Técnico de enfermagem com HIV suspeito de estuprar pacientes no PR é preso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um técnico de enfermagem vinculado à Secretaria Municipal de Curitiba foi preso nesta terça-feira, 29, sob a suspeita de abusar sexualmente de pelo menos quatro pacientes internados. Ele tem 25 anos, vive com HIV desde 2019 e filmava os crimes.

O servidor não teve a identidade revelada, o que impediu que a reportagem tivesse contato com a defesa dele.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba informou, por meio de nota, que demitiu o funcionário e está colaborando com as investigações. Também em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná repudiou os crimes e disse que se trata de um "caso isolado".

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, o servidor cometeu os estupros em hospitais que trabalhava em Curitiba. As investigações tiveram início após uma pessoa com quem ele tinha um relacionamento encontrar vídeos dos abusos no celular dele.

As gravações foram feitas pelo próprio suspeito em duas unidades de saúde da capital paranaense. Nos últimos tempos, ele atuava no plantão noturno de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Em uma das filmagens, à qual o Estadão teve acesso, o técnico aparece posicionando o próprio celular próximo a uma maca e indo em direção ao paciente. Em seguida, ele abusa sexualmente da vítima, que parece estar desacordada.

"Com base nesses arquivos, fizemos um levantamento que possibilitou qualificar esse suspeito e suas vítimas. Ao todo, identificamos vídeos de quatro pacientes diferentes", disse o delegado Tiago Dantas. Segundo o delegado, o servidor abusava geralmente de pacientes homens.

O suspeito foi preso durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e uma ordem de busca e apreensão na casa dele. A Polícia Civil relatou ter apreendido medicações como fentanil, quetamina e morfina que o técnico havia furtado dos locais em que trabalhava. Ele também foi autuado em flagrante por furto, segundo a delegada Aline Manzatto.

O celular do técnico também foi apreendido e "será encaminhado à perícia a fim de verificar a existência de outros registros dos crimes praticados", informou a Polícia Civil nesta quarta-feira, 30.

O servidor também deverá responder pelo crime de perigo de contágio de moléstia grave devido ao diagnóstico de HIV. "O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário. As investigações prosseguem a fim de apurar os fatos por completo", acrescentou a Polícia Civil.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) disse, em nota, que repudia qualquer ato que viole os direitos dos cidadãos, seja dentro ou fora de uma unidade de atendimento de saúde. "A Sesa ressalta que a denúncia trata-se de um fato isolado, que será investigado pela polícia, e que casos como esse não refletem o reconhecido e importante trabalho desempenhado pelas equipes de enfermagem de Curitiba e dos demais municípios paranaenses", alegou o órgão.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba informou que irá procurar o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) para comunicar a conduta do técnico. O funcionário foi admitido por processo seletivo público em 24 de novembro de 2023.

"Não havia registro de denúncias anteriores ou qualquer informação em seu histórico até este momento. A Prefeitura de Curitiba reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos e, neste contexto, aguarda que a polícia identifique as vítimas, para que sejam tomadas as medidas necessárias de saúde. Neste mesmo sentido, analisa se haverá necessidade de mudanças em processos de trabalho para evitar a ação de criminosos."

Em outra categoria

Vivi Noronha, mulher do MC Poze do Rodo, é alvo da Operação Rifa Limpa, que investiga sorteios ilegais divulgados em redes sociais. Nesta sexta-feira, 1º, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu joias do cantor.

De acordo com a Polícia Civil, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em uma organização criminosa responsável por um esquema ilegal de sorteio de rifas e lavagem de dinheiro. O objetivo é apreender documentos que comprovem fraudes nos processos.

Vivi Noronha tem 20 anos e tem três filhos com o cantor: Júlia, Miguel e Laura. No ano passado, Poze se tornou pai de mais duas meninas, Jade, filha da influenciadora Isabelly Pereira, e Manuela, filha da influenciadora Myllena Rocha. Em janeiro, ele anunciou que seria pai pela sexta vez, sem dar maiores detalhes.

