MP denuncia 'dono' da Favela do Moinho e outros 24 por ferros-velhos do PCC na Cracolândia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Ministério Público de São Paulo denunciou 25 pessoas por suspeita de envolvimento com a exploração ilegal de ferros-velhos e empresas de reciclagens do Primeiro Comando da Capital (PCC).

O principal denunciado é Leonardo Monteiro Moja, conhecido como Leo do Moinho, acusado de ser o chefe do tráfico de drogas nos hotéis do centro de São Paulo e "dono" da Favela do Moinho, que segundo os promotores se tornou o QG de todo o "ecossistema criminoso" da facção na região central da cidade.

Os irmãos dele, Alberto Monteiro Moja e Jefferson Francisco Moja Teixeira, também foram denunciados.

O grupo é acusado de organização criminosa, lavagem de dinheiro, receptação qualificada, crimes ambientais e exercício de atividade comercial sem licença.

Essa é mais uma denúncia derivada da Operação Salus et Dignitas (Segurança e Dignidade). A investigação é conduzida pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público de São Paulo.

O MP detalha na denúncia como o PCC montou uma rede de galpões de reciclagem e ferros-velhos para receptar objetos furtados e roubados no centro, especialmente fios de cobre. O esquema funcionou com a exploração clandestina da mão de obra de moradores da Cracolândia. Segundo a investigação, eles eram pagos com bebidas e drogas.

"Os denunciados constituíram organização criminosa para explorar os ferros-velhos e recicladoras que constituem objeto da presente denúncia, de forma ilegal, em flagrante violação à legislação ambiental, sanitária, tributária, trabalhista, cujos produtos e proveitos destas atividades possibilitaram a violação em escala dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, notadamente dos adictos", diz um trecho da denúncia.

Em outra categoria

Luísa Sonza foi confirmada no line-up do próximo Coachella nesta segunda-feira, 15. O festival americano acontece nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril de 2026.

A cantora brasileira subirá aos palcos nos dias 11 e 18, que terão Justin Bieber como atração principal. "Vejo vocês lá", escreveu ao compartilhar a notícia em seu Instagram. Além dela, o brasileiro DJ Mochakk também irá se apresentar no festival nos dias 12 e 19 de abril.

Sabrina Carpenter, Justin Bieber, Karol G, Major Lazer, Iggy Pop, The Strokes, Addison Rae e Young Thug são alguns dos nomes que irão se apresentar no Coachella 2026, que acontece em Indio, na Califórnia.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Wagner Moura falou sobre O Agente Secreto, filme que marca seu retorno aos cinemas brasileiros, ter sido escolhido para representar o Brasil no Oscar. "Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano - todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora", disse em comunicado oficial.

No início do mês, a revista americana Variety afirmou que o filme pode superar Ainda Estou Aqui no Oscar. O longa de Walter Salles foi indicado a três categorias na premiação: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A produção levou a estatueta na última categoria.

Clayton Davis, editor do veículo, publicou uma matéria sobre o Festival de Telluride, onde o filme foi exibido, na qual disse que o longa pode se destacar nas categorias de atuação, direção, roteiro original e melhor filme.

O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Diretor no Festival de Cannes. O filme se passa no Recife durante a ditadura militar e segue a trajetória de Marcelo, especialista em tecnologia que busca se reconectar com o filho. Quando chega à cidade, ele percebe que o local não irá lhe proporcionar a paz que procurava.

O filme chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O apresentador Otaviano Costa decidiu deixar a Band, onde comanda o programa Melhor da Noite desde março. A decisão veio depois de conversas com a direção da emissora, que chegou a apresentar um outro projeto para o ano que vem, mas Otaviano não concordou.

O apresentador tem se divido entre o Rio de Janeiro, onde mora com a família, e São Paulo, onde fica a emissora. Essa rotina partida entre as duas cidades pesou na decisão tomada pelo marido da atriz Flávia Alessandra.

Em 2024, Otaviano precisou fazer uma cirurgia cardíaca, depois de passar mal. Recentemente, o apresentador chegou a ter novos problemas de saúde e precisou ser afastado do trabalho.

A Band, via nota oficial, confirma a saída de Otaviano da emissora e diz que a decisão foi tomada de comum acordo. A saída do apresentador acontecerá até o dia 31 de outubro.

Confira a íntegra da nota oficial da Band:

Após decisão tomada em comum acordo com a Band, Otaviano Costa se prepara para deixar o Melhor da Noite. O apresentador segue no comando do programa até o dia 31 de outubro e continuará, em paralelo a isso, se dedicando aos seus negócios e projetos pessoais.