Qual é a diferença entre dorama e drama?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A crescente popularidade das produções televisivas asiáticas tem criado confusão sobre as diferenças entre os doramas japoneses e os dramas ocidentais. Para compreender melhor esses conceitos, é fundamental explorar suas origens, formatos e as expectativas do público ao consumir o gênero.

 

O termo dorama é utilizado para se referir séries de televisão japonesas de qualquer gênero. Seu uso transcende o drama propriamente dito, abrangendo uma ampla variedade de temas como romance, comédia, suspense e ficção científica.

 

Os doramas são produções que, além do viés cultural muito presente, normalmente possuem temporadas mais curtas, focadas em um único núcleo de personagens e episódico, sendo exibidos semanalmente, assim como a agenda de lançamento dos animes, explica o portal especializado em mundo geek JovemNerd.

 

Em contraste, as séries de dramas ocidentais apresentam temporadas mais longas, com mais episódios e desdobramentos em mais de um núcleo. O drama em si também pode acoplar de outros gêneros, ter um alívio cômico, mas são narrativas com propostas mais sérias e profundas. Quem gosta do gênero busca reflexões, histórias de superação, dilemas dos mais variados, algo mais próximo do significado da palavra drama propriamente dita.

 

É importante ressaltar que dorama não é um gênero narrativo, mas sim um formato de séries televisivas japonesas. Enquanto o drama pode ser encontrado na televisão, teatro, cinema e literatura, como explica o escritor e apresentador do podcast Pod Ler e Escrever Juliano Loureiro, em seu artigo "Gênero dramático: aprenda o que é e a sua importância na literatura e nas produções televisivas".

 

Por isso, a expectativa do público que assiste aos doramas é encontrar elementos culturais específicos do Japão presentes em uma variedade de gêneros e histórias, com narrativas mais compactas, que muitas vezes são concluídas dentro da mesma temporada, oferecendo histórias completas em um formato mais breve.

 

Não confunda dorama com K-drama

É importante ressaltar que o termo dorama tem sido usado de forma generalista ao se referir às produções asiáticas, mas a Associação Brasileira dos Coreanos conta que existem nomenclaturas próprias de cada pais: séries da Coreia do Sul são K-dramas, da China são C-dramas, e de Taiwan são TW-dramas, cada uma com suas características culturais específicas.

 

A Associação Brasileira dos Coreanos divulgou um manifesto condenando a definição da Academia Brasileira de Letras (ABL) para a palavra "dorama" como uma "obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem."

 

A associação sul-coreana, representada por professores da USP e da UFF, considerou a definição preconceituosa e generalizadora, argumentando que "dorama", por ser uma palavra de origem japonesa, não deveria ser usada como um termo para séries de outros países asiáticos. Augusto Kwon, presidente da associação, comparou a generalização ao dizer que "é como falar que toda comida nordestina é comida baiana". A publicação da ABL, que já recebeu mais de 12 mil curtidas e 700 comentários, foi criticada por reforçar estereótipos e promover o orientalismo, segundo Daniela Mazur, pesquisadora do MidiÁsia da UFF.

 

A associação coreana, representada por professores da USP e da UFF, considerou a definição preconceituosa e generalizadora, argumentando que "dorama", por ser uma palavra de origem japonesa, não deveria ser usada como um termo guarda-chuva para séries de outros países asiáticos. Augusto Kwon, presidente da associação, comparou a generalização ao dizer que "é como falar que toda comida nordestina é comida baiana".

 

ABL se defendeu, alegando que apenas apontou o uso da palavra em contextos reais em português.

 

Cavaliere, membro da comissão de lexicografia da ABL, defendeu a definição ao Estadão, afirmando que o uso da palavra em uma comunidade linguística determina sua redação no dicionário. Ele destacou que "nada impede" o uso restrito do termo conforme sua origem, mas que o registro em dicionários reflete o uso atual pelos falantes.

Em outra categoria

Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam neste domingo, 20, três homens suspeitos de planejar o assassinato de um indivíduo em situação de rua. O ataque seria transmitido ao vivo pela internet.

Os mandados foram cumpridos em Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade, e em Bangu, na Zona Oeste, depois de os agentes identificarem a existência de um grupo de jovens que utilizava a plataforma Discord para divulgar atos criminosos. Entre as ações propagadas constam maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual e racismo.

"O grupo também promovia ataques de ódio contra negros, mulheres e adolescentes, em uma escalada de violência digital com graves consequências no mundo real", informou a corporação em nota.

