Briga, rivalidade e revanche: Palmeiras e Botafogo se reencontram em 'decisão' pelo Brasileirão

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Botafogo e Palmeiras se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, em duelo que pode deixar um dos dois muito perto do título do Brasileirão. Trata-se de mais uma partida permeada por rivalidade construída nos bastidores pela presidente palmeirense Leila Pereira, reeleita para mais três anos à frente do atual bicampeão nacional, e o dono do SAF botafoguense, John Textor.

 

O time alviverde, que busca o tricampeonato brasileiro consecutivo, foi protagonista de uma arrancada memorável e contou com uma derrocada histórica do Botafogo para levar o bi ano passado. Neste ano, porém, os cariocas deram o troco ao eliminar o rival paulista nas oitavas da Libertadores, cuja decisão o time alvinegro disputará no próximo sábado.

 

Palmeiras e Botafogo não são adversários históricos, mas a rivalidade se aflorou desde o ano passado, quando ambos disputaram o título brasileiro. Os desentendimentos começaram quando Textor levantou acusações de manipulação no Brasileirão de 2023 minutos depois da incrível virada por 4 a 3 do Palmeiras sobre o Botafogo, com show de Endrick.

 

Ao fim da partida, o americano esbravejou contra a expulsão de Adryelson e protagonizou o que seria a primeira de muitas acusações feitas por ele sobre supostas manipulações no Brasileirão. Chegou, inclusive a pedir a renúncia de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

 

Textor chegou a ser punido preventivamente por 30 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da declaração, mas se apegou ao discurso. No dia da penúltima rodada do Brasileirão de 2023, 6 de dezembro, enviou ao STJD um ofício no qual pedia que fossem tomadas providências em relação a um relatório encomendado pelo Botafogo junto à empresa Good Game. O documento teria evidências que comprovaram manipulação de resultados, mas ele nunca apresentou as provas que diz ter.

 

No mesmo dia do pedido de Textor, o Palmeiras se tornou campeão brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Cruzeiro, confirmando a frustração do Botafogo, que foi líder durante a maior parte do campeonato e deixou as coisas desandarem na reta final.

 

Leila já chamou Textor de "idiota" e propôs que ele fosse banido do futebol, em depoimento à CPI da Manipulação de Resultados. Não há intenção, por parte da palmeirense, em estreitar quaisquer relações institucionais entre os clubes, após os ataques trocados por ambos, muito menos debater e resgatar o conflito dos últimos meses.

 

O clima desta vez parece um pouco menos bélico. Dois dias antes da decisiva partida, a empresária foi reeleita presidente do Palmeiras para um mandato de mais três anos e avisou, ao ser perguntada, que John Textor será bem-vindo no Allianz Parque caso decida acompanhar o jogo in loco. "Será bem-vindo como todos que vêm a nossa casa", disse a dirigente que não foi ao Engenhão nas últimas duas vezes que o Palmeiras enfrentou o Botafogo no Rio - derrotas pelo Brasileirão e Libertadores.

 

Antes de um desses confrontos, ela foi alvo de ataques e xingamentos, inclusive com um boneco, com sua foto, "enforcado" nas imediações do setor reservado à torcida visitante.

 

Ainda que não seja tão beligerante o ambiente, Textor provocou ao Palmeiras talvez para tirar a pressão do Botafogo, que tem oscilado mais que o adversário neste momento. "Gostamos de jogar no estádio deles. A gente vai bem lá e gosta de jogar na casa do Palmeiras. Vocês já viram isso", falou o magnata americano, referindo-se às últimas duas vezes em que o Botafogo saiu do Allianz Parque com um resultado positivo - vitória pelo Brasileirão e empate pelas oitavas da Libertadores que assegurou a classificação. Ele se esquecem, porém, que seu time perdeu quarto partidas e empatou uma nas outras ocasiões que jogou na arena palmeirense.

 

Já o técnico do Botafogo está impaciente. Em uma coletiva organizada às pressas, ele se mostrou irritado com o que tem sido falado sobre sua equipe e disparou crítica para todos os lados. Segundo o treinador, o confronto desta terça não é decisivo.

