Luana Piovani critica Scooby por criar Instagram para o filho e diz: 'não paga nem 50% das despesas'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Luana Piovani voltou a usar as redes sociais para criticar o ex-marido, Pedro Scooby, com quem tem três filhos. Na manhã deste sábado, 6, ela afirmou que ele criou um Instagram para o filho mais velho, Dom, de 12 anos, sem sua autorização, e acusou o surfista de "não pagar nem 50% das despesas" dos filhos. O Estadão procurou a assessoria de imprensa de Scooby, mas não teve retorno até o momento.

"Não menos violento é um genitor se entender absolutamente responsável por todas as decisões da vida de um filho. No caso, eu gerei, gestei, pari e amamentei todos os meus filhos. Então, eu tenho direito e obrigação de saber das coisas que acontecem na vida deles e opinar, porque sou uma pessoa inteligente, madura e absolutamente responsável em relação à criação dos meus filhos", disse a atriz.

Ela continuou, sem citar nomes, dizendo que Scooby abriu uma conta na rede social para o filho, e completando: "O que eu sou absolutamente contra, não importa se é ele que administra, se está no celular dele. O que importa é que essa criança também é minha, a responsabilidade também é minha."

"Eu deveria ter sido questionado, perguntada e, então, juntos, chegaríamos a um consenso. Mas não é assim que acontece. Afinal de contas, ele é um baita herói né? Ele é super amoroso", ironizou ela.

Piovani, então, fez a acusação sobre as despesas das crianças: "Pena que é inconsequente, irresponsável, não paga nem 50% das despesas dos filhos, mas todo mundo acha que é o melhor pai do mundo, porque ama os seus filhos e é um baita cara alto astral. Para vocês entenderem o quanto vocês se enganam com imagem e não entendem nada sobre a ligação com filhos."

A atriz e Scooby viveram um relacionamento de seis anos, que terminou em 2019. Desde então, passaram por uma série de divergências públicas, em que a atriz expôs problemas com o surfista. Os dois entraram em um acordo sobre a pensão dos filhos em agosto de 2023.

Há alguns meses, Dom, o filho mais velho, se mudou da casa de Piovani, em Cascais, em Portugal, para a casa do pai, no Rio de Janeiro, o que também causou debates públicos entre o ex-casal. Eles também são pais de Bem e Liz, que moram com a mãe.

Em outra categoria

A Nasa, Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, transmitiu na noite dessa segunda-feira, 17, o início da operação de retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estavam no espaço desde junho do ano passado.

A chegada de ambos os norte-americanos é esperada com ansiedade. Eles foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no ano passado em uma missão de oito dias, chamada de Crew 9. Mas, por conta de problemas técnicos da cápsula Starliner, da Boeing, usada para transportar os astronautas, Butch e Suni tiveram de permanecer no espaço por nove meses.

Na madrugada desta terça-feira, 18, às 2h05 (horário de Brasília) a cápsula se separou da Estação Espacial Internacional, iniciando o processo para retorno dos astronautas. Nick Hague, da Nasa, e o cosmonauta Aleksandr Gorbounov também estão a bordo.

Em publicação no X, a Nasa comemorou o início da missão de retorno. "Eles estão a caminho!", diz a postagem.

O tempo de viagem estimado é de 17 horas. A partir das 2h05, depois que a aeronave da SpaceX Dragon desatracou, houve uma interrupção do fornecimento das imagens da operação. A Nasa retomará a cobertura por volta das 17h45, quando for iniciada a manobra de entrada na Terra.

A chegada dos tripulantes está marcada para 18h57, no momento chamado de Splashdown, quando a aeronave cai sobre as águas. O local exato ainda não foi informado pela agência espacial. Os horários são aproximados e podem mudar no decorrer do trajeto.

"Os gerentes da missão continuarão monitorando as condições climáticas na área, já que o desacoplamento da Dragon depende de vários fatores, incluindo prontidão da espaçonave, prontidão da equipe de recuperação, clima, estados do mar e outros fatores", informou a agência espacial. "A Nasa e a SpaceX confirmarão o local específico do splashdown mais próximo do retorno da Crew-9".

