Vídeo: vira-lata caramelo rouba a cena ao 'invadir' reportagem ao vivo; assista

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um cachorro vira-lata caramelo roubou a cena durante uma reportagem do Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, na sexta-feira, 5. O animal "invadiu" a transmissão ao vivo e se apoiou no repórter João Neto, que foi surpreendido pelo cão.

A situação aconteceu na Academia da Cidade do Parque da Macaxeira, na zona norte do Recife, onde o jornalista chamava uma reportagem sobre praticar atividades físicas ao ar livre. Quando o caramelo pulou nele, Neto não conseguiu conter a risada.

"Ao vivo, acontece de tudo. Ele estava quietinho aqui, aí, na hora do ao vivo, querendo se amostrar", disse. Mais tarde, o cão voltou a fazer uma aparição no jornal. O cinegrafista mostrava algumas pessoas realizando exercícios no parque quando o animal tentou pegar os fios da câmera.

"O caramelo está pegando o fio aqui, meu Jesus. Se comporta, Caramelo", brincou Neto, que tentou resgatar os fios do cão e entregá-lo ao cinegrafista.

Uma situação parecia ocorreu no início do ano no jornal Bom Dia Santa Catarina, transmitido por uma afiliada da TV Globo, quando o repórter Deivid Moron foi surpreendido por um cachorro pedindo carinho. Confira aqui.

Em outra categoria

Quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira, 13, em São Paulo, suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida na produção e distribuição de entorpecentes à base de nitazeno, droga considerada mais potente que fentanil e heroína e com alto potencial de causar overdose.

É a primeira vez que uma operação tem como alvo esse composto químico que foi identificado recentemente no País.

A operação foi deflagrada com base na investigação realizada após a primeira apreensão dessa substância no Brasil, em dezembro do ano passado. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos em endereços localizados na cidade de São Paulo.

Os investigados, que não tiveram os nomes divulgados, terão as condutas individualizadas e podem responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e organização criminosa. A reportagem não conseguiu contato com a defesa deles.

Laboratório na Grande SP

A apreensão que deu origem à operação atual aconteceu no dia 12 de dezembro, quando a PF localizou um laboratório clandestino de drogas em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O local era utilizado para fazer drogas sintéticas, conhecidas como drogas K.

Ao analisar o material apreendido, os agentes identificaram o uso de nitazeno, substância química de alto poder psicotrópico, importada ilegalmente. Foi a primeira apreensão da substância no país, segundo a PF.

Inclusão na lista de entorpecentes da Anvisa

Em janeiro deste ano, o Departamento de Polícia Federal usou o formulário de notificação de novas substâncias psicoativas para pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a inclusão do nitazeno (N-desetil etonitazeno) na lista de substâncias entorpecentes proscritas.

O pedido foi acatado. A medida tem repercussão no direito penal, pois a substância passa a ser considerada droga entorpecente, de uso proibido.

Em março, ao votar favorável à inclusão, o diretor da Anvisa e relator do pedido, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, afirmou que as substâncias denominadas "nitazenos" possuem potencial analgésico, porém, podem causar depressão respiratória com alto risco de abuso e toxicidade, e, por isso, sem uso terapêutico.

Em seu voto, ele acrescenta que os nitazenos podem proporcionar aos usuários efeitos semelhantes ao de opioides, como a morfina e o fentanil, mas algumas substâncias da classe são muito mais potentes.

"Isso significa que doses substancialmente menores são necessárias para atingir os efeitos desejados pelos usuários o que aumenta o risco de overdose acidental", escreveu.

Um vídeo antigo do papa Leão XIV cantando a música Feliz Navidad em uma celebração natalina tem chamado a atenção na internet. As imagens passaram a circular de forma viral na última quinta-feira, 8, após Robert Prevost ter sido anunciado pelo Vaticano como novo líder da Igreja Católica.

"Em nosso encontro de Natal de 2014, fomos apresentados ao Monsenhor Roberto. Ficamos encantados com sua simplicidade. Nunca imaginamos que conheceríamos o homem que se tornaria o novo papa", escreveu no X (antigo Twitter) a usuária Miss Les, que se identifica como "professora por vocação" e chiclayana.

No vídeo, o papa Leão XIV aparece junto com uma banda de jovens instrumentistas. Com vigor, ele canta a canção natalina Feliz Navidad, uma composição do músico porto-riquenho José Feliciano.

