Produção industrial cresce em sete dos 15 locais pesquisados em junho

Economia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em junho de 2025, na comparação com maio, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pelo IBGE. Entre os 15 locais pesquisados, sete apresentaram avanço na atividade, com destaque para Pernambuco (5,1%), Espírito Santo (3,0%) e Região Nordeste (2,8%).

Na comparação com junho de 2024, o resultado nacional foi negativo, com recuo de 1,3%. Apesar disso, alguns estados registraram forte crescimento no período, como Espírito Santo (17,4%), Amazonas (7,2%) e Pernambuco (7,6%). Já São Paulo, maior parque industrial do país, teve queda de 8,5% na mesma base de comparação.

No acumulado de 2025, o desempenho nacional é positivo em 1,2%, impulsionado por estados como Pará (6,9%) e Paraná (5,2%). Em 12 meses, a indústria brasileira acumula alta de 2,4%, com resultados expressivos no Pará (8,4%), Paraná (6,0%) e Santa Catarina (6,2%).

O levantamento revela um cenário heterogêneo, no qual regiões com setores específicos aquecidos compensam quedas significativas em estados com maior peso industrial, evidenciando desafios para uma recuperação uniforme do setor.