Sinéad O'Connor: causa da morte da cantora é divulgada em detalhes

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Detalhes da causa da morte de Sinéad O'Connor, cantora que foi encontrada sem vida em sua casa há cerca de um ano, foram divulgados. Segundo informações do The Irish Independent, ela morreu em decorrência de asma e de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ela também vinha sofrendo com uma infecção do sistema respiratório.

 

Inicialmente, a causa da morte não havia sido tornada pública, mas a polícia já tinha confirmado que não se tratava de um caso suspeito. Em janeiro deste ano surgiu a informação de que o óbito foi registrado por "causas naturais", mas ainda sem maiores detalhes.

 

Sinéad O'Connor morreu em 26 de julho de 2023, cerca de um ano depois de seu filho, Shane, de 17 anos, ter cometido suicídio após fugir do hospital em que estava sob observação justamente para evitar que atentasse contra a própria vida.

Em outra categoria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta amarelo para o perigo potencial de chuvas e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora em grande parte do Brasil. O aviso afeta Estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Há inclusive riscos para trechos do Estado de São Paulo.

Veja Estados afetados:

Acre

Amazonas

Roraima

Maoto Grosso

Amapá

Pará

Mato Grosso do Sul

Goiás

Tocantins

Maranhão

São Paulo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Ainda conforme o Inmet, há alerta laranja para trechos do Amazonas, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba também válido ao menos até esta segunda-feira, 17.

Cidade de São Paulo

Neste domingo, 16, a capital paulista amanheceu com muita nebulosidade e chuviscos em alguns pontos da cidade. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a próxima semana começa com sol entre nuvens, temperaturas em elevação e chuvas na forma de pancadas concentradas no fim das tardes.

Segunda-feira: entre 20ºC e 24ºC;

Terça-feira: entre 19ºC e 26ºC;

Quarta-feira: entre 20ºC e 28ºC.

"As chuvas retornam na forma de pancadas isoladas que podem apresentar de moderada a forte intensidade, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite", alerta o CGE.

Veja as recomendações:

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Ministério da Saúde confirmou a ocorrência de dois casos de sarampo no município de São João do Meriti, no Rio de Janeiro. Os casos envolvem crianças da mesma família que receberam atendimento médico e passam bem.

Segundo a Pasta, as amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-TJ) e pela Fiocruz. Em fevereiro, a Saúde havia confirmado outro caso esporádico de sarampo em Itaboraí, mas sem relação com as notificações mais recentes.

O Ministério informou também que, de acordo com critérios internacionais, os casos não interferem no status do Brasil como país livre da circulação do vírus do sarampo, da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita, reconquistado em novembro de 2024. Casos esporádicos são comuns e têm sido reportados por outros países.

Em novembro de 2024, o Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O país já havia conquistado esse status em 2016, mas, em 2018, a reintrodução do vírus ocorreu devido às baixas coberturas vacinais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou uma lei que estabelece regras para a prestação de serviços de entrega no Estado paulista. A decisão envolve a obrigatoriedade de entregadores portarem etiquetas específicas em suas mochilas ou baús um QR Code e um chip de validação, permitindo a confirmação em tempo real da relação entre o profissional e a empresa, contribuindo assim para a prevenção de crimes e ações fraudulentas.

Hoje, a maioria das entregas no Estado é feita sem rastreamento ou fiscalização, inclusive as que são feitas por intermédio de aplicativos. Conforme a gestão estadual, o objetivo é aumentar a segurança tanto para os consumidores quanto para os profissionais do setor.

A decisão também resulta em ações por parte das empresas prestadoras de serviços de entrega, bem como das intermediadoras, que terão de manter um cadastro atualizado dos profissionais.

"O registro deverá conter dados como nome completo, documento de identidade, endereço, telefone, e-mail, foto, número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e características do veículo utilizado na prestação do serviço", afirma a gestão Freitas.

De acordo com o Estado, o descumprimento das determinações resultará em penalidades às empresas, como advertências, multas e, em casos mais graves, suspensão das atividades.

Regulamentação da nova lei será por meio de grupo de trabalho

A legislação, de autoria parlamentar, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo da última sexta-feira, 14. A regulamentação da nova lei, no entanto, será feita por meio de um grupo de trabalho que será criado pelo Governo de SP.

"Esse grupo, que contará com a participação de associações e entidades representativas do setor, também será responsável por coordenar o processo de cadastramento dos profissionais, garantindo que ele seja feito de forma simples e eficiente, sem comprometer a competitividade e a sustentabilidade financeira dos micro e pequenos negócios", disse o governo estadual.