Segundo a polícia, o ataque ao homem em situação de rua estava previsto para acontecer neste domingo e seria transmitido em troca de dinheiro. O plano foi descoberto em uma ação conjunta com o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Com base em informações precisas e atuação cirúrgica, foi possível não só impedir a consumação de um assassinato, como também desestruturar um grupo que operava à margem da lei, protegendo adolescentes, animais e grupos vulneráveis", ressaltou a Polícia Civil, que segue investigando outros membros do bando.

Depois das fortes chuvas registradas na capital, ABC e litoral de São Paulo, neste domingo de Páscoa, 20, a frente fria segue em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. Embora o sol reapareça em grande parte do interior paulista, ainda pode chover com moderada a forte intensidade na divisa de São Paulo com Minas.

"As áreas de instabilidade vão se intensificar no decorrer do dia nesses dois Estados e permanecem sobre o Rio de Janeiro, mas as nuvens carregadas se afastam de grande parte do Estado de São Paulo", afirma a Climatempo.

Neste domingo, a Grande São Paulo fica nublada e com chuva a qualquer hora, mas de fraca a moderada intensidade. "O litoral paulista tem um dia nublado, com chuva e ventos marítimos moderados e frequentes no decorrer do dia", acrescenta a empresa brasileira de meteorologia.

No sábado, 19, as tempestades causaram transtornos em diversas cidades do ABC e do litoral paulista, com alagamentos e deslizamentos. No Guarujá, a sirene da comunidade da Barreira foi acionada, e os moradores precisaram se deslocar imediatamente para um local seguro.

Cidade de São Paulo

Após dois dias consecutivos de fortes temporais, a capital paulista amanheceu com muitas nuvens.

"A frente fria que mudou o tempo em São Paulo já se afastou para o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém a circulação dos ventos contra a costa paulista deixa o domingo de Páscoa com muitas nuvens, chuva fraca e chuviscos intermitentes no decorrer do dia, mas sem previsão de novos temporais", estima o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

O declínio das temperaturas nos próximos dias, especialmente durante as madrugadas, será causado pelo ar frio de origem polar que se espalha sobre a região Sudeste e também atinge a cidade de São Paulo.

Veja a previsão para os próximos dias:

- Domingo: entre 17 ºC e 22 ºC;

- Segunda-feira: entre 16 ºC e 22 ºC;

- Terça-feira: entre 15 ºC e 24 ºC;

- Quarta-feira: entre 17 ºC e 27 ºC.

A Meteoblue projeta que as temperaturas devem permanecer mais altas entre quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24. Já com relação às chuvas, a expectativa é de maiores precipitações entre quinta-feira, 24, e o próximo sábado, 26.

O Estado de São Paulo contabiliza 50 praias impróprias para banho, segundo o último balanço divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Cetesb considera a praia imprópria para banho quando há mais de cem colônias de bactérias por 100 mililitros de água, em duas ou mais amostras, em um período de cinco semanas. A orientação é que os banhistas evitem o contato com o mar nessas localidades.

Na liderança do balanço, aparece Itanhaém com doze praias impróprias. Bertioga, Santos e Praia Grande estão com sete praias com más condições cada um dos municípios.

Das 175 praias monitoradas, 125 estão com condições próprias para banho. A próxima atualização será feita na quinta-feira, 24.

Veja quais praias estão impróprias para banho

Ubatuba - 5

- Rio Itamambuca

- Praia de Iperoig

- Praia de Itaguá - Ponto 1

- Praia de Itaguá - Ponto 2

- Toninhas

Caraguatatuba - 4

- Prainha

- Indaiá

- Palmeiras

- Porto Novo

São Sebastião - 4

- São Francisco

- Pontal da Cruz

- Deserta

- Porto Grande

Ilhabela - 2

- Portinho

- Veloso

Guarujá - 1

- Perequê

- Santos - 7

- Ponta da Praia

- Aparecida

- Embaré

- Boqueirão

- Gonzaga

- José Menino - Rua Olavo Bilac

- José Menino - Rua Fred. Ozanan

São Vicente - 3

- Praia da Divisa

- Itararé - Posto 2

- Praia da Ilha Porchat

Praia Grande - 8

- Boqueirão

- Vila Tupi

- Vila Mirim

- Maracanã

- Vila Caiçara

- Real

- Balneário Flórida

- Jardim Solemar

Mongaguá - 6

- Central

- Vera Cruz

- Santa Eugênia

- Itaóca

- Agenor de Campos

- Flórida Mirim

Itanhaém - 7

- Campos Elíseos

- Suarão

- Suarão - AFPESP

- Parque Balneário

- Centro

- Balneário Jardim Regina

- Balneário Gaivota

Peruíbe - 3

- Parque Turístico

- Balneário S. J. Batista

- Avenida São João