A Associação Nacional dos Analistas do Banco Central (ANBCB) divulgou nesta terça, 8, uma carta à diretoria colegiada da instituição na qual parabeniza o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, por ter tido a sua indicação à presidência da autarquia aprovada pelo Senado. A entidade também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que concede autonomia financeira e orçamentária ao BC.
"Recebemos com satisfação a aprovação, pelo Senado Federal, da indicação do diretor Gabriel Galípolo para o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil (BC). Transmitimos os nossos cumprimentos pela dedicação e competência demonstradas na função de diretor de Política Monetária do BC e expressamos nossos votos de sucesso como presidente desta casa", diz a nota.
A ANBCB disse estar "confiante" de que a diretoria colegiada do BC continuará perseguindo "soluções estruturantes" para garantir a autonomia administrativa, financeira e orçamentária. A aprovação de uma versão da PEC 65 que contemple essas três dimensões é importante para que não incidam riscos operacionais e reputacionais sobre a autoridade monetária, afirma a entidade.
O relator da PEC, senador Plínio Valério (PSDB-AM), disse hoje que a votação da medida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve ficar para o ano que vem. O parlamentar relatou ter ficado satisfeito com uma conversa recente com Galípolo, que teria elogiado e se mostrado favorável ao texto.
ANBCB parabeniza Galípolo e pede aprovação da PEC da autonomia financeira
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura