'Ainda Estou Aqui' no Oscar: quem escolhe o filme indicado pelo Brasil à premiação?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles com Fernanda Torres que arrancou elogios no Festival de Veneza, foi anunciado como o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025. O processo de escolha acontece todo ano - no ano passado, o selecionado foi Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho - mas foram poucas as vezes em que o País chegou a ganhar uma posição na lista final de cinco filmes internacionais indicados na cerimônia.

 

A última vez que o Brasil teve uma indicação de melhor filme internacional no Oscar foi, inclusive, com o filme do próprio Walter Salles, Central do Brasil, em 1999. Antes dele, foram três filmes que chegaram na reta final: O Que é Isso, Companheiro?, em 1998, O Quatrilho, de 1996, e O Pagador de Promessas, de 1963. Até hoje, o Brasil nunca venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

 

Quem escolhe o filme que representa o Brasil no Oscar?

 

Todos os países do mundo (exceto os Estados Unidos, anfitrião da cerimônia) são convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), a instituição por trás do Oscar, para enviar filmes elegíveis a uma indicação.

 

Os critérios de elegibilidade são: ele precisa ter sido produzido, majoritariamente, no país de origem; ter sido exibido nos cinemas até 30 de setembro do ano anterior à cerimônia; não ter sido exibido em streaming ou na TV antes do lançamento comercial em salas de cinema; e, finalmente, ter sido selecionado por uma organização composta por pessoas da indústria cinematográfica local.

 

No Brasil, esta instituição é a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - mais precisamente, o seu comitê de seleção. Ele é composto por 25 membros, 21 escolhidos por votação entre os integrantes da organização, e 4 escolhidos pela diretoria, visando diversidade. Este comitê fica responsável por assistir todas as obras elegíveis que se inscreveram no processo seletivo, aberto no site oficial para que as produtoras possam enviar seus candidatos.

 

Depois de uma primeira análise de todos os inscritos, a Academia Brasileira tradicionalmente divulga um segundo turno, com seis títulos, até que eventualmente anuncia o filme escolhido para representar o País na Academia lá fora. Em 2024, foram 12 inscritos habilitados a concorrer à vaga.

 

Outros filmes selecionados nos últimos anos pelo Brasil incluem Marte Um, de Gabriel Martins, Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende. Em 2008, o Brasil teve o último filme que passou pela seleção inicial da Academia, ganhando o termo de pré-indicado: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, no entanto, não chegou à reta final.

 

A 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março de 2025.

Em outra categoria

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), afirmou nesta terça-feira, 7, em entrevista à Rede Globo, que está "sem entender ainda o que de fato aconteceu" no caso em que o guarda civil municipal Henrique Marival de Souza, de 46 anos, matou a tiros o secretário-adunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira, de 53 anos.

Os disparos foram efetuados no início da noite desta segunda-feira, 6, após reunião dentro da sede da Prefeitura de Osasco - o prefeito não estava por lá no momento. Souza se entregou à polícia após o ocorrido e, nesta terça, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça paulista.

"A gente está muito triste com tudo o que aconteceu", disse Pessoa. "Dentro do possível, (estamos) prestando toda a solidariedade, todo o apoio aos familiares, apoiando toda a polícia na investigação e internamente aqui, abrimos uma sindicância para apurar também os fatos. Dentro do possível, estamos tentando voltar à normalidade para que possamos seguir os nossos trabalhos."

O prefeito também prestou homenagens ao secretário. "Era um servidor com quase 30 anos de casa, então imagina só com o tanto de trabalho que ele contribuiu, não só para a cidade, mas aqui para a prefeitura como um todo", disse Pessoa. A prefeitura de Osasco decretou luto oficial de três dias após o assassinato de Adilson Custódio Moreira.

Como mostrou o Estadão ainda nesta segunda, informações preliminares indicaram que o guarda Henrique Marival Souza se revoltou com uma mudança de funções decidida pela sua chefia e anunciada por Moreira. Além da sindicância aberta pela prefeitura, o caso também é investigado pela Polícia Civil.

Essa hipótese foi reforçada nesta terça-feira pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Erivan Gomes. "Houve um descontentamento da parte dele por sair de uma função burocrática administrativa, que ele estava em uma escala de segunda a sexta, das 8h às 17h, e passaria a executar uma escala de 12 por 36 - trabalhar 12 horas e descansar 36", disse.

O velório do secretário adjunto da prefeitura de Osasco começou às 8 horas da manhã desta terça, restrito a amigos e parentes, na sede da gestão municipal. Às 10h, foi aberta ao público. O enterro de Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, está previsto para as 17 horas no Cemitério Bela Vista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais de 80 milímetros de chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e na faixa sudeste do Amazonas nesta semana até a próxima segunda-feira (13). Já na região Sul, em Roraima e no leste do Nordeste, as chuvas deverão ficar abaixo de 20 milímetros, segundo a previsão meteorológica do Inmet divulgada nesta terça, 7.

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade devem provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm em grande parte da região, conforme o Inmet. Em parte do Pará e de Roraima, entretanto, as chuvas deverão ficar abaixo de 20 milímetros.

No Nordeste, a previsão do Inmet indica que na área leste e norte da região há possibilidade de chuvas fracas ao longo da semana. Para Bahia, Piauí e áreas de Maranhão e Pernambuco, são esperadas chuvas acumuladas entre 40 e 80 milímetros.

No Centro-Oeste, prevê o Inmet, a umidade favorece a persistência de áreas de instabilidade, que devem provocar chuvas ao longo da semana em Goiás e em Mato Grosso do Sul, concentradas no norte do Estado. "Estão previstos acumulados acima de 80 milímetros em áreas do centro-leste de Mato Grosso e de Goiás, podendo atingir 150 milímetros em algumas localidades", observou o Inmet.

No Sudeste, a previsão do Inmet é de chuvas acima de 40 milímetros em áreas do centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 100 milímetros em algumas áreas. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 20 milímetros.

Na Região Sul, a semana terá tempo firme predominante em quase toda a região, com chuvas concentradas no leste do Paraná e de Santa Catarina, abaixo de 60 milímetros. Nas demais áreas, as precipitações deverão ficar abaixo de 10 milímetros.

A Polícia Militar de São Paulo localizou na manhã de segunda-feira, 6, um túnel embaixo de uma escola no Parque São Lourenço, zona leste da capital paulista.

De acordo com a PM, um caminhão foi até a unidade de ensino realizar a entrega de produtos, quando ao passar pelo pátio abriu um buraco no solo. Posteriormente, as autoridades foram acionadas para a realização de uma inspeção.

No local, que possui estrutura e fiação elétrica, foram encontradas ferramentas, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ninguém foi localizado no interior do túnel que tem 76 metros de extensão.

A Escola Estadual São João Evangelista fica localizada na Rua Forte Cananeia, 5. A aproximadamente 200 metros, no número 159 na mesma via, estava localizada uma empresa de segurança e transporte de valores, atualmente desativada. A base já não existe no local desde junho de 2023.

Não há informações, no entanto, sobre o motivo da escavação ter sido feita nem sobre suspeitos envolvidos. Também não foi divulgada qual seria a direção do túnel, somente que começa embaixo da escola.

Equipes da PM inspecionam o local com a utilização de equipamentos de respiração para garantir a segurança durante a ação. Também está sendo avaliada as condições da estrutura, assim como realizada a coleta de amostra de DNA para ajudar nas investigações.