Vencedora do Grammy, Phoebe Bridgers critica ex-presidente da premiação: 'Apodreça'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cantora Phoebe Bridgers venceu o Grammy junto à banda Boygenius, e mandou um recado ao ex-presidente da premiação, Neil Portnow. Em entrevista à revista Rolling Stone logo após receber o troféu, a cantora desabafou: "O ex-presidente da Academia de Gravação, Neil Portnow, disse que se as mulheres quisessem ser indicadas e ganhar um Grammy, elas deveriam 'se esforçar'. Bem... gostaria de dizer para ele: eu sei que você ainda não está morto, mas quando estiver, apodreça".

 

Com a fala, a cantora lembrou tanto da acusação de violência sexual que o produtor musical recebeu, quanto da polêmica que rondou o Grammy de 2018. Após Alessia Cara ter sido a única mulher levar um troféu naquele ano, a premiação sofreu duras críticas, inclusive com a campanha "Grammy tão masculino" que virou hashtag nas redes sociais. Artistas como P!ink e Katy Perry entraram no coro contra os critérios da premiação.

 

Questionado na época, o então presidente da Academia disse a polêmica frase: "Temos que começar com as mulheres que têm criatividade, que querem ser artistas ... se esforcem".

 

A declaração não repercutiu bem entre os próprios membros da Academia, e Neil se afastou da presidência da Instituição, cargo que ocupava desde 2002. Posteriormente, ele chegou a se desculpar pela fala.

 

Acusações de abuso sexual

 

Em 2023, o nome do produtor musical voltou à tona após ele ter sido acusado por uma mulher de dopá-la e estuprá-la em um hotel de Nova York, naquele mesmo ano de 2018.

 

De acordo com a acusação, a Academia teria sua parcela de culpa ao "abafar a conduta de Portnow e silenciar a vítima e outras mulheres da indústria que decidiram se pronunciar". Tanto a Academia quanto o produtor negaram as acusações.

 

Grammy 2024

 

Neil foi substituído por Deborah Dugan, que ficou no cargo até 2022. Na época de sua demissão, Deborah declarou à CNN: "Fui recrutada e contratada pela Academia de Gravação para fazer mudanças positivas. Infelizmente, não fui capaz de fazer isso como CEO. Então, em vez de tentar reformar uma instituição corrupta, continuarei trabalhando para responsabilizar aqueles que continuam manchando o processo de votação do Grammy e discriminando mulheres e negros. Os artistas merecem o melhor", completou. Ela foi substituída por outro homem, Harvey Jay Mason Jr., que permanece na gestão.

 

As críticas à falta de representatividade feminina no Grammy, porém, parecer ter gerado uma autocrítica na Academia. Desde então, mais mulheres foram ocupando seus espaços na premiação. Na edição de 2024 que aconteceu no último domingo, 4, de forma inédita, elas receberam o maior número de indicações nas três principais categorias: Álbum do Ano, Música do Ano e Gravação do Ano.

 

Phoebe Bridgers venceu, com a Boygenius, categorias conhecidas por serem majoritariamente masculinas: Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock, ambos com a música Not Strong Enough e Melhor Álbum de Música Alternativa com The Record. A cantora ainda levou o Grammy em sua parceria com SZA na categoria Melhor Performance Pop em Duo/Grupo por Ghost in the Machine.

 

Porém, a premiação ainda precisa evoluir em questão de recorte racial em suas categorias. A crítica foi levantada, de forma sutil, por Jay Z durante a premiação, ao receber o troféu pelo conjunto de sua obra. O rapper e produtor lembrou que a mulher, Beyoncé, nunca levou a categoria de Álbum do Ano: "Pensem, a maior vencedora do Grammy nunca ganhou Álbum do Ano. Isso não funciona".

 

Nesta edição, a vencedora da categoria foi, novamente, Taylor Swift, desta vez com o álbum Midnights. Com o mais novo troféu, a cantora quebra o próprio recorde de artista que mais venceu na categoria, com 4 prêmios, superando nomes como Stevie Wonder.

Em outra categoria

Um casal morreu após a formação de uma cabeça d'água em uma cachoeira em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. Os corpos de Thássia Almeida e do marido, Leone Barbosa, foram localizados pelo Corpo de Bombeiros no início da tarde deste domingo, 20, cerca de 15 horas após o acionamento da corporação. Oito pessoas foram resgatadas com vida.

Os bombeiros receberam um chamado por volta das 19 horas de sábado, 19, para realizar o resgate de um grupo de dez pessoas impactadas por uma ocorrência de cabeça d'água próximo ao Cânion do Peixe Tolo, na Cachoeira Bocaina, no Parque Estadual Serra do Intendente.

O fenômeno consiste em um aumento repentino do nível da água de um rio ou cachoeira, geralmente causado por fortes chuvas.

Segundo a corporação, a equipe que se dirigiu até o local precisou enfrentar outra cabeça d'água durante o percurso para subir o rio - a rota de acesso pelas margens foi tomada.

Os bombeiros continuaram no trajeto, considerado de difícil acesso, e localizaram um grupo de oito pessoas já por volta de 1h45 da madrugada do domingo. Informações preliminares indicam que eles estavam bem quando as equipes os encontraram, embora assustados pela situação.

