PF lança operação Casa de Papel, contra fraudes em financiamentos imobiliários da Caixa no DF

Economia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Federal lançou nesta terça-feira, 11, a operação Casa de Papel. O objetivo é investigar a existência de um grupo criminoso especializado em fraudes em contratos de financiamento imobiliário da Caixa no Distrito Federal. A investigação começou em 2022, a partir de uma comunicação do próprio banco público.

 

Segundo a PF, a investigação identificou 17 contratos com indícios de fraudes no DF e entorno.

 

O prejuízo à Caixa é de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

 

Procurado, o banco ainda não se manifestou.

 

A corporação cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados e em um endereço profissional.

 

Foi decretado o bloqueio de bens das contas dos investigados até o valor de R$ 1,8 milhão.

 

O grupo investigado usava uma empresa de fachada no ramo da construção civil, que atuava como vendedora de imóveis que não existiam.

 

Segundo a PF, essa empresa apresentava processos de habite-se também fictícios, que eram aprovados por um fiscal que fazia parte do esquema.

 

O documento era averbado no cartório, tornando esses imóveis inexistentes aptos a obter o financiamento habitacional.