Apesar do histórico desafiador de enfrentar a altitude de La Paz em competições organizadas pela Conmebol, o Palmeiras se destaca como a equipe brasileira com o maior número de vitórias jogando contra o Bolívar fora de casa. Nesta quinta-feira, o time de Abel Ferreira venceu por 3 a 2, no Estádio Hernando Siles, pela terceira rodada da Libertadores e se isolou na ponta desta estatística, com duas vitórias.
O Palmeiras fez um ótimo primeiro tempo, mas sentiu o desgaste físico dos 3.650 metrôs de altitude no segundo. Flaco López e Estêvão marcaram na etapa inicial. O centroavante brasileiro Fábio Gomes, ex-Atlético-MG, empatou com dois gols de cabeça nos 45 minutos finais. Por fim, o meia Maurício marcou, garantiu os três pontos e a liderança do Grupo G. Equipe é a única com 100% de aproveitamento no torneio.
O primeiro triunfo do Palmeiras contra o Bolívar aconteceu na Libertadores de 2020, quando o time treinado por Vanderlei Luxemburgo superou o adversário, por 2 a 1, no mesmo estádio, com gols de Willian Bigode e Gabriel Menino. Marcos Riquelme marcou o da equipe boliviana.
Na oportunidade, os times brasileiros não venciam o Bolívar em La Paz havia 37 anos. Em 1983, o Grêmio arrancou uma virada emocionante, por 2 a 1, na campanha campeã dos gaúchos na Libertadores.
Desde então, o Internacional também bateu a equipe na Bolívia e se tornou o terceiro time do Brasil a vencer. Em 2023, o time colorado abriu o placar logo no início com Enner Valencia e suportou a pressão no restante da partida.
Se somar os duelos contra os bolivianos fora de casa, o Palmeiras se isola ainda mais, aumentando o retrospecto para três vitórias. Os paulistas venceram na capital administrativa do país pela primeira vez em 1974, contra o Deportivo Municipal, por 1 a 0, na Libertadores.
Santos, Ceará, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e São Caetano são outras equipes brasileiras que também venceram times bolivianos em La Paz, com uma vitória cada.
Palmeiras amplia marca de time brasileiro que mais venceu na altitude de La Paz
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura