Cléber Xavier admite clima tenso no Santos e promete foco na 'questão mental' do elenco

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A estreia de Cléber Xavier como técnico foi marcada por fortes emoções durante e depois do jogo do Santos contra o CRB, pela Copa do Brasil. O treinador viveu momentos de alívio, como o pênalti defendido pelo goleiro Gabriel Brazão nos acréscimos, e tensão, com direito a xingamentos ao elenco e confronto da torcida com a polícia nos arredores da Vila Belmiro na noite de quinta-feira. Nada disso abalou o estreante, que agora quer trabalhar a parte mental dos jogadores.

 

"O ambiente (tenso) aqui já existia. Houve a invasão da torcida ao CT antes", disse, em referência ao episódio que aconteceu um dia antes de sua confirmação como treinador santista. "Sabíamos que, se o resultado não viesse, a pressão continuaria. Tentamos trabalhar nos dois treinamentos, além das questões táticas do jogo, a questão mental."

 

A tensão só aumentou no time após o empate por 1 a 1 com o CRB, da segunda divisão, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Santos correu sério risco de levar a virada nos acréscimos. Mas Brazão salvou o time ao defender penalidade. O alívio momentâneo não aplacou a irritação da torcida, que xingou o presidente Marcelo Teixeira e chamou o elenco de "time sem-vergonha".

 

Oficializado como novo técnico santista na terça, Xavier teve apenas dois treinos para começar a mudar o rumo do time na temporada. Mas já indicou quais são os jogadores que mais preocupam, principalmente em razão do clima tenso vivido pela equipe: o atacante Guilherme, maior alvo da torcida pelo jejum de gols, e o volante Diego Pituca.

 

"Quando a gente chega muito rápido no processo, temos que tomar decisões rápidas. Uma que tomei foi trazer os jogadores que estavam mais pressionados, como Pituca e Guilherme, de volta para o jogo em uma condição melhor. Tive conversas com os dois para trazer ambos para o jogo, ambos se colocaram à disposição, que passariam por essa condição com a cabeça forte. Mas a resposta não veio e, infelizmente, o Guilherme acabou se lesionando. Pituca fez um jogo médio, embora pressionado", comentou, após o empate.

 

Um caminho para o novo comandante santista é criar um setor de psicologia para ajudar os jogadores no aspecto emocional neste momento difícil da temporada - o time é o penúltimo colocado da tabela do Brasileirão, dentro da zona de rebaixamento, como aconteceu de forma recorrente em 2023, ano da sua queda para a Série B.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.