Casagrande e Luxemburgo criticam possível convocação de Neymar: '1º grande erro de Ancelotti'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neymar voltou à pré-lista de convocados da seleção brasileira pela primeira vez desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando, em maio. Depois de sofrer com lesões na primeira metade da temporada, o camisa 10 engatou uma sequência de partidas pelo Santos, que o fez ser considerado pelo treinador. Entretanto, esta possível convocação divide opiniões.

Durante o programa Galvão e Amigos, da Band, comentaristas criticaram a decisão do italiano em chamar novamente o camisa 10 para a seleção brasileira - considerando, principalmente, a fase do atacante do Santos. "Se convocar o Neymar, vai ser o primeiro grande erro do Ancelotti como treinador da seleção brasileira", afirmou o comentarista e ex-jogador Casagrande.

A presença de Neymar na lista final de Ancelotti ainda não está garantida. Apesar de seu nome constar na relação enviada aos clubes, o anúncio dos relacionados para as partidas das Eliminatórias, contra Chile e Bolívia, acontecerá somente nesta segunda-feira, 25. A pré-lista, que deve ser enviada à Fifa antes do anúncio oficial, é utilizada caso haja lesões durante as partidas, suspensões, e outro jogador precise ser chamado durante as Eliminatórias.

"Ele saiu de um dos responsáveis pela derrota para uma vítima. Ficou todo mundo olhando o choro dele. Ele não jogou nada e não vem jogando nada. Jogar 90 minutos não significa que o cara está jogando bem, principalmente o Neymar", disse Casagrande. "Quem tem peito para substituir o Neymar? Ninguém. Qual a intensidade que ele joga para ficar 90 minutos em campo? O Santos perde a bola, ele para, fica andando."

Além dele, Vanderlei Luxemburgo, um dos responsáveis por lançar o atacante no time profissional do Santos, também foi crítico às recentes atuações de Neymar. "Eu não levaria agora (para a seleção brasileira). Porque ele não está jogando o que tem para jogar. No momento, não merece, mas quero ele na Copa do Mundo", disse o treinador e comentarista.

Neymar foi destaque no noticiário internacional nesta semana, após a derrota para o Vasco, por 6 a 0, em duelo pelo Campeonato Brasileiro. Até o resultado trágico no MorumBis, contudo, o atacante vivia um momento de ascensão física e técnica dentro de campo. O jogo contra o Vasco foi o sétimo seguido em que Neymar atuou durante os 90 minutos.

Tal fato é marcante porque a maior sequência do tipo, até então, era de seis jogos, há quatro anos. Em maio de 2021, Neymar fez seis partidas pelo Paris Saint-Germain disputando os 90 minutos, considerando Campeonato Francês e as semifinais da Champions League, contra o Manchester City. Desde seu retorno ao Santos, no início deste ano, Neymar já marcou seis gols em 19 jogos.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.