Rock in Rio anuncia dia exclusivamente brasileiro com atrações de sertanejo, samba, rock e MPB

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Rock in Rio, festival de música cuja décima edição acontece de 13 a 15 e de 19 a 22 de setembro no Rio de Janeiro, terá um dia da programação apenas com artistas brasileiros: 21 de setembro, sábado, quando 73 atrações já estão confirmadas, distribuídas por 14 gêneros musicais ou estilos.

 

Será a primeira vez que artistas da música sertaneja vão se apresentar no festival - que, embora desde a primeira edição não se restrinja ao rock, ganhou fama por oferecer atrações internacionais desse gênero e até agora nunca havia dado espaço àquele que hoje é o estilo mais ouvido do País.

 

A principal atração sertaneja será a dupla Chitãozinho & Xororó, mas também vão se apresentar Ana Castela, Luan Santana, Simone Mendes, Junior (filho de Xororó) e a Orquestra Heliópolis. Os shows acontecerão no Palco Mundo.

 

Nesse mesmo palco haverá rock (representado por Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido), MPB (Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes e Ney Matogrosso) e trap (Cabelinho, Felipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh).

 

No Palco Sunset haverá samba (Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares), pop (Duda Beat, Glória Groove, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos) e rap (Criolo, Djonga, Marcelo D2, Rael e Karol Conká).

 

A Global Village será o palco da bossa nova (Roberto Menescal, Wanda Sá, Leila Pinheiro e Bossacucanova, com participação especial de Cris Delano), soul (Banda Black Rio, Claudio Zoli e Hyldon) e jazz (Léo Gandelmann, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis).

 

O Espaço Favela será palco do funk (Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC Ig e MC PH), do Baile de Favela (Buchecha, Cidinho e Doca, Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin O Chris e Tati Quebra Barraco) e da música clássica (Nathan Amaral e Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira).

 

O Espaço New Dance Order vai ser palco da música eletrônica, com Mochakk e três duelos musicais: Beltran x Classmatic, Eli Iwasa x Ratier e Maz x Antdot.

 

Nos demais dias, o Rock in Rio mescla músicos e bandas estrangeiras, como Deep Purple, Mariah Carey e Ed Sheeran, e brasileiras, como Ivete Sangalo, Belo, Iza, Planet Hemp, Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.

 

O Dia Brasil foi anunciado nesta segunda-feira, 29, durante evento para a imprensa na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Cada ritmo ou estilo terá, no total, aproximadamente uma hora e meia de shows, e cada atração vai cantar cerca de três músicas, segundo a organização.

 

"Quando começou o Rock in Rio eu queria reunir todas as tribos. Então estamos repetindo isso com a música brasileira. O sertanejo, o pop, o rock, o trap, bossa nova. Um vai convidar o outro. É muito emocionante. Vocês vão ver isso no Rock In Rio. Vai ser um dia muito emocionante", disse Roberto Medina, o criador do festival, que comemora 40 anos na edição de setembro (embora na data ainda faltem quatro meses para se completar as quatro décadas, já que o primeiro evento ocorreu de 11 a 20 de janeiro de 1985).

 

Durante o evento também foi anunciada a música Deixa o Coração Falar, composta por Zé Ricardo, que é curador do festival, para esta edição do Rock in Rio.

 

O clipe teve a participação de artistas como Ivete Sangalo, Iza, Ludmilla, Alcione, Mart'nália, Daniela Mercury e Rael. A arrecadação com direitos autorais da música serão revertidos para um projeto filantrópico que, em parceria em parceria com as entidades Ação da Cidade e Gerando Falcões e o apoio dos patrocinadores do Rock in Rio, pretende transformar favelas brasileiras pelo projeto Favela 3 D (Digital, Digna e Desenvolvida).

 

A primeira a ser apoiada será a favela do morro da Providência, no centro do Rio, onde 250 famílias serão atendidas.

 

Atrações internacionais do Rock in Rio 2024

 

Entre os artistas internacionais já confirmados para a edição de 2024 estão Akon, 21 Savage, Travis Scott, Katy Perry, NE-YO, Shawn Mendes, Mariah Carey, Gloria Gaynor, Ed Sheeran, Charlie Puth, Tyla e Joss Stone.

 

A venda de ingressos para o Rock in Rio 2024 começa no dia 23 de maio, através do site da Ticket Master Brasil.

Em outra categoria

Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam neste domingo, 20, três homens suspeitos de planejar o assassinato de um indivíduo em situação de rua. O ataque seria transmitido ao vivo pela internet.

Os mandados foram cumpridos em Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade, e em Bangu, na Zona Oeste, depois de os agentes identificarem a existência de um grupo de jovens que utilizava a plataforma Discord para divulgar atos criminosos. Entre as ações propagadas constam maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual e racismo.

"O grupo também promovia ataques de ódio contra negros, mulheres e adolescentes, em uma escalada de violência digital com graves consequências no mundo real", informou a corporação em nota.