 

"Terça começa a reta final para um desafio importante. Não será decisivo, mas estamos preparados para ir em busca do objetivo que temos e que é muito ambicionado por nós. Estamos reparados para poder lutar nos últimos três jogos", declarou o português, que vê seus atletas "em uma posição de grande coerência, não só em termos de comportamento, como em desempenho".

 

DUPLA VERDE

Palmeiras e Botafogo têm 70 pontos. O time alviverde aparece à frente na tabela por ter mais vitórias e assumiu a liderança na última rodada com a vitória sobre o Atlético Goianiense e o empate dos cariocas com o Vitória em casa. A equipe alvinegra tinha seis pontos na frente, mas viu a vantagem derreter com três tropeços seguidos.

 

Ter um triunfo a mais permite ao Palmeiras, time acostumado a decisão, o conforto de poder empatar o duelo decisivo em sua casa nesta terça, e decidir o título nas duas rodadas finais, contra Cruzeiro, em Minas, e Fluminense, no Allianz Parque - os rivais do Botafogo serão Inter, em Porto Alegre, e São Paulo, no Rio.

 

"É mais uma final, vale os mesmos três pontos que em outros jogos. Nosso compromisso é com nós mesmos, fazer o nosso melhor, e no final desses três jogos vamos ver a colocação. É ter a cabeça tranquila, suportar a pressão, e nos preparar para passar por tudo isso", resumiu Raphael Veiga, o grande astro do Palmeiras ao lado do jovem craque Estêvão.

 

Juntos, eles marcaram 23 dos 57 gols da equipe no Brasileirão. O atacante é o artilheiro do torneio, com 12, e o meio-campista, o vice-artilheiro, com 11. "Sei que quando estou bem eu ajudo o time, e quando o time está bem ele me ajuda", disse Veiga, que foi decisivo com gols nas duas últimas vitórias sobre Bahia e Atlético-GO.

 

FICHA TÉCNICA

 

PALMEIRAS X BOTAFOGO

 

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Felipe Anderson e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.

 

BOTAFOGO - John; Vitinho, Barboza, Bastos e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

 

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/RJ).

 

HORÁRIO - 21h30.

 

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Em outra categoria

Dormir bem é importante para a saúde de homens e mulheres com sobrepeso, mostra um estudo publicado recentemente no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Pessoas com excesso de peso que ficam acordadas até muito tarde tendem a ter um risco maior de síndrome metabólica - conjunto de condições que elevam o risco de doenças cardíacas, diabete, derrame e outros problemas crônicos.

 

"Nossa pesquisa mostra que as interrupções no relógio biológico interno do corpo podem contribuir para consequências negativas à saúde de pessoas que já podem ser vulneráveis pelo peso", disse a principal autora do estudo, Brooke Shafer, pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório de Sono, Cronobiologia e Saúde da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon. Além disso, o sono ruim produz diferentes riscos à saúde entre homens e mulheres, mostram os resultados.

 

A PESQUISA

 

Para o estudo, foram recrutados 30 voluntários com um IMC maior que 25, o que os colocou na categoria de sobrepeso ou obesidade. A equipe usou amostras de saliva para descobrir o horário da noite em que o corpo de cada pessoa começava a produzir o hormônio melatonina, que inicia o processo de adormecer. Os participantes registraram então seus hábitos de sono nos sete dias seguintes.

 

Os pesquisadores avaliaram a diferença de tempo entre o início da melatonina e o tempo médio de sono para cada voluntário para determinar se a janela entre esses fatores era estreita ou ampla. Uma janela estreita significa que alguém adormece pouco após o início da melatonina, e uma ampla significa o oposto. A estreita sugere ainda que a pessoa está ficando acordada até muito tarde para o seu relógio biológico interno, conforme o estudo.

 

HOMENS E MULHERES

 

Homens que adormeciam mais perto do início da melatonina tendiam a ter níveis mais altos de gordura abdominal, mais triglicerídeos gordurosos no sangue e um risco geral mais alto de síndrome metabólica do que homens que dormiam mais cedo e melhor, mostram os resultados.

 

Mulheres com uma janela de sono curta tinham maior gordura corporal geral, níveis elevados de açúcar no sangue e frequência cardíaca de repouso mais alta, descobriram os pesquisadores.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A Eli Lilly anunciou nesta terça-feira, 20, que os dados preliminares de um estudo em estágio final mostraram que seu medicamento para perda de peso reduziu significativamente o risco de progressão para diabetes tipo 2 entre adultos com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso. Após o anúncio, a ação da empresa avançava 2,27% no pré-mercado em Nova York, Às 9h10 (de Brasília).

