Ramón Díaz não resiste à pressão e é demitido do Corinthians 21 dias após título do Paulistão

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ramón Díaz não é mais o técnico do Corinthians. A decisão foi anunciada pelo clube nesta quinta-feira, um dia após a derrota para o Fluminense, por 2 a 0, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Também deixam o clube os auxiliares Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do preparador físico Diego Pereira.

O treinador argentino chegou ao Corinthians em julho do ano passado para substituir o português Antônio Oliveira, tirando o time da zona de rebaixamento e alcançando uma classificação para a pré-Libertadores. Ele deixa o clube após 58 jogos, com 30 vitórias, 16 empates e 12 derrotas.

A demissão de Ramón Díaz não chega a ser uma surpresa. O treinador ganhou sobrevida com a conquista do título do Paulistão, o primeiro troféu do time do Parque São Jorge em seis anos, mas estava em xeque desde a eliminação precoce na Copa Libertadores, ainda na fase preliminar no torneio.

Apesar de ter feito a melhor campanha da primeira fase do Estadual, igualando a melhor sequência de vitórias no século (10), o Corinthians não conseguiu repetir o desempenho na Libertadores. O time precisou suar a camisa para eliminar a fraca Universidad Central Venezuela e tomou um vareio do Barcelona de Guayaquil na partida de ida do confronto derradeiro por uma vaga na fase de grupos, levando 3 a 0 no Equador.

A honrosa vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona na volta, em Itaquera, garantiu Ramón Díaz no cargo pelo menos até as finais do Paulistão. Antes da conquista do título sobre o rival Palmeiras, o entendimento dentro do clube era de que o trabalho do treinador argentino havia 'batido no teto'. O presidente Augusto Melo foi bastante pressionado por conselheiros pela demissão de Ramón após a eliminação na Libertadores. No ano passado, o auxiliar-técnico Emiliano, filho do treinador, se manifestou publicamente contra o processo de impeachment do mandatário.

Desde o empate sem gols com o Palmeiras em Itaquera, partida que definiu o título do Paulistão, o Corinthians sofreu um declínio técnico, potencializado pelas ausências de peças importantes, como os lesionados Hugo Souza e Rodrigo Garro. O time ainda não venceu na Copa Sul-Americana e se complicou na busca por uma vaga no mata-mata, e só venceu uma partida no Brasileirão até o momento.

Nesta quinta-feira, os jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra o Fluminense permaneceram na parte interna do CT, para um trabalho de recuperação física. Os demais, foram ao campo depois de uma ativação na academia. Ramón Díaz ainda comandou um exercício de troca de passes com finalizações e um jogo coletivo de área a área.

Segundo comunicado do clube, por meio do executivo de futebol Fabinho Soldado, não foi feito contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz. Há a especulação de que Dorival Júnior seja o nome escolhido pela diretoria, e que o técnico teria interesse no projeto corintiano.

O Corinthians volta a campo no sábado, quando enfrenta o Sport, às 19h, na Neo Química Arena, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Corinthians, comandará o treino do elenco principal nesta sexta-feira.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.