Segundo a polícia, o ataque ao homem em situação de rua estava previsto para acontecer neste domingo e seria transmitido em troca de dinheiro. O plano foi descoberto em uma ação conjunta com o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Com base em informações precisas e atuação cirúrgica, foi possível não só impedir a consumação de um assassinato, como também desestruturar um grupo que operava à margem da lei, protegendo adolescentes, animais e grupos vulneráveis", ressaltou a Polícia Civil, que segue investigando outros membros do bando.

Depois das fortes chuvas registradas na capital, ABC e litoral de São Paulo, neste domingo de Páscoa, 20, a frente fria segue em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. Embora o sol reapareça em grande parte do interior paulista, ainda pode chover com moderada a forte intensidade na divisa de São Paulo com Minas.

"As áreas de instabilidade vão se intensificar no decorrer do dia nesses dois Estados e permanecem sobre o Rio de Janeiro, mas as nuvens carregadas se afastam de grande parte do Estado de São Paulo", afirma a Climatempo.

Neste domingo, a Grande São Paulo fica nublada e com chuva a qualquer hora, mas de fraca a moderada intensidade. "O litoral paulista tem um dia nublado, com chuva e ventos marítimos moderados e frequentes no decorrer do dia", acrescenta a empresa brasileira de meteorologia.

No sábado, 19, as tempestades causaram transtornos em diversas cidades do ABC e do litoral paulista, com alagamentos e deslizamentos. No Guarujá, a sirene da comunidade da Barreira foi acionada, e os moradores precisaram se deslocar imediatamente para um local seguro.

Cidade de São Paulo

Após dois dias consecutivos de fortes temporais, a capital paulista amanheceu com muitas nuvens.

"A frente fria que mudou o tempo em São Paulo já se afastou para o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém a circulação dos ventos contra a costa paulista deixa o domingo de Páscoa com muitas nuvens, chuva fraca e chuviscos intermitentes no decorrer do dia, mas sem previsão de novos temporais", estima o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

O declínio das temperaturas nos próximos dias, especialmente durante as madrugadas, será causado pelo ar frio de origem polar que se espalha sobre a região Sudeste e também atinge a cidade de São Paulo.

Veja a previsão para os próximos dias:

- Domingo: entre 17 ºC e 22 ºC;

- Segunda-feira: entre 16 ºC e 22 ºC;

- Terça-feira: entre 15 ºC e 24 ºC;

- Quarta-feira: entre 17 ºC e 27 ºC.

A Meteoblue projeta que as temperaturas devem permanecer mais altas entre quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24. Já com relação às chuvas, a expectativa é de maiores precipitações entre quinta-feira, 24, e o próximo sábado, 26.

O Estado de São Paulo contabiliza 50 praias impróprias para banho, segundo o último balanço divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Cetesb considera a praia imprópria para banho quando há mais de cem colônias de bactérias por 100 mililitros de água, em duas ou mais amostras, em um período de cinco semanas. A orientação é que os banhistas evitem o contato com o mar nessas localidades.

Na liderança do balanço, aparece Itanhaém com doze praias impróprias. Bertioga, Santos e Praia Grande estão com sete praias com más condições cada um dos municípios.

Das 175 praias monitoradas, 125 estão com condições próprias para banho. A próxima atualização será feita na quinta-feira, 24.

Veja quais praias estão impróprias para banho

Ubatuba - 5

- Rio Itamambuca

- Praia de Iperoig

- Praia de Itaguá - Ponto 1

- Praia de Itaguá - Ponto 2

- Toninhas

Caraguatatuba - 4

- Prainha

- Indaiá

- Palmeiras

- Porto Novo

São Sebastião - 4

- São Francisco

- Pontal da Cruz

- Deserta

- Porto Grande

Ilhabela - 2

- Portinho

- Veloso

Guarujá - 1

- Perequê

- Santos - 7

- Ponta da Praia

- Aparecida

- Embaré

- Boqueirão

- Gonzaga

- José Menino - Rua Olavo Bilac

- José Menino - Rua Fred. Ozanan

São Vicente - 3

- Praia da Divisa

- Itararé - Posto 2

- Praia da Ilha Porchat

Praia Grande - 8

- Boqueirão

- Vila Tupi

- Vila Mirim

- Maracanã

- Vila Caiçara

- Real

- Balneário Flórida

- Jardim Solemar

Mongaguá - 6

- Central

- Vera Cruz

- Santa Eugênia

- Itaóca

- Agenor de Campos

- Flórida Mirim

Itanhaém - 7

- Campos Elíseos

- Suarão

- Suarão - AFPESP

- Parque Balneário

- Centro

- Balneário Jardim Regina

- Balneário Gaivota

Peruíbe - 3

- Parque Turístico

- Balneário S. J. Batista

- Avenida São João