Conselho do COI garante boxe na disputa dos Jogos Olímpicos de Los Amgeles em 2028

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O boxe será disputado nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. A modalidade foi incluída no programa esportivo dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 (LA28) após proposta do Conselho Executivo (EB) do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a 144ª Sessão do COI, que se reunirá esta semana em Costa Navarino, na Grécia.

A decisão do EB do COI segue a recomendação feita pela Comissão do Programa Olímpico e o reconhecimento provisório concedido em fevereiro de 2025 pelo EB do COI ao World Boxing como a Federação Internacional (IF) dentro do Movimento Olímpico que rege o esporte do boxe em nível mundial.

O boxe não foi incluído no programa esportivo inicial dos Jogos de Los Angeles aprovado pela Sessão do COI em fevereiro de 2022 devido às preocupações então em andamento em torno da então Federação Internacional, a Associação Internacional de Boxe (AIBA), acusada de corrupção. Após a retirada do reconhecimento da AIBA em 22 de junho de 2023, a inclusão do boxe no programa esportivo permaneceu em espera.

A competição de boxe de Paris 2024 e seus torneios de qualificação foram organizados sob a autoridade da Unidade de Boxe de Paris 2024, uma força-tarefa criada pelo COI. Esta decisão foi tomada para proteger a participação dos atletas nos Jogos Olímpicos.

Em Paris-2024, 68 Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs) foram representados na competição de boxe, com a Equipe Olímpica de Refugiados do COI e 31 NOCs diferentes conquistando medalhas nos 13 eventos. Esta foi a maior proporção de NOCs competindo por medalha em um esporte nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No ano passado, o COI deixou claro que as Federações Nacionais de Boxe tinham que chegar a um consenso em torno de uma nova Federação Internacional para que o boxe fosse incluído no programa esportivo dos Jogos Olímpicos LA28.

Após uma avaliação dos vários critérios relativos à governança e à integridade esportiva, o Conselho Executivo do COI decidiu, em 26 de fevereiro, reconhecer provisoriamente o World Boxing, que atualmente é composto por 84 Federações Nacionais nos cinco continentes.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.