Em 2021, os dois se separaram enquanto a influenciadora digital estava grávida da terceira filha do casal. Os dois reataram o relacionamento neste ano.

Além de trabalhar com a internet, ela também é empresária e dona de uma marca de produtos capilares veganos. Em março, a influenciadora comentou sobre os desafios que enfrentou durante suas gestações e afirmou ter enfrentado uma depressão pós-parto depois do nascimento do segundo filho. "É um assunto muito importante, mas que não tem tanta visibilidade. É preciso falar sobre e criar uma rede de apoio", disse em entrevista ao Correio Braziliense.

No dia 15 de setembro, MC Poze do Rodo pediu Vivi em casamento durante seu show no Espaço Favela do Rock in Rio. "Agora pode esperar aquela festa. Ela toda linda, de 'vestidão'. Eu de terno e gravata, 'posturão'", brincou. Poze foi a última atração do Espaço Favela no domingo. Antes dele, Ster e MC Hariel também se apresentaram no palco.

Menos de uma semana atrás, os dois se casaram na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Após anunciar sua terceira gravidez, Gisele Bündchen decidiu pausar a carreira de modelo para se dedicar à maternidade. Este será o terceiro filho da modelo e o primeiro com seu atual namorado, o instrutor de jiu-jítsu brasileiro Joaquim Valente.

Fontes próximas contaram ao TMZ que Gisele trabalhou até o início de outubro, mas agora está focada na nova fase. Ela já é mãe de Benjamin, de 15 anos, e Vivian, de 11, frutos de seu casamento anterior com o ex-jogador de futebol americano Tom Brady, de 47 anos.

O tabloide também revelou que Gisele está no sexto mês de gestação e que o casal optou por descobrir o sexo do bebê apenas no nascimento, abrindo mão de um chá revelação.

Surpresa

A notícia da gravidez surpreendeu os fãs. Divulgada pela revista People na última segunda-feira, 28, uma fonte próxima afirmou que Gisele e Joaquim estão "muito felizes com este novo capítulo e ansiosos para construir um ambiente de paz e amor para toda a família". O casal oficializou o relacionamento em março deste ano, após ser visto em jantares românticos, e Gisele confirmou o namoro ao The New York Times.

Em abril, durante uma participação no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, Gisele comentou sobre o relacionamento. "Ele ficou [meu namorado] agora, né, faz pouco tempo. Mas muito legal... A gente tem que mostrar para os homens que as mulheres que mandam, né?", brincou

Gisele e Joaquim já sabem da gravidez há alguns meses e planejam um parto domiciliar. Uma fonte revelou que a modelo está entusiasmada com a chegada do bebê e aproveitando a vida em Miami. Ao compartilhar a notícia, Gisele teria contado primeiro ao ex-marido, Tom Brady, com quem mantém uma relação próxima, e depois aos filhos. O casal se divorciou em 2022.

O socialite paulista Chiquinho Scarpa disponibilizou sua mansão para aluguel para ser palco de festas e eventos. A propriedade de 4 mil m², sendo 1,5 mil m² de área construída, fica localizada no Jardins, bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo.

Scarpa tenta há 10 anos, sem sucesso, vender a mansão, tendo, inicialmente, pedido R$ 120 milhões pela propriedade e baixado gradualmente o montante pedido até o valor atual de R$ 63 milhões. A casa do industrialista conta com oito quartos e 10 banheiros. As informações são da colunista Fabíola Reipert, que revelou a disponibilização da casa durante o quadro Hora Venenosa do Balanço Geral SP na última quinta-feira, 31.

Criado na propriedade, Scarpa atualmente comanda empresas como a cervejaria Caracu e o Grupo Votorantim direto da mansão.

Scarpa enfrentou problemas de saúde nos últimos anos, chegando a ficar meses internado na UTI para tratar problemas no intestino.