversos artistas e seguiu até a última segunda, 4, o dia da operação.

 

O navio era equipado com restaurantes temáticos, minigolfe, pista de corrida, parque aquático e cinema. Os preços das cabines, que ficaram esgotadas, variavam conforme o padrão escolhido: o cruzeiro tinha cabines internas, externas com janela ou varanda e até suítes luxuosas.

 

A mais em conta era uma cabine interna, sem janela, que acomodava quatro pessoas e custava R$ 4,6 mil. Já a mais salgada contava com varanda e um pacote all inclusive para duas pessoas. O preço era R$ 8,9 mil.

 

O navio teve shows de nomes renomados, principalmente do samba. Claudia Leitte foi a primeira grande atração a subir no palco do cruzeiro, seguida por Xanddy Harmonia. No dia seguinte, foi a vez de Zeca Pagodinho se apresentar. Na mesma noite, Alcione cantou com Alexandre no teatro do navio.

 

Xande de Pilares e Diogo Nogueira se uniram ao cantor para uma roda de samba no domingo, 3. Alcione também cantou com os três. À noite, o cruzeiro contou com shows de Lulu Santos, Dennis DJ e, por fim, mais uma apresentação de Alcione.

 

Na ocasião, a cantora chegou a precisar interromper a apresentação após se sentir enjoada pelo balanço da embarcação. Segundo a assessoria da artista, ela voltou logo em seguida, cerca de cinco minutos após deixar o palco, e encerrou o show.

Em outra categoria

Uma casa desabou na manhã desta terça-feira, 22, no bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Seis pessoas, inclusive uma bebê de cinco meses, foram retiradas dos escombro pelo Corpo de Bombeiros, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

A criança e seu avô foram internados em estado grave.

O desabamento pode ter sido causado por vazamento de gás seguido de explosão.

As causas serão investigadas pela Polícia Civil.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo e aguarda retorno.

A casa com dois pavimentos ficava na Avenida Humberto Gomes Maia, número 351. Na parte de cima morava um casal com dois filhos - um menino de 11 anos e a bebê que acabou internada. Na parte de baixo, morava o idoso que é pai da mulher e avô da criança.

Por volta das 6h20, houve uma forte explosão e o prédio veio abaixo. Acionado, o Corpo de Bombeiros mobilizou equipes e as seis pessoas que estavam sob os escombros foram retiradas com vida. O idoso, com 70% de seu corpo queimado, foi levado para um hospital da região.

A bebê recebeu atendimento no local e foi encaminhada para o Hospital da Brasilândia. A criança foi estabilizada e entubada, segundo o Corpo de Bombeiros. As outras pessoas tiveram escoriações e ferimentos leves.

O Corpo de Bombeiros mobilizou dez viaturas e cerca de 30 agentes para o socorro.

Ao menos duas casas vizinhas foram afetadas e vão passar por avaliação pela Defesa Civil.

Conforme a SSP-SP, as causas do desabamento serão apuradas em inquérito pela Polícia Civil.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou decreto que regulamenta as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos. O texto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 22, e disciplina termos da Lei de Resíduos Sólidos, de 2010.

O decreto desta terça confirma a proibição contida na lei à importação de rejeitos de qualquer natureza, de resíduos sólidos perigosos e de resíduos que, por suas propriedades, gerem danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária e de resíduos para outras finalidades que não sejam a transformação de materiais e minerais estratégicos em processos industriais, mas não abrange o retorno de resíduos exportados pelo País.

A regulamentação, no entanto, libera a importação de itens classificados em 20 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Dentre eles, borracha endurecida, como ebonite; papéis ou cartões Kraft; resíduos de ligas de aço; resíduos de cobre, níquel, alumínio e magnésio, por exemplo. A lista completa consta de anexo do decreto e poderá ser revisada mediante proposta conjunta dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O ato estabelece ainda que "a indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular".

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as primeiras imagens do papa Francisco deitado em seu caixão. O corpo do pontífice jaz na capela da Casa Santa Marta. Nelas, é possível observar o caixão de madeira, o papa com vestes vermelhas e sua mitra episcopal.

Em uma das fotos, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, aparece rezando pelo pontífice.

Ainda de acordo com a Santa Sé, o corpo do pontífice será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23, para que os fiéis possam prestar suas homenagens, e ficará em câmara funerária até seu funeral a ser realizado no sábado, 26, no mesmo dia do sepultamento.

"O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito de translação na quarta-feira, que começará às 9 horas (horário local) com um momento de oração", afirmou o Vaticano.

A procissão passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos; do Arco dos Sinos, sairá para a Praça de São Pedro e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.

No Altar da Confissão, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terão início as visitas ao corpo do papa.

O funeral do pontífice no sábado na Praça São Pedro está previsto para as 10 horas, horário local (5 horas, pelo fuso de Brasília).

"O cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, presidirá a missa, que será concelebrada por patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o mundo", disse a Santa Sé.

O corpo do pontífice será levado, posteriormente, para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o seu sepultamento.