Por questões de segurança, os bombeiros passaram a madrugada com as pessoas encontradas, aguardando o dia amanhecer e a melhora de visibilidade na região.

Para sair de lá, eles fizeram o mesmo caminho por dentro do rio, pela parte mais rasa, por não haver mais passagem seca pela margem. As oito pessoas agora se encontram em local seguro, conforme a corporação.

Buscas por casal contaram com helicóptero

Os bombeiros relatam que, assim que fez contato, o grupo relatou que, ainda durante o sábado, um casal que estava com eles foi arrastado pela correnteza, que se formou subitamente. As buscas pelos dois, com a aeronave Arcanjo, se iniciaram na manhã do domingo.

A escolha pela operação aérea se deu porque o acesso terrestre só era possível por dentro do rio até aquele momento.

Os corpos foram localizados pelas equipes terrestres por volta do meio-dia. Eles foram levadas a um local seguro para que fossem repassados a um veículo de apoio.

Thássia Almeida se dizia "sempre em busca de destinos inéditos" nas redes sociais.

Ela tinha um perfil no Instagram para compartilhar dicas de viagens, muitas delas em Minas, e mostrar experiências ao lado do marido.

A publicação mais recente é uma foto na Cachoeira do Tabuleiro, também em Conceição do Mato Dentro.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, pediu respeito ao papa Francisco durante a missa solene das 8 horas deste domingo de Páscoa, 20, realizada no Santuário Nacional, na cidade do interior paulista.

O pontífice argentino, de 88 anos, passou mais de um mês internado recentemente por conta de uma grave pneumonia bilateral. Neste domingo, ele fez uma breve aparição para abençoar milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Vamos respeitar o Papa Francisco. Porque a igreja, ela sim, é a encarregada de continuar, até o fim do mundo, a grande alegria da ressurreição", afirmou Dom Orlando Brandes, em solenidade transmitida no Youtube. "É assim, irmãos e irmãs, que nós estamos também vivendo esta Páscoa. E Páscoa, Ressurreição tem tudo a ver com vida, nada com morte. Pelo contrário, é a superação da morte", acrescentou, durante a missa.

A fala de Dom Orlando Brites sobre o Papa Francisco se deu após o arcebispo relembrar uma atitude do discípulo João com o discípulo Pedro em uma passagem bíblica. "Pedro e João correram para ver o túmulo vazio. João chegou antes, porque ele é o discípulo amado, quem ama vai na frente. Pedro é a instituição, é a norma, é a organização da Igreja, aí vai mais devagar. Mas João respeitou Pedro e esperou para que Pedro entrasse primeiro no túmulo. Depois, João entrou. Isso é amar a Igreja. João quer respeitar a igreja", disse.

A longa hospitalização de Francisco, com pelo menos dois momentos críticos em que o pontífice ficou perto da morte, reacendeu o debate sobre a sucessão no Vaticano. Na mesma época, também circularam na internet notícias falsas que apontavam para o agravamento do estado de saúde ou até o óbito do papa.

Mensagem ecológica

O arcebispo também aproveitou a ocasião para transmitir uma mensagem sobre preservação ao meio ambiente, uma das prioridades de Francisco à frente da Igreja Católica. "Vida no útero materno, vida humana, vida espiritual, e agora preste bem atenção: vida ecológica", disse.

Ele acrescentou que quem é testemunha da ressurreição "respeita a criação do jardim do Senhor". "É assim que a própria natureza, o próprio cosmos, é testemunha de Jesus ressuscitado", afirmou durante sermão.

Um repórter da Band TV sofreu uma tentativa de assalto na noite do sábado, 19, enquanto estava posicionado para fazer uma entrada ao vivo no Jornal da Band. O jornalista Igor Calian trabalhava na Avenida Faria Lima, em São Paulo, quando um assaltante passou de bicicleta e tentou furtar o celular do repórter, que conseguiu desviar.

O momento em que o homem se aproxima para furtar o aparelho foi flagrado pelo cinegrafista e exibido durante o telejornal.

Ele se aproxima de bicicleta, quando Calian desvia e xinga o criminoso, acrescentando: "Sabia que você ia tentar pegar. Não conseguiu, né, bichão?!"

Os apresentadores do telejornal comentaram sobre a tentativa de assalto.

"Sem o menor medo. Ele viu que estava sendo filmado, microfone posicionado, o Igor também, e simplesmente foi ali tentar pegar", comentou a apresentadora Thais Dias. "Zero constrangimento", completou o âncora Eduardo Oinegue.

Taxa alta de roubos na capital

Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgados no ano passado, mostram que o Brasil tem dois celulares levados por ladrões a cada minuto.

As estatísticas mostram que São Paulo tem a terceira maior taxa de furtos ou roubos de celulares entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

A capital paulista registra índice 1.781,6 celulares subtraídos dentro desse grupo, ficando atrás apenas de Manaus (2.096,3) e Teresina (1.866).

O Radar da Criminalidade do Estadão, que permite monitorar os índices de roubos de celulares nos diferentes pontos da cidade, mostra uma alta de crimes patrimoniais em Pinheiros, um dos bairros cortados pela avenida.