 

Em nota, a farmacêutica americana afirma que os resultados derivam de uma pesquisa de três anos para avaliar a eficácia e segurança de uma dose semanal de tirzepatide, ingrediente da injeção Zepbound e do medicamento para diabetes Mounjaro. O levantamento foi conduzido com 1.032 adultos com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso.

 

Segundo a Eli Lilly, a aplicação do medicamento em tratamento de longo prazo conseguiu "reduzir significativamente" o risco de progressão para diabete tipo 2, em 94%. Além disso, o medicamento também levou a uma redução significativa do peso em uma média de 15% a 22,9%, dependendo da dosagem, em comparação com a redução de 2,1% em pacientes que receberam placebo.

 

No entanto, pacientes que abandonaram o tratamento com tirzepatide após um período de 17 semanas voltaram a ganhar peso e a ampliar riscos de progressão para diabetes tipo 2. Contudo, esses participantes ainda mantiveram 88% menos probabilidade de desenvolver a doença, em comparação aos adultos que tomaram o placebo.

 

As vendas dos medicamentos para diabetes e perda de peso Mounjaro e Zepbound, da Eli Lilly, tornaram-se um fator fundamental para o desempenho da farmacêutica, com os lucros do segundo trimestre superando amplamente as expectativas. Somente as vendas do Mounjaro mais do que triplicaram, passando para US$ 3,09 bilhões no segundo trimestre deste ano, de US$ 979,7 milhões no ano anterior. *Com informações da Dow Jones Newswires.

De acordo com boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira, 7, o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), aumentou 75% nas últimas quatro semanas. Entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, especificamente, a doença disparou em todas as regiões do Brasil. A pesquisa mostra ainda que os vírus causadores mudam conforme a região - entre eles estão o coronavírus (causador da covid-19), influenza (gripe) e o vírus sincicial respiratório (VSR).

 

Enquanto no Centro-Sul predomina a covid-19, nas regiões Sudeste e Sul, além da covid-19, há também um aumento nos casos de influenza, indicando uma coexistência de ambas as doenças. Já no Norte e Nordeste, o influenza também apresenta um crescimento significativo, principalmente entre a população adulta. Os dados foram levantados com base no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

 

Com relação ao VSR, a pesquisa apontou o ressurgimento do vírus em todas as regiões do País, com a possibilidade de associação ao retorno às aulas. Esse vírus é conhecido por ser o principal responsável pela bronquiolite em bebês, doença respiratória comum e altamente contagiosa, caracterizada por sintomas como tosse persistente e dificuldade respiratória. "Nesse caso, crianças com até 2 anos são as principais infectadas, mas também é importante destacar o risco de para idosos", afirmou Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

 

Em 2024, foram notificados 13.636 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), dos quais 5.285 (38,8%) apresentaram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 5.576 (40,9%) foram negativos e 1.955 (14,3%) aguardavam resultado laboratorial. Dentre os casos positivos, 68,6% foram atribuídos à covid-19. Em seguida veio o vírus sincicial respiratório, responsável por 11,4% dos casos. Influenza A correspondeu a 9,3% dos registros e influenza B, a 0,3%.

 

Gomes também ressaltou que a incidência de SRAG por covid-19 impacta mais fortemente as crianças de até 2 anos e a população com 65 anos ou mais. "Por outro lado, a mortalidade decorrente da doença tem sido especialmente elevada entre os idosos, com predominância da infecção pelo coronavírus", afirmou o especialista.

 

Cuidados e prevenção

 

Com relação à covid e à gripe, a Fiocruz ressalta que a vacinação segue sendo o principal meio de enfrentamento. Além disso, a instituição destacou a eficácia do uso de máscaras do tipo N95 e PFF2, que reduzem o risco de contrair vírus respiratórios, especialmente em unidades de saúde, que possuem grande circulação de pessoas infectadas.

 

Outra recomendação é buscar atendimento médico em caso de surgimento de sintomas parecidos com resfriados, principalmente aqueles que fazem parte de grupo de risco, para que sejam encaminhados para tratamento adequado à eventual doença.