Eles serão trazidos de volta com ajuda da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O foguete Falcon 9, que decolou da Flórida (EUA) na sexta-feira, 14, com uma cápsula Crew Dragon fixada em sua parte superior, carregou uma tripulação de quatro pessoas a bordo com destino à ISS.

A missão, esta chamada de Crew-10, será executada que para Butch Wilmore e Suni Williams sejam substituídos por outros astronautas e consigam retornar à Terra. O plano inicial era fazer a viagem de volta na quarta-feira, 19, mas a missão foi antecipada.

Veja o itinerário da viagem

Segunda-feira, 17 de março

22h45 - Começou a cobertura do fechamento da escotilha na NASA+

Terça-feira, 18 de março

01h45 - Início da cobertura do desacoplamento

02h05 da manhã - Desatracação

17h45 - Reinício da cobertura do retorno

18h11 - Queima de Desorbitação (o tempo é aproximado)

18h57 - Splashdown (o horário é aproximado)

O vigilante gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, que morava em Canoas (RS) e visitava o Rio de Janeiro pela primeira vez, foi conhecer o Cristo Redentor na manhã de domingo, 16, acompanhado pelo filho, Alex Magalhães Duarte, de 28 anos, e pela nora, Melissa Schiwe. Enquanto subia a escadaria rumo ao monumento, na zona sul do Rio, ele sofreu um enfarte e morreu.

O trio de turistas foi ao Cristo de van, e no último trecho de acesso ao monumento decidiu subir pela escadaria comum, embora a escada rolante estivesse funcionando normalmente, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Tijuca, onde fica o complexo turístico. Antes de subir, o trio tirou uma foto em frente a um painel com uma foto do Cristo.

Às 7h39, ele parou entre dois lances de escada e começou a passar mal. Sem socorristas no local, a nora, que é enfermeira especialista em atenção cardiovascular, logo gritou que era um enfarte e pediu ajuda. Além dela, outras pessoas que viram a cena começaram a tentar reanimá-lo com massagem cardíaca.

Um dos ajudantes nessa tarefa foi o padre João Damasceno, que celebra missas numa das capelas que existem no santuário. O esforço foi em vão: socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram às 8h13 e constataram a morte de Duarte.

Crítica ao atendimento

Nas redes sociais, Melissa comentou o ataque cardíaco, o socorro oferecido ao sogro e a morte dele. "Um dia que começou muito feliz e cheio de planos e em segundos se transformou em momentos de desespero, agravados por uma equipe extremamente despreparada", escreveu na legenda da foto de uma reportagem sobre o caso.

Segundo Melissa, não havia atendimento de urgência (o posto médico existente no complexo turístico estava fechado, afirma) e os técnicos que chegaram não sabiam como atender o paciente.

A concessionária Trem do Corcovado, responsável pelo posto médico, afirmou, em nota, que ele estava funcionando e que "a equipe do Pronto Socorro local agiu imediatamente, inclusive com uso de desfibrilador, mas, apesar da rapidez da ação, o visitante teve um infarto fulminante, impossibilitando o salvamento".

A nora de Duarte comentou essa afirmação na legenda de outra foto: "Como alegar que ele teve um infarto fulminante e que nem uma UTI teria salvo a vida dele se não havia nem uma ambulância no parque nem atendimento de urgência, que deveria estar aberto?", questionou.

Após a constatação da morte, o corpo de Duarte foi levado para uma das capelas, onde o padre Damasceno realizou um primeiro velório.

O cadáver será levado para São Leopoldo (RS), terra natal da família de Duarte. Haverá um velório no Centro Ecumênico e, depois, o corpo será cremado. O pároco vai viajar até a cidade gaúcha para participar da cerimônia e oferecer apoio à família.

Dois casos de sarampo foram registrados no município de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na sexta-feira, 14. As pacientes são duas crianças da mesma família, ambas com menos de 1 ano de idade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, elas receberam alta médica e passam bem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.