Campeão da MotoGP sofre forte acidente, tem fraturas e passará por cirurgias

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atual campeão da MotoGP, o piloto Jorge Martín sofreu um forte acidente nesta quarta-feira, durante os testes da categoria em Sepang, na Malásia. O espanhol foi encaminhado ao hospital, onde foram constatadas fraturas na mão direita e no pé esquerdo. Com as lesões, ele foi vetado do restante dos testes de pré-temporada da MotoGP.

De acordo com a categoria, Martín não sofreu nenhum ferimento na cabeça, após forte impacto no chão no momento do acidente. Exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética descartaram qualquer lesão no cérebro. O piloto será transferido para a Espanha para fazer as cirurgias na mão e no pé, ainda nesta semana.

Martín perdeu o controle de sua moto na curva 2 do Circuito de Sepang e foi arremessado para o alto, a cerca de dois ou três metros de altura, antes de se chocar com força com o asfalto. Ele acertou a cabeça no chão com tanto impacto que a viseira do seu capacete se soltou. Arrastado pelo asfalto até perder velocidade, o piloto espanhol pareceu desacordado por alguns segundos até ser socorrido.

Foi a segunda queda do piloto da equipe Aprilia no mesmo teste, com diferença de poucos minutos. O primeiro incidente foi leve e ele pôde voltar normalmente a sua moto para retornar aos boxes, aparentemente sem problemas físicos. No total, Martín completou apenas 13 voltas no teste desta quarta.

Um dos principais pilotos da atualidade na motovelocidade, Martín se sagrou campeão pela primeira vez da principal categoria no ano passado. Antes foi campeão da Moto3, competição de acesso à MotoGP, em 2018. No campeonato principal, ele soma oito vitórias, 32 pódios e 20 pole positions em 74 corridas disputadas.

A temporada 2025 começa com a etapa da Tailândia entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Antes disso, os pilotos participam de testes em Sepang até o dia 7. Na sequência, os testes têm sequência em solo tailandês nos dias 12 e 13 deste mês.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.