A letra possui trechos em espanhol (Feliz Navidad/Próspero año y felicidad) e em inglês (I wanna wish you a merry Christmas/From the bottom of my heart). Por mais de dois minutos, Leão XIV cantou de forma empolgada e recebeu os aplausos dos presentes.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o papa Leão XIV dedicou grande parte da sua trajetória pastoral no Peru.

Chegou ao território andino em 1985, ainda como missionário. Anos depois, atuou como bispo e esteve à frente da Diocese da cidade de Chiclayo. Obteve a cidadania do país sul-americano em 2015.

Em 2023, ele foi elevado à condição de cardeal por Francisco, que o chamou para assumir o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos. Para isso, teve de deixar o comando da diocese de Chiclayo. Na semana passada, após um rápido conclave, Prevost foi eleito como o novo pontífice da Igreja Católica.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Nossa Senhora de Fátima é uma conhecida invocação mariana ligada às aparições a três crianças em Fátima, em Portugal, entre maio e outubro de 1917. Foi quando teve início a devoção a ela. É considerada uma intercessora que pede a Deus em favor de seus devotos. O dia 13 de maio marca a sua primeira aparição.

Diversas homenagens ao longo do mês também no Brasil, especialmente na data desta terça-feira, 13, marcam a comemoração. A popularidade dela no País se deve principalmente à influência da imigração portuguesa e mensagem de esperança e fé.

"A Mãe de Jesus, em cada lugar onde aparece, recebe um título específico, e por trás de cada aparição há sempre um significado especial. Ela apareceu em Fátima aos pastorinhos e recebeu o título de Nossa Senhora de Fátima", consta em artigo do Vaticano.

No dia de Nossa Senhora de Fátima, realiza-se uma procissão luminosa simbolizando a luz de Cristo. Essa celebração busca, através da intercessão de Nossa Senhora, iluminar o mundo e promover a união e a paz entre os povos, enfatizando o amor ao próximo em detrimento de guerras e conflitos, ainda de acordo com o Vaticano.

Aparições de Nossa Senhora de Fátima

"Um dos mais marcantes fatos de nossos tempos deu-se no começo do século XX, no dia 13 de maio de 1917, quando Nossa Senhora de Fátima se manifestou pela primeira vez para três crianças pastorinhas (Lúcia dos Santos, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta, de 9 e 7 anos), pedindo orações e sacrifícios em reparação pelos pecados cometidos contra Deus e pela conversão dos pecadores", afirma a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima.

Durante a segunda aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de junho de 1917, foi revelado que Jacinta e Francisco seriam levados para o céu em breve, enquanto Lúcia permaneceria na Terra para promover a devoção a Nossa Senhora e ao Imaculado Coração de Maria, conforme o desejo do Divino Filho, de acordo com a associação.

"Foi na terceira aparição, em 13 de Julho de 1917, que Nossa Senhora revelou-lhes o famoso 'Segredo', nas suas três partes, ordenando que não contassem a ninguém. Anunciou também que no mês de outubro faria um milagre por onde todos acreditariam nas aparições", acrescenta a entidade.

Em 19 de agosto de 1917, a quarta aparição foi assinalada por inúmeros acontecimentos que marcaram profundamente a vida das crianças.

Na quinta aparição, em 13 de setembro de 1917, Nossa Senhora de Fátima incentivou a oração do terço para acabar com a guerra, expressou a satisfação divina com os sacrifícios dos pastorinhos e prometeu um milagre para outubro.

Em 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora de Fátima se identificou como a Senhora do Rosário, solicitou a construção de uma capela em sua honra, enfatizou a importância da oração diária do terço e profetizou o fim iminente da guerra.

"Realizou também diante da multidão o milagre anunciado: o Sol começou a bailar, várias pessoas foram curadas e as roupas ensopadas pela chuva que caíra caudalosamente antes da aparição estavam completamente secas", disse a Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima.

Conforme o Vaticano, Francisco faleceu em 4 de abril de 1919, e Jacinta em 20 de fevereiro de 1920. Lúcia ingressou na Comunidade das Irmãs de Santa Doroteia, em 17 de junho de 1921. "Mais tarde, entrou no Carmelo de Coimbra, onde faleceu aos 97 anos, em 13 de fevereiro de 2005. Francisco e Jacinta foram beatificados, em 13 de maio de 2000, por São João Paulo II e canonizados, em 13 de maio de 2017, pelo papa Francisco."