A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 foi marcada por equilíbrio, gols decisivos e mudanças importantes na parte de cima da tabela. O Flamengo confirmou o favoritismo diante do Atlético-MG e venceu por 1 a 0 no Maracanã, chegando aos 36 pontos e mantendo a liderança da Série A. A equipe carioca soma agora 11 vitórias em 16 jogos e tem o melhor ataque da competição, com 30 gols marcados.
Na vice-liderança, o Cruzeiro também fez seu dever de casa ao bater o Ceará por 1 a 0 no Mineirão, chegando a 34 pontos e mantendo a perseguição ao líder. O Palmeiras, por sua vez, venceu o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque e aparece em terceiro lugar, com 32 pontos.
A grande surpresa da rodada foi o Bahia, que goleou o Juventude por 3 a 0 na Arena Fonte Nova e entrou no G-4, ultrapassando o Bragantino, que foi derrotado pelo Fortaleza por 3 a 1 fora de casa. O time baiano soma 28 pontos, mesma pontuação do Mirassol, mas com melhor saldo de gols.
Na parte inferior da tabela, o Sport segue em situação crítica: empatou por 2 a 2 com o Santos na Ilha do Retiro e permanece na lanterna com apenas 5 pontos. Juventude, Fortaleza e Santos completam a zona de rebaixamento. O Juventude, com 11 pontos, tem a pior defesa do campeonato, com 32 gols sofridos.
Outros destaques da rodada incluem o empate entre Internacional e Vasco no Beira-Rio (1 a 1) e a vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Fluminense no Morumbi, resultado que recoloca o tricolor paulista na parte superior da tabela.
Com apenas duas rodadas restantes para o fim do primeiro turno, a disputa pela liderança e pela fuga do Z-4 promete fortes emoções nas próximas semanas.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro Série